24
Quando Jesus estava saindo do Templo, seus discípulos se aproximaram dele, apontando orgulhosamente para os prédios do Templo. Mas, Jesus respondeu: “Vocês veem todos estes prédios? Eu lhes digo que isto é verdade: não ficará uma única pedra sobre a outra. Todas elas cairão!”
Quando Jesus se sentou no monte das Oliveiras, os discípulos chegaram perto dele e, em particular, lhe pediram: “Por favor, diga-nos quando isso irá acontecer e qual será o sinal da sua chegada e do fim do mundo.”
Jesus respondeu: “Tenham cuidado para que ninguém os engane. Muitos se passarão por mim e dirão: ‘Eu sou o Messias!’ E eles enganarão muitas pessoas. Vocês ouvirão a respeito de guerras e de rumores sobre guerras, mas não fiquem ansiosos. Essas coisas precisam acontecer, mas isso não é o fim. As nações atacarão umas às outras e os reinos irão guerrear uns contra os outros. Haverá muita fome e terremotos em vários lugares, mas tudo isso é apenas o começo das dores do parto.
Então, eles irão prendê-los, persegui-los e os matarão. Todas as pessoas os odiarão por serem meus seguidores. 10 Nessa época, muitos que creem deixarão de acreditar. Eles vão trair e odiar uns aos outros. 11 Muitos profetas falsos aparecerão e enganarão muitas pessoas. 12 A maldade crescerá tanto que fará com que o amor de muitas pessoas esfrie. 13 Mas, aquele que aguentar firme até o fim será salvo. 14 As boas novas do Reino serão divulgadas em todo o mundo, como testemunho a toda humanidade. E, assim, o fim chegará. 15 Então, quando vocês virem a abominação* ocorrer no lugar sagrado, sobre a qual o profeta Daniel falou (aqueles que lerem isto, por favor, considerem com cuidado), 16 será o momento em que os moradores da Judeia deverão correr e se refugiar nas montanhas. 17 Aqueles que estiverem nos terraços das suas casas não devem descer para tentar pegar o que estiver lá dentro. 18 Aqueles que estiverem nos campos não devem voltar para pegar seus casacos. 19 Ai das mulheres grávidas e das que tiverem bebês nesses dias! 20 Peçam a Deus para que vocês não precisem fugir no inverno ou no sábado. 21 Pois, nesses dias, haverá uma perseguição terrível. Isso será muito pior do que qualquer coisa que já tenha acontecido desde o início do mundo até agora e nunca mais se repetirá. 22 A menos que esses dias de sofrimento sejam diminuídos, ninguém será salvo. Mas, pelo bem dos escolhidos por Deus, esse tempo será abreviado.
23 Então, se alguém lhes disser: ‘Vejam! Aqui está o Messias,’ ou: ‘O Messias está lá,’ não acreditem. 24 Pois falsos messias e falsos profetas aparecerão. E eles mostrarão sinais e farão milagres incríveis para, se possível, enganar os escolhidos por Deus. 25 Atenção! Eu estou lhes dizendo isso antes mesmo que aconteça. 26 Então, se lhes disserem: ‘Vejam! Ele está no deserto’, não vão para lá. Ou se eles disserem: ‘Vejam! Ele está escondido aqui’, não acreditem. 27 Pois a vinda do Filho do Homem será como o relâmpago, que brilha intensamente de leste a oeste. 28 ‘Os urubus se reúnem onde há o corpo de um morto.’
29 Mas, logo após esses dias de perseguição, o sol ficará escuro, e a lua não irá brilhar. As estrelas cairão do céu, e os poderes do espaço serão abalados. 30 Então, o sinal do Filho do Homem aparecerá no céu, e todas as pessoas na terra chorarão. Elas verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e em glória brilhante. 31 Com o toque de trombeta, ele enviará seus anjos para reunir as pessoas escolhidas por Deus, em todos os lugares do mundo.
32 Aprendam com a história da figueira. Quando os seus galhos ficam verdes e as folhas começam a brotar, vocês sabem que o verão está chegando. 33 Da mesma maneira, quando vocês virem todas essas coisas acontecendo, saberão que o tempo está perto, e logo chegará. 34 Eu lhes digo que isto é verdade: esta geração não desaparecerá até que todas essas coisas tenham acontecido. 35 O céu e a terra podem acabar, mas as minhas palavras não desaparecerão.
36 Mas, ninguém sabe o dia e nem a hora em que isso acontecerá, nem os anjos no céu e nem o Filho. Apenas o Pai sabe. 37 Quando o Filho do Homem vier, será como aconteceu na época de Noé. 38 Será como nos dias antes do dilúvio, quando as pessoas comiam e bebiam, casavam-se e eram dadas em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca. 39 Eles não sabiam o que iria acontecer até que o dilúvio veio e levou a todos. Assim será quando o Filho do Homem chegar.
40 Dois homens estarão trabalhando no campo. Um será levado e o outro será deixado. 41 Duas mulheres estarão triturando grãos em um moinho. Uma será levada e a outra será deixada. 42 Então, estejam atentos, pois vocês não sabem em que dia o Senhor chegará. 43 Mas, considerem isto: se o dono da casa soubesse quando o ladrão chegaria, ele ficaria vigiando. Ele não permitiria que a sua casa fosse arrombada e roubada. 44 Vocês também precisam estar preparados, porque o Filho do Homem chegará quando vocês menos esperarem.
45 Pois quem é o empregado confiável e atento? É aquele que o patrão coloca como responsável pelos outros empregados, para que ele lhes dê os mantimentos no tempo adequado. 46 Como será bom para esse empregado estar fazendo o que lhe foi ordenado, quando o seu patrão voltar! 47 Eu lhes digo que isto é verdade: o patrão colocará esse empregado como responsável por tudo o que ele tem. 48 Mas, se esse empregado for ruim, ele dirá a si mesmo: ‘Meu patrão está demorando para voltar.’ 49 E, então, começar a bater nos outros empregados e a comer e beber com os bêbados. 50 Então, o patrão desse empregado voltará quando ele não estiver esperando, e em uma hora que ele não saiba. 51 Ele castigará o empregado e o tratará da mesma maneira que os hipócritas§, enviando-o para um lugar onde há choro e onde rangerá os dentes.”
 
* 24:15 Ou “sacrilégio desolador”, Daniel 9:27, Daniel 11:31, Daniel 12:11. 24:30 Daniel 7:13-14. 24:31 Literalmente, “pelos quatro ventos, de uma ponta do céu a outra”. § 24:51 Aqueles que afirmam seguir o seu Senhor, mas, na verdade, não o seguem.