18
Naquele momento, os discípulos se aproximaram de Jesus e perguntaram: “Quem é o mais importante no Reino do Céu?”
Jesus chamou uma criança. Ele a colocou diante deles. “Eu lhes afirmo que isto é verdade: se vocês não mudarem a sua forma de pensar e não se tornarem como as criancinhas, nunca entrarão no Reino do Céu”, ele lhes disse. “Mas, todo aquele que se tornar humilde como esta pequena criança é o mais importante no Reino do Céu. Qualquer um que aceita uma criança como esta, em meu nome, também me aceita. Porém, aquele que faz com que um desses pequeninos, que crê em mim, peque, seria melhor que tivesse uma grande pedra* amarrada em seu pescoço e que afundasse nas profundezas do mar.
Ai dos que incitam outros ao pecado! Isso certamente acontecerá, mas será terrível para a pessoa que fizer isso! Se a sua mão ou o seu pé fizer você pecar, corte-o e jogue-o fora. É melhor que você entre na vida eterna aleijado, do que com as duas mãos ou com os dois pés ser jogado no fogo eterno. Se os seus olhos fazem você pecar, tire-os e jogue-os fora. É melhor você entrar na vida eterna com um olho, do que ter os dois olhos e ser jogado no fogo da Geena. 10 Tenham certeza de não desprezar estas criancinhas. Eu lhes afirmo que isto é verdade: no céu, os anjos deles estão sempre com meu Pai celestial. 11  12 O que vocês acham disso? Se um homem tem cem ovelhas, e uma delas se perde, o homem não deixará as noventa e nove na colina e irá em busca daquela que se perdeu? 13 E, se ele a encontrar, eu lhes digo que ele realmente se alegrará com aquela, mais do que com as noventa e nove que não se perderam. 14 Da mesma maneira, meu Pai celestial não quer que qualquer uma destas criancinhas se perca.
15 Se um irmão§ pecar contra você, vá e mostre o erro para ele, mas em particular. Se ele o ouvir, você conquistou o seu irmão. 16 Mas, se ele não o ouvir, então, reúna uma ou duas pessoas, para que a verdade possa ser confirmada por duas ou três testemunhas.* 17 No entanto, se ele se recusar a ouvi-los, então, comunique à igreja. Se ele também se recusar a ouvir a igreja, então, trate-o como um pagão e como a um cobrador de impostos. 18 Eu lhes digo que isto é verdade: tudo aquilo que vocês proibirem na terra também será proibido no céu. E o que vocês aceitarem na terra também será aceito no céu.
19 Eu também lhes digo que se dois de vocês concordarem, aqui na terra, a respeito de algo que pedem, em oração, então, meu Pai celestial fará isso por vocês. 20 Pois onde dois ou três se reunirem em meu nome, eu estarei lá com eles.”
21 Pedro se aproximou de Jesus e lhe perguntou: “Quantas vezes eu devo perdoar o meu irmão por pecar contra mim? Sete vezes?”
22 Jesus lhe disse: “Não, não sete vezes. Eu diria setenta vezes sete!” 23 “É por isso que o Reino do Céu é como um rei que resolveu acertar contas com os seus empregados que lhe deviam dinheiro. 24 Conforme ele começou a acertar as contas, um empregado que lhe devia uma quantia de dez mil talentos foi levado até ele. 25 Por ele não ter o dinheiro para pagar, o patrão ordenou que ele fosse vendido, juntamente com a sua esposa, seus filhos e tudo que possuía, para que, assim, a dívida pudesse ser paga. 26 O empregado se ajoelhou e disse ao patrão: ‘Por favor, tenha paciência comigo! Eu lhe pagarei tudo que devo!’ 27 O patrão teve pena do empregado, deixou que ele fosse embora e perdoou-lhe a dívida. 28 Mas quando esse mesmo empregado saiu, encontrou um dos seus companheiros de trabalho que lhe devia a quantia de apenas cem denários.§ Ele o agarrou pelo pescoço e o sacudiu, dizendo: ‘Pague o que você me deve!’ 29 Seu companheiro se ajoelhou diante dele e lhe implorou: ‘Por favor, seja paciente comigo! Eu lhe pagarei!’ 30 Mas, o homem se recusou a perdoar e colocou o devedor na cadeia, até que ele lhe pagasse tudo que devia.
31 Quando os outros empregados viram o que havia acontecido, ficaram revoltados e foram até o patrão e disseram o que havia acontecido. 32 Então, o patrão chamou novamente o homem e lhe disse: ‘Empregado miserável! Eu lhe perdoei toda a sua dívida, porque você me implorou. 33 Você não deveria ter sido misericordioso com seu companheiro, da mesma maneira que eu fui com você?’ 34 O seu patrão ficou furioso e o mandou para a cadeia, até que ele pagasse toda a dívida. 35 Isso é o que o meu Pai celestial fará a cada um de vocês, a menos que vocês perdoem sinceramente* aos seus irmãos.”
 
* 18:6 Literalmente, “uma pedra de moinho de burro”, referindo-se à pesada pedra de moinho girada por um burro, em vez de uma pedra pequena de moinho girada por mãos. 18:10 Literalmente, “veem a face do.” 18:11 O versículo 11 não existe em todos os manuscritos encontrados do Evangelho de Mateus. § 18:15 Ou “companheiro na fé.” * 18:16 Deuteronômio 19:15. 18:17 Literalmente, um “não-judeu”, um descrente. 18:24 Um valor muito grande. § 18:28 Um denário era uma pequena moeda. O contraste está entre a grande quantia de dívida que foi perdoada do primeiro empregado e a pequena quantia devida para ele pelo segundo empregado. * 18:35 Literalmente, “de coração.”