4
Então, meus queridos amigos, permaneçam firmes em sua fé no Senhor. Vocês significam muito para mim e me deixam muito contente! Eu os considero como a minha maior conquista! Eu verdadeiramente os amo e quero muito visitá-los! Peço a Evódia e a Síntique que resolvam suas diferenças e cheguem a um acordo no Senhor. E a você, meu fiel companheiro de trabalho*, gostaria de lhe pedir que ajude essas duas mulheres. Elas trabalharam comigo para anunciar o evangelho, assim como Clemente e meus outros colaboradores na fé, os nomes dos quais já estão gravados no livro da vida.
Estejam sempre felizes, unidos com o Senhor. Eu repito: estejam felizes! Que a bondade de vocês se estenda a todas as pessoas. O Senhor virá logo. Não se preocupem com nada, mas levem tudo a Deus em suas orações, fazendo os seus pedidos a ele e agradecendo por tudo o que recebem. Então, a paz que vem de Deus, que é muito maior do que podemos imaginar, protegerá os seus pensamentos e as suas atitudes, pois vocês estão unidos a Jesus Cristo.
E, finalmente, pensem a respeito de tudo que é verdadeiro, respeitável, justo, puro, bonito, admirável; enfim, sobre tudo que é verdadeiramente bom e que mereça ser louvado. Coloquem em prática o que vocês aprenderam e receberam de mim, tudo o que me viram fazer e me ouviram dizer. E, assim, o Deus que traz a paz estará com vocês.
10 Estou tão feliz no Senhor, por vocês terem novamente pensado em mim e por perceber que já estavam preocupados comigo! Não estou dizendo que vocês deixaram de cuidar de mim; é que não tiveram a oportunidade de demonstrar esse cuidado. 11 Eu digo isso, não por causa das minhas necessidades, pois já aprendi a me adaptar às situações que enfrento. 12 Eu sei o que é passar necessidade e também sei o que é ter mais do que se precisa. Em toda situação possível, eu aprendi o segredo de lidar com ter muito e com passar fome, de ser rico e de viver na pobreza. 13 Eu posso fazer qualquer coisa por meio de Cristo, pois ele me fortalece!
14 Mesmo assim, foi muito bom vocês me ajudarem durante as minhas aflições. 15 Filipenses, lembrem-se de que desde o início do anúncio do evangelho, quando eu saí da Macedônia, a sua igreja foi a única que me ajudou financeiramente. 16 Mesmo quando eu estava em Tessalônica, vocês me ajudaram não apenas uma vez, mas duas. 17 Não que eu esteja buscando doações; o que eu quero mesmo é aumentar os “lucros” da “conta” de vocês. 18 Pois eu já tenho tudo, até mesmo mais do que preciso! Agradeço muito tudo o que vocês me mandaram, por meio de Epafrodito. O que enviaram é como um sacrifício de aroma agradável, que satisfaz a Deus e que ele aprova. 19 Meu Deus lhes dará tudo o que vocês precisam, de acordo com a sua gloriosa riqueza, em Cristo Jesus! 20 Glória seja dada a Deus, o Pai, para todo o sempre! Amém! 21 Saudações a todos os irmãos e irmãs na fé em Cristo Jesus. Os irmãos que estão aqui comigo enviam saudações. 22 Todos os irmãos lhes enviam saudações, especialmente aqueles que se encontram no palácio do imperador. 23 Que a graça do Senhor Jesus Cristo esteja com todos vocês!
 
* 4:3 Um companheiro na fé cristã, presumivelmente da cidade de Filipos. 4:17 Paulo está usando termos de negócios, mas provavelmente esteja se referindo, de maneira figurada, à “conta” espiritual deles.