2
Então, pouco importa quem você seja, pois, se julga os outros, não há desculpa para você. Porque, ao julgar os outros, você está se condenando, já que faz as mesmas coisas que condena nas outras pessoas. Nós sabemos que o julgamento de Deus sobre aqueles que fazem essas coisas tem como base a verdade. Quando os julga, você realmente acha que assim poderá evitar o julgamento de Deus? Ou será que você despreza a imensa bondade, tolerância e paciência de Deus, sem notar que Deus é bom e está tentando guiá-lo para que se arrependa? Por causa de sua atitude insensível e por se recusar a se arrepender, você está fazendo coisas que merecerão uma resposta muito mais dura no dia em que o julgamento justo do Senhor acontecer. Deus fará com que todos recebam o que merecem, de acordo com o que cada um fez.* As pessoas que continuaram tentando fazer o que é bom e certo receberão glória, honra e vida eterna. Mas aqueles que pensam apenas em si, que rejeitam a verdade e deliberadamente escolhem fazer o mal, receberão a punição e a furiosa hostilidade divinas. Todos os que fazem o mal terão problemas e sofrimento, sendo o povo judeu primeiro e, depois, também os não-judeus. 10 Mas, as pessoas que fazem o bem terão glória, honra e paz, sendo o povo judeu primeiro, e os não-judeus também. 11 Para Deus, todos são iguais; não há favoritos.
12 Aqueles que pecam, mesmo que não conheçam a lei escrita, ainda assim estão perdidos; já aqueles que pecam conhecendo a lei escrita serão condenados por essa lei. 13 Apenas escutar o que a lei diz não os torna justos aos olhos de Deus. São os que fazem o que a lei diz que agem da forma justa. 14 Os não-judeus não têm a lei escrita, mas quando eles, naturalmente, fazem o que nela está escrito, estão cumprindo a lei, mesmo sem tê-la. 15 Dessa maneira, eles mostram que têm a lei escrita no coração. Como eles pensam a respeito do que estão fazendo, a consciência deles os acusa por fazer o errado ou os defende quando fazem o que é bom e justo. 16 As boas novas que eu compartilho com vocês é que está chegando o dia em que Deus julgará, por intermédio de Jesus Cristo, os pensamentos secretos de todas as pessoas.
17 E o que dizer de você, que se denomina judeu? Você confia na lei escrita e se orgulha de ter uma relação especial com Deus. 18 Você sabe qual é a vontade dele. Você faz o que é certo, porque aprendeu com a lei. 19 Há uma certeza absoluta em você de que pode guiar os cegos e que é luz para aqueles que estão nas trevas. 20 Você acha que pode aconselhar pessoas que não têm instrução e se coloca como um mestre de crianças, pois você conhece toda a verdade que há para ser conhecida na lei. 21 Então, se você está ocupado, ensinando os outros, por que não ensina a si mesmo? Você diz aos outros que não se deve roubar, mas você rouba? 22 Ou diz para as pessoas não cometerem adultério, mas você o comete? Você diz às pessoas para não adorar ídolos, mas você profana templos?
23 Você se orgulha de ter a lei, mas representa mal a Deus, porque desobedece a sua lei. 24 Como se lê nas Sagradas Escrituras: “Os não-judeus proferem blasfêmias contra Deus por causa de vocês, judeus.”§ 25 O fato de ser circuncidado* só tem valor se você faz o que a lei manda. Mas, se você transgride a lei, a sua circuncisão vale tanto quanto se você não fosse circuncidado. 26 Se um homem que não fez a circuncisão cumpre a lei, ele deveria ser considerado como sendo circuncidado, mesmo que não o seja de fato. 27 Os não-judeus não circuncidados, que cumprem a lei, o condenarão se você transgredir a lei, ainda que você tenha a lei escrita e a circuncisão. 28 Não é o que está no exterior que torna alguém judeu e nem o sinal físico da circuncisão. 29 O que o torna alguém judeu está no interior. É a “circuncisão do coração”, coisa que a lei escrita não pode fazer, mas, sim, o Espírito. O louvor que essa pessoa busca não vem das pessoas e, sim, de Deus.
 
* 2:6 Salmo 62:12. 2:12 Referindo-se à lei escrita por Moisés. Aqueles que não têm a lei escrita são os “pagãos”, enquanto os que têm a lei escrita são os judeus. 2:22 Ou “roubam os templos.” § 2:24 Isaías 52:5. Literalmente, “o nome de Deus”, que tem a ver, principalmente, com o seu caráter. * 2:25 A circuncisão, dada por Deus para Israel no Antigo Testamento, era um sinal de que eles eram o seu povo escolhido. 2:26 Não circuncidado, significando um não-judeu ou “pagão.”