14
Aceitem aqueles que ainda lutam para crer em Deus e não discutam opiniões pessoais. Algumas pessoas acham que podem comer qualquer alimento, enquanto outras, cuja fé é fraca, comem apenas vegetais e legumes.* Quem come qualquer alimento não deve desprezar o outro que não age assim. E, em contrapartida, quem come apenas vegetais e legumes não deve também criticar quem não faz assim, pois Deus aceitou tanto a um quanto ao outro. Que direito você tem de julgar o servo de outra pessoa? É o próprio dono dele quem decide, esteja certo ou errado. Com a ajuda do Senhor, ele será capaz de se posicionar pelo que é certo.
Algumas pessoas consideram certos dias mais importantes do que outros; enquanto outras acham que todos os dias são iguais. Todos devem estar muito certos a respeito da sua própria escolha. Quem respeita um dia especial faz dessa forma em honra ao Senhor, e aquele que come sem se preocupar também faz assim pelo Senhor, pois ele dá graças a Deus. Em contrapartida, quem evita comer determinadas coisas faz isso em nome do Senhor e, também, agradece a Deus.
Nenhum de nós vive para si mesmo, ou morre para si mesmo. Se nós vivemos, para o Senhor vivemos, ou se nós morremos, para o Senhor morremos. Então, seja na vida ou na morte, nós pertencemos ao Senhor. É por isso que Cristo morreu e voltou à vida, para que ele pudesse ser o Senhor tanto dos mortos quanto dos vivos. 10 Então, por que você critica o seu irmão? Por que você despreza o seu irmão? Todos nós ficaremos diante de Deus para sermos julgados.
11 Pois as Sagradas Escrituras dizem: “ ‘Tão certo quanto o fato de eu estar vivo,’ diz o Senhor, ‘todos se ajoelharão diante de mim, e todos irão declarar que eu sou Deus.’ ” 12 Então, todos nós teremos que nos explicar para Deus. 13 Portanto, não julguemos mais uns aos outros. Em vez disso, não coloquemos obstáculos no caminho dos irmãos e não façamos com que eles caiam.
14 Eu tenho certeza, convencido pelo Senhor Jesus, de que nada em si é cerimonialmente impuro. Mas, se alguém considera uma coisa como sendo impura, ela se torna impura para essa pessoa. 15 Se o seu irmão se magoa com você por causa de questões sobre alimentos, então, você não está mais se comportando com amor. Não destrua alguém por quem Cristo morreu baseado apenas no que essa pessoa decide comer. 16 Não deixe que as boas ações que você realiza se percam, 17 pois o Reino de Deus não é sobre comer e beber, mas, sim, sobre como viver de forma justa, ter paz e se alegrar no Espírito Santo. 18 Qualquer um que sirva a Cristo dessa forma agrada a Deus, além de ser valorizado pelos outros. 19 Então, vamos buscar o caminho da paz e descobrir formas de incentivar uns aos outros. 20 Não destrua o trabalho de Deus com argumentos a respeito de comida. Todas as coisas são puras, mas seria errado comer algo que ofendesse os outros. 21 É melhor não comer carne ou beber vinho ou outra coisa que faça o seu irmão tropeçar. 22 A forma como você crê em relação a isso deve ficar apenas entre você e Deus. Felizes aqueles que não condenam a si mesmos por fazerem o que acham que é certo! 23 Mas, caso tenham dúvidas a respeito do que é certo quanto ao comer e se não estiverem convencidos disso, então, não comam. Qualquer coisa que não seja baseada na certeza§ é pecado.*
 
* 14:2 Aqui, não há relação com a questão de vegetarianismo ou de dieta, mas com alimentos oferecidos aos ídolos. (Igualmente em 1 Coríntios, capítulo 8.) 14:6 Comer/não comer se refere a se era correto comer alimentos que tinham sido anteriormente oferecidos aos ídolos pagãos. 14:11 Isaías 45:23. § 14:23 Ou “fé.” * 14:23 Ou “Pecado é fazer algo que você não acredita ser certo.”