Apocalipse
1
Neste livro se encontram os fatos que Jesus Cristo revelou e que Deus lhe deu para que mostrasse aos seus servos o que vai acontecer logo. Jesus enviou o seu anjo para revelar essas coisas para o seu servo João, que confirmou tudo o que viu em relação à mensagem de Deus e à verdade*, anunciada por Jesus Cristo.
Qualquer pessoa que ler esse livro é abençoada, assim também como aqueles que ouvem as palavras desta profecia e prestam atenção ao que nela está escrito, pois o tempo está próximo.
Esta carta é escrita por João e é enviada para as sete igrejas na província da Ásia. Que vocês possam ter a graça e a paz daquele que era, que é, e que há de vir, e dos sete Espíritos que estão diante do seu trono, e de Jesus Cristo, a testemunha fiel, o mais importante filho ressuscitado dos mortos, o governante dos reinos de todo o mundo. Ele nos ama e nos libertou dos nossos pecados, por meio do seu sangue, e que nos tornou sacerdotes em seu Reino, para servirmos ao seu Deus e Pai. A Jesus sejam dadas a glória e a autoridade, para todo o sempre! Amém!
Vejam! Ele vem cercado por nuvens, e todos irão vê-lo, mesmo aqueles que o atravessaram com a lança. Todas as pessoas da terra irão chorar por causa dele. Que assim seja! Amém!
“Eu sou o Começo e o Fim”§, diz o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, aquele que era, que é, e que há de vir.
Eu sou João, o seu irmão que compartilha com vocês o sofrimento, o Reino e a espera paciente, que fazem parte da nossa experiência em Jesus. Eu estava preso na ilha de Patmos, por anunciar a mensagem de Deus e a verdade como foi revelada por Jesus. 10 No dia do Senhor, eu fui tomado pelo Espírito e ouvi uma voz forte atrás de mim, que parecia o som de uma trombeta. 11 Ela me disse: “Escreva em um livro o que você vê e envie-o às sete igrejas: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodiceia.”
12 Eu me virei para ver quem estava falando comigo. Quando me virei, vi sete candelabros de ouro 13 e, entre eles, havia alguém que se parecia com um Filho do homem.* Ele vestia um manto que chegava aos seus pés, com uma faixa dourada ao redor do seu peito. 14 O seu cabelo parecia lã branca e os seus olhos brilhavam como o fogo. 15 Os seus pés cintilavam como bronze refinado em uma fornalha e depois polido. A sua voz lembrava o barulho que faz uma grande cachoeira.
16 Ele segurava sete estrelas em sua mão direita, e de sua boca saía uma afiada espada de corte duplo. O seu rosto brilhava como o sol em toda a sua glória. 17 Quando o vi, caí aos seus pés, como se tivesse morrido. Mas, ele me tocou com a sua mão direita e disse: “Não tenha medo, eu sou o primeiro e o último, 18 sou aquele que vive. Estive morto, mas olhe! Agora, estou vivo para todo o sempre e tenho as chaves da morte e do mundo dos mortos.
19 Então, escreva o que você viu, tanto o que está acontecendo no presente quanto o que acontecerá no futuro. 20 As sete estrelas que você viu em minha mão direita significam os anjos das sete igrejas. Já os sete candelabros significam as sete igrejas.”
 
* 1:2 Ou seja, o testemunho e a prova dados por e sobre Jesus. 1:3 Referindo-se principalmente a todos que leem este livro em voz alta para outras pessoas. 1:4 Na região da Ásia Menor, atual Turquia. § 1:8 Literalmente, “Alfa e Ômega”, a primeira e a última letras do alfabeto grego. * 1:13 Filho do Homem: expressão que Jesus frequentemente usava para se descrever e também um termo apocalíptico usado no livro de Daniel: Daniel 7:13. 1:18 Literalmente, “Hades.” 1:20 Anjo significa “mensageiro.”