22
Jesus falou com eles, usando mais histórias como exemplo. “O Reino do Céu é como um rei que organizou uma festa de casamento para o seu filho”, Jesus explicou. “Ele enviou seus empregados para falar com todos os convidados para irem à festa, mas eles se recusaram. Então, ele enviou mais empregados, com a seguinte ordem: ‘Digam aos convidados que eu já preparei o banquete de casamento. Os bois e os bezerros gordos já foram mortos e já está tudo pronto. Então, venham para a festa!’
Mas, os convidados ignoraram o convite e saíram para cuidar de outras coisas. Um foi para seu campo, e o outro foi cuidar do seu negócio. Os outros agarraram os empregados do rei e os maltrataram, e acabaram por matá-los. O rei ficou furioso. Ele enviou seus soldados para destruir aqueles assassinos e queimar a cidade deles.
Então, o rei disse aos seus empregados: ‘O banquete de casamento está pronto, mas as pessoas que convidei não mereciam participar desta festa. Vão pelas ruas e convidem a todos que encontrarem para que venham ao casamento.’ 10 E, assim, os empregados fizeram. Saíram pelas ruas e trouxeram todos que puderam encontrar, tanto as pessoas boas quanto as más. O salão da festa de casamento ficou lotado.
11 Mas, quando o rei veio encontrar os convidados, ele notou que um homem não estava vestido com roupas apropriadas para uma festa. 12 Ele lhe perguntou: ‘Amigo, como você entrou aqui sem estar vestido adequadamente para uma festa?’ O homem não disse nada. 13 Então, o rei disse aos seus empregados: ‘Amarrem suas mãos e seus pés e o joguem nas trevas, onde chorará e rangerá os dentes.’ 14 Pois muitos são os convidados, mas poucos são os escolhidos.”
15 Nesse momento, os fariseus saíram e se encontraram para fazer um plano de como poderiam conseguir alguma prova contra Jesus, usando o que ele tinha dito. 16 Eles enviaram alguns dos seus discípulos até ele, juntamente com alguns dos apoiadores de Herodes. Eles, então, começaram: “Mestre, nós sabemos que você é um homem honesto e que ensina o caminho de Deus, de acordo com a verdade. Você não se permite ser influenciado por ninguém e não se importa com aparências. 17 Então, queremos saber a sua opinião: É certo pagar impostos para o imperador romano, ou não?”
18 Jesus sabia que eles estavam mal-intencionados. Ele lhes respondeu: “Por que vocês estão tentando me pegar em uma armadilha? Hipócritas! 19 Mostrem-me a moeda que é usada para pagar o imposto.” Eles lhe trouxeram uma moeda de denário*. 20 Ele lhes perguntou: “De quem são a imagem e o nome inscritos aqui?”
21 Eles responderam: “De César, o imperador romano.” Jesus, então, lhes disse: “Vocês devem dar a César o que é de César e a Deus o que é de Deus.” 22 Quando eles ouviram a resposta de Jesus, ficaram impressionados. Eles saíram e deixaram Jesus.
23 Mais tarde, naquele mesmo dia, alguns saduceus vieram vê-lo. (Eles são aqueles que dizem que não há ressurreição.) 24 Eles perguntaram para Jesus: “Mestre, Moisés disse que se um homem casado morrer sem deixar filhos, seu irmão deve se casar com a viúva e ter filhos, que serão considerados filhos do irmão que morreu. 25 Bem, havia entre nós sete irmãos. O primeiro se casou e morreu. Como ele não tinha filhos, a sua viúva se casou com o seu irmão. 26 A mesma coisa aconteceu com o segundo e com o terceiro maridos, até chegar ao sétimo. 27 No fim, a mulher morreu também. 28 Então, quando houver a ressurreição, de qual dos sete irmãos a mulher será a esposa, já que ela se casou com todos eles?”
29 Jesus respondeu: “O erro de vocês é que não conhecem as Sagradas Escrituras ou o que Deus pode fazer. 30 Pois as pessoas que ressuscitarem não se casam, e, também, não serão dadas em casamento. Elas são como os anjos no céu. 31 Em relação à ressurreição dos mortos, vocês não leram o que Deus disse? Ele afirmou: 32 ‘Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó.’ Ele não é Deus dos mortos, mas, sim, dos vivos.”§ 33 Quando a multidão ouviu o que Jesus disse, ficou maravilhada com o seu ensinamento.
34 Quando os fariseus ouviram dizer que Jesus tinha feito os saduceus calarem a boca, eles se reuniram e foram lhe fazer algumas perguntas. 35 Um deles, que era um especialista na lei, fez uma pergunta a Jesus, para tentar fazer com que ele caísse em uma armadilha: 36 “Mestre, qual é o mandamento mais importante da Lei?”
37 Jesus lhes disse: “ ‘Ame o Senhor, seu Deus, com todo o seu coração, com toda a sua alma e com todo o seu entendimento.’* 38 Esse é o primeiro e mais importante mandamento. 39 O segundo é parecido com o primeiro: ‘Ame ao próximo como ama a você mesmo.’ 40 Toda a lei bíblica e todos os textos dos profetas dependem desses dois mandamentos.”
41 Enquanto os fariseus estavam lá reunidos, Jesus lhes fez uma pergunta: 42 “O que vocês pensam a respeito do Messias? De quem ele é filho?” Eles responderam: “É filho de Davi.”
43 “Mas, como Davi, inspirado pelo Espírito Santo, chamou o Messias de ‘Senhor’?”, Jesus lhes perguntou. “Ele falou: 44 ‘O Senhor disse para o meu Senhor: Sente-se a minha direita até que eu derrote todos os seus inimigos.’ 45 Se Davi o chamou de Senhor, como o Messias pode ser seu filho?” 46 Nenhum deles pôde responder a Jesus. E, a partir daquele momento, ninguém mais teve coragem de perguntar qualquer outra coisa para ele.
 
* 22:19 Uma moeda de prata romana, usada para o pagamento do imposto decretado pelos romanos. 22:24 Implícito. 22:24 Deuteronômio 25:5-6. § 22:32 Êxodo 3:6. * 22:37 Deuteronômio 6:5. 22:39 Levítico 19:18. 22:44 Literalmente, “coloque todos os seus inimigos aos seus pés.” Salmo 110:1.