12
Então, eu peço a vocês, meus irmãos e minhas irmãs, por causa da compaixão de Deus* por vocês, que dediquem os seus corpos como uma oferta viva, que é santa e que agrada a Deus. Este é o meio verdadeiro para adorar a Deus. Não sigam os caminhos deste mundo. Em vez disso, sejam transformados pela renovação espiritual de sua mente, para que possam demonstrar que a vontade de Deus realmente é boa, agradável e perfeita. Deixem que eu explique a todos vocês, pela graça dada a mim por Deus, que ninguém deveria pensar em si mesmo como sendo melhor do que realmente é. Vocês deveriam pensar em si mesmos de forma realista, de acordo com a fé que Deus deu a vocês.
Da mesma maneira que há muitas partes no corpo, mas elas não têm as mesmas funções, nós também somos um só corpo em Cristo, mesmo que sejamos muitos. E todos nós pertencemos uns aos outros. Cada um de nós tem dons diferentes, que variam de acordo com a graça que nos é dada por Deus. Se o dom recebido for o de anunciar a palavra de Deus, então, devemos fazer isso de acordo com a fé que temos. Se o trabalho é servir, então, devemos servir. Se o dom for ensinar, então, ensinemos. Se for incentivar, então, devemos incentivar. Se for repartir, então, que façamos com generosidade. Se for liderar, então, vamos liderar com comprometimento. Se o nosso dom for demonstrar misericórdia, então, devemos ser misericordiosos com muita alegria.
O amor deve ser verdadeiro. Odeiem o mal e se apeguem ao que é bom. 10 Dediquem-se totalmente uns aos outros em seu amor como família. Valorizem os outros mais do que a si mesmos. 11 Estejam dispostos a trabalhar duro. Sirvam ao Senhor com o espírito cheio de entusiasmo. 12 Que a sua esperança sempre os mantenha bem dispostos. Suportem com paciência os sofrimentos e sempre orem. 13 Compartilhem com os necessitados o que vocês têm e recebam bem os estrangeiros em suas casas. 14 Abençoem aqueles que os perseguem. 15 Fiquem felizes com os que estão felizes. Chorem com aqueles que estão chorando. 16 Pensem uns nos outros. Não se considerem mais importantes do que os outros. Vivam com humildade. Não sejam arrogantes. 17 Não retribuam o mal que alguém lhes fez com o mal. Tenham a certeza de mostrar a todos que aquilo que vocês estão fazendo é bom. 18 E, tanto quanto dependa de vocês, vivam em paz com todas as pessoas. 19 Meus queridos amigos, não busquem a vingança. Mas, ao contrário, deixem que Deus dê o castigo. Pois como as Sagradas Escrituras destacam: “ ‘Sou eu quem deve fazer justiça e sou eu quem retribuirei,’ diz o Senhor.”§ 20 Se aqueles que os odeiam estiverem famintos, deem o que comer a eles. Se eles tiverem sede, deem algo para que eles bebam. Pois, ao fazerem assim, vocês amontoarão brasas de fogo em suas cabeças.* 21 Não se deixem vencer pelo mal; mas, ao contrário, vençam o mal com o bem.
 
* 12:1 Ou “misericórdia.” 12:16 Ou “Vivam em harmonia uns com os outros.” 12:19 Literalmente, “dê espaço para a ira.” § 12:19 Deuteronômio 32:35. * 12:20 Significando que eles ficarão muito humilhados e envergonhados. A citação é do livro dos Provérbios 25:21-22.