16
Recomendo a vocês a nossa irmã Febe, que é diaconisa da igreja de Cencreia. Por favor, recebam bem a Febe, em nome do Senhor, como os irmãos devem fazer e a ajudem em tudo o que ela precisar, pois ela tem ajudado muita gente, inclusive a mim. Mandem minhas saudações à Prisca* e ao seu marido Áquila, meus colaboradores em Cristo Jesus, que arriscaram a vida por mim. Não somente eu que sou muito agradecido a eles, mas todas as igrejas dos não-judeus também. Por favor, também deem meus cumprimentos à igreja que se reúne na casa deles. Saudações ao meu querido amigo Epêneto, que foi a primeira pessoa a crer em Cristo na província da Ásia. Mande meus cumprimentos a Maria, que trabalhou intensamente por vocês, sem esquecer também de Andrônico e de Júnias, meus conterrâneos judeus, que estiveram comigo na prisão. Todos eles são bem conhecidos dos apóstolos e se tornaram seguidores de Cristo antes de mim. Mandem lembranças a Amplíato, meu querido irmão no Senhor. Não se esqueçam de Urbano, nosso colaborador em Cristo, e também do meu querido amigo Estáquis. 10 Minhas saudações a Apeles, homem digno de confiança em Cristo. Saudações à família de Aristóbulo, 11 ao meu compatriota Herodião e a todos da família de Narciso que seguem ao Senhor. 12 Saúdem a Trifena e a Trifosa, colaboradoras esforçadas no serviço do Senhor, e a querida amiga Pérside, que tanto fez em nome do Senhor. 13 Mandem minhas saudações a Rufo, um colaborador excepcional, e à mãe dele, a quem considero minha mãe também. 14 Saudações a Asíncrito, Flegonte, Hermes, Pátrobas, Hermas e aos irmãos que estão com eles. 15 Meus melhores votos a Filólogo e a Júlia, a Nereu e a sua irmã, a Olimpas, e a todos os irmãos que estão com eles. 16 Cumprimentem uns aos outros com um beijo de irmão. Todas as igrejas de Cristo lhes enviam saudações.
17 Agora, eu peço a vocês meus irmãos na fé: tomem cuidado com aqueles que provocam divisões e escândalos, que confundem as pessoas a respeito dos ensinamentos que vocês receberam. Fiquem longe deles! 18 Essas pessoas não estão servindo a Cristo, nosso Senhor, mas aos seus próprios desejos. Por meio de sua conversa macia e de suas palavras agradáveis, elas enganam a mente das pessoas inocentes.
19 Todos sabem como vocês têm fé. E isso me deixa muito feliz. No entanto, eu quero que vocês sejam sábios a respeito do que é bom e não se liguem a nada que é mau. 20 O Deus da paz logo irá quebrar o poder de Satanás e o colocará aos seus pés. Que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo esteja com vocês!
21 Timóteo, meu colaborador, envia saudações a vocês, assim como Lúcio, Jasão e Sosípatro, meus queridos compatriotas. 22 Eu, Tércio, que escrevi esta carta ditada por Paulo, também envio meus melhores votos em nome do Senhor. 23 Gaio, que me hospeda em sua casa, onde também toda a igreja daqui se reúne, manda-lhes saudações. Erasto, o tesoureiro da cidade, deseja tudo de bom a vocês, da mesma maneira, o nosso querido irmão Quarto. 24  §
25 Agora, para aquele que pode fortalecê-los
por meio das boas novas que eu compartilho e da mensagem de Jesus Cristo,
de acordo com o mistério* da verdade que foi revelado,
o mistério da verdade, oculto pela eternidade 26 e que agora se revelou
por meio daquilo que os profetas escreveram, e
seguindo as orientações do Deus eterno,
o mistério da verdade agora é conhecido por todas as pessoas, em todos os lugares, para que elas possam crer e obedecer a ele.
27 Ao Deus único e sábio,
por meio de Jesus Cristo,
seja dada glória para sempre! Amém!
 
* 16:3 Chamada Priscila em Atos 18:2. Também 1 Coríntios 16:19. 16:4 Refere-se às igrejas não judaicas. 16:13 Ou “uma das pessoas especiais escolhidas por Deus.” § 16:24 Os textos originais não apresentam o versículo 24. * 16:25 “Mistério”, um termo que se refere à verdade secreta ou a um plano secreto conhecido apenas pelos irmãos na fé. Ver também versículo 26. 16:27 Esses últimos versículos parecem ser um poema ou uma música, por isso estão dispostos dessa forma.