7
Não julguem os outros, para que vocês não sejam julgados. Pois seja qual for o padrão que usem para julgar os outros, o mesmo será usado para julgá-los, e seja qual for a medida que vocês usarem para medir os outros, a mesma será usada para medi-los. Por que é que você vê o cisco que está no olho do seu irmão? Você não nota a tábua que está em seu próprio olho? Como é que você pode dizer ao seu irmão: ‘Deixe-me tirar esse cisco do seu olho’, quando você está com uma tábua no seu próprio olho? Você está sendo hipócrita! Tire primeiro a tábua que está em seu olho. Depois você será capaz de ver claramente para retirar o cisco do olho do seu irmão.
Não deem para os cães o que é sagrado. Não joguem suas pérolas aos porcos. Assim, os porcos não as pisarão, e os cães não se voltarão contra vocês e não os atacarão.
Peçam e lhes será dado; busquem e encontrarão; batam e a porta se abrirá para vocês.* Todos aqueles que pedem, recebem; todos aqueles que buscam, acham; e para todos aqueles que batem à porta, ela se abrirá. Algum de vocês daria a seu filho uma pedra, se ele pedisse pão? 10 Ou se ele pedisse peixe, dariam a ele uma cobra? 11 Então, se mesmo vocês, que são maus, sabem dar boas coisas a seus filhos, muito mais o seu Pai celestial dará coisas boas a quem lhe pedir.
12 Tratem os outros como gostariam de ser tratados. Isso resume o que a lei e os profetas querem dizer. 13 Entrem pela porta estreita. Pois a porta que é ampla e o caminho que é largo levam à destruição, e muitos vão por esse caminho. 14 Mas a entrada que é estreita e o caminho que é difícil levam à vida, e apenas poucas pessoas encontram esse caminho.
15 Cuidado com os falsos profetas! Eles chegam disfarçados de ovelhas, mas, na verdade, são lobos cruéis. 16 Vocês podem reconhecê-los por seus frutos. As pessoas colhem uvas dos espinheiros ou figos dos cardos? 17 Então, toda árvore boa produz bons frutos, enquanto uma árvore má produz frutos ruins. 18 Uma árvore boa não pode produzir frutos ruins e uma árvore ruim não pode produzir bons frutos. 19 Toda árvore que não produz bons frutos é cortada e jogada no fogo. 20 Então, vocês os reconhecerão por seus frutos.
21 Nem todos aqueles que me chamam: ‘Senhor, Senhor’, entrarão no Reino do Céu. Apenas aqueles que fizerem a vontade do meu Pai entrarão no céu. 22 No Dia do Julgamento, muitos dirão para mim: ‘Senhor, Senhor, em seu nome não fizemos profecias, expulsamos demônios e realizamos muitos milagres?’ 23 Então, lhes direi: ‘Eu nunca os conheci. Afastem-se de mim, vocês que praticam o mal!’ 24 Todos os que ouvem as palavras que eu digo e que as seguem são como um homem sábio, que construiu sua casa na rocha. 25 A chuva caiu, vieram as enchentes e o vento soprou forte contra a casa, mas ela não caiu, porque a sua base foi construída na rocha. 26 Todos os que ouvem as palavras que eu digo e não as seguem são como um homem tolo, que construiu sua casa na areia. 27 A chuva caiu, vieram as enchentes e o vento soprou forte contra a casa; ela desabou e ficou totalmente destruída.”
28 Quando Jesus acabou de explicar essas coisas, a multidão estava impressionada com a sua forma de ensinar, 29 pois ele ensinava como alguém com autoridade e, não, como os educadores religiosos.
 
* 7:7 No texto original, esses estão na forma imperativa e poderiam ser traduzidos por “Continuem se perguntando” etc. 7:16 Em outras palavras, você pode reconhecê-los pelos resultados do que eles fazem. 7:23 Salmo 6:8.