8
Pouco tempo depois, formou-se outra grande multidão, que não tinha nada para comer. Jesus chamou os seus discípulos e lhes disse: “Estou com pena dessas pessoas, porque elas já estão comigo há três dias e não têm nada para comer. Se eu as mandar para casa sem comer, elas poderão desmaiar pelo caminho. Algumas delas vieram de longe.”
Os discípulos responderam: “Onde se conseguiria encontrar pão suficiente para alimentá-las aqui neste lugar isolado?”
Jesus perguntou: “Quantos pães vocês têm?” Eles responderam: “Sete.”
Jesus pediu que a multidão se sentasse no chão. Então, ele pegou os sete pães e deu graças a Deus. Ele partiu os pães e deu os pedaços para que os seus discípulos distribuíssem para a multidão. Os discípulos também tinham alguns peixes, que Jesus abençoou e disse: “Peguem estes peixes e os distribuam também!”
Eles comeram e ficaram satisfeitos; depois, recolheram as sobras e com elas encheram sete cestos. Havia quatro mil pessoas lá. Após se despedir das pessoas, 10 Jesus entrou em um barco com seus discípulos e foi para a região da Dalmanuta.
11 Os fariseus chegaram e começaram a discutir com Jesus. Eles queriam que ele lhes desse um sinal milagroso que viesse do céu, para que ele mostrasse que seu poder vinha de Deus. 12 Jesus suspirou profundamente e respondeu: “Por que vocês* querem um sinal? Eu lhes digo que isto é verdade: Eu não lhes darei um sinal.”
13 Então, ele foi embora, subiu no barco e voltou para o outro lado do lago. 14 Mas, os discípulos se esqueceram de levar pão para a viagem. Tudo que eles tinham para comer no barco era um pão.
15 Jesus, então, os alertou: “Atenção! Tenham cuidado com o fermento dos fariseus e de Herodes!”
16 Os discípulos falaram entre si: “Ele está dizendo isso é porque não trouxemos pão para a viagem.”
17 Jesus sabia o que eles estavam falando e lhes disse: “Por que vocês estão falando que não têm pão? Vocês ainda não me entendem? Vocês fecharam as suas mentes? 18 Vocês têm olhos para enxergar, não é mesmo? E ouvidos para ouvir? 19 Vocês não se lembram quando eu dividi cinco pães entre cinco mil pessoas? Quantos cestos com sobras vocês recolheram?” Eles responderam: “Doze.”
20 “E de quando eu parti os sete pães para quatro mil pessoas, quantos cestos com sobras vocês recolheram?” Os discípulos disseram: “Sete.”
21 Ele, então, lhes perguntou: “Vocês ainda não compreendem?”
22 Eles foram para o povoado de Betsaida, onde algumas pessoas trouxeram um homem cego a Jesus. Eles imploraram para que Jesus o tocasse e curasse. 23 Ele pegou o cego e o levou para fora do povoado. Jesus aplicou saliva nos olhos do homem e o tocou com suas mãos. Então, Jesus lhe perguntou: “Você consegue ver?”
24 O homem olhou em volta e disse: “Eu consigo ver as pessoas, mas parecem árvores andando.” 25 Jesus tocou os olhos do homem novamente. Agora, ele conseguiu enxergar perfeitamente. Ele estava curado e a sua visão ficou clara. 26 Jesus mandou o homem para casa e lhe disse: “Não volte pelo povoado.”§
27 Jesus e os seus discípulos saíram de Betsaida e foram para as vilas de Cesareia de Filipe. No caminho, ele perguntou aos seus discípulos: “Quem as pessoas dizem que eu sou?”
28 Eles responderam: “Alguns dizem que você é João Batista; outros dizem que é Elias; e há ainda alguns que dizem que é um dos profetas.”
29 Ele, então, lhes perguntou: “Mas, quem vocês dizem que eu sou?” Pedro respondeu: “Você é o Messias!”
30 Jesus os advertiu para que não falassem sobre isso com ninguém.
31 Então, Jesus começou a explicar para eles que o Filho do Homem sofreria muitas coisas e que seria rejeitado pelos anciãos do povo, chefes dos sacerdotes e pelos educadores religiosos. Ele seria morto, mas, três dias depois, ele ressuscitaria. 32 Jesus lhes explicou isso de forma clara. Mas Pedro o levou para um lado e começou a repreendê-lo pelo que ele havia dito.
33 Jesus virou-se, olhou para os seus discípulos e repreendeu Pedro. Ele disse: “Saia de perto de mim, Satanás! Você não está pensando como Deus pensa, mas, sim, como os seres humanos pensam.”
34 Jesus chamou a multidão e os seus discípulos e lhes disse: “Se vocês querem me seguir, devem renunciar a si mesmos. Peguem a sua cruz e me sigam. 35 Se quiserem salvar sua vida, vocês a perderão; mas, se perderem sua vida, por mim e pelo evangelho, vocês a salvarão.
36 Do que vale para vocês ganharem tudo o que há no mundo e perder a vida verdadeira? 37 O que vocês dariam em troca dessa vida? 38 Se vocês tiverem vergonha de mim* e do que eu digo entre estas pessoas pecadoras e sem fé, então, o Filho do Homem terá vergonha de vocês, quando ele vier na glória do seu Pai, com os santos anjos.”
 
* 8:12 Literalmente, “esta geração.” 8:17 Literalmente, “Vocês endureceram seus corações?” 8:18 Uma expressão do Antigo Testamento: ver Deuteronômio 29:4, Isaías 42:20, Jeremias 5:21 e Ezequiel 12:2. § 8:26 Em outras palavras, não espalhe a notícia do que aconteceu. * 8:38 “Vergonha em me aceitar” ou “não me apoiar.” 8:38 Literalmente, “geração.”