5
Não chame a atenção de um homem mais velho do que você. Pelo contrário, o aconselhe como se ele fosse o seu próprio pai. Trate os mais jovens como se fossem seus irmãos, as mulheres mais velhas como a mães, as mais jovens como irmãs, com toda a pureza. Ajude as viúvas que não tenham uma família, pois a responsabilidade cristã dos filhos ou netos de uma viúva é cumprir o dever deles em relação as suas próprias famílias e retribuir tudo o que os seus pais e os seus avós fizeram, ajudando-os quando preciso. E é isso o que agrada a Deus. Mas, a verdadeira viúva, que não tem família, sozinha e sem qualquer tipo de apoio põe a sua esperança em Deus e ora, pedindo ajuda noite e dia. Já a viúva que se entrega aos prazeres já está morta, ainda que fisicamente esteja viva. Transmita para as pessoas essas orientações, para que elas estejam acima de qualquer crítica. Mas aqueles que não cuidam dos seus parentes, especialmente dos da sua própria família, viraram as costas para as suas crenças e são muito piores do que aqueles que não creem. Apenas as viúvas acima dos sessenta anos, que tenham se casado uma vez só, deverão ser colocadas na lista.* 10 A viúva deve ser reconhecida por fazer o bem. Ela criou bem os seus filhos? Ela é acolhedora? Ela lava os pés dos membros da igreja? Ela ajuda aqueles que estão com problemas? Ela realmente tenta fazer o bem, de todas as formas?
11 Essa orientação não se relaciona a viúvas jovens, pois quando o desejo físico delas as fazem querer casar novamente, abandonam a sua dedicação a Cristo. 12 Com isso, elas são culpadas de quebrar o compromisso anterior que assumiram. 13 Elas também se acostumam a não fazer nada e a passar o tempo apenas fazendo visitas umas às outras. Não são apenas preguiçosas, mas também fazem fofocas e se intrometem na vida dos outros, falando sobre coisas que não deveriam. 14 Então, o melhor conselho que posso dar é que as viúvas mais jovens se casem novamente, tenham filhos e cuidem de suas próprias casas. Assim, não haverá oportunidade para a crítica do Inimigo. 15 No entanto, algumas já seguiram o caminho de Satanás. 16 Qualquer mulher cristã que tenha viúvas na família deveria ajudá-las, para que a igreja não seja sobrecarregada com a responsabilidade por elas e possa ajudar aquelas viúvas que estão realmente em necessidade.
17 Os presbíteros que fazem um bom trabalho na igreja deveriam ser duplamente valorizados, especialmente aqueles que trabalham anunciando e ensinando a Palavra. 18 Como está escrito nas Sagradas Escrituras: “Não amarre a boca do boi, quando ele estiver pisando o trigo.” E também: “O trabalhador merece ser pago.”§ 19 Não leve em consideração qualquer acusação contra um presbítero, a menos que duas ou três testemunhas a confirmem. 20 Repreenda, em público, aqueles que cometem pecados, pois isso também servirá como um alerta aos outros.
21 Diante de Deus, de Cristo Jesus e dos santos anjos, eu o oriento a seguir essas instruções, sem preconceitos ou favorecimentos. Não faça nada com a intenção de favorecer alguém. 22 Não se apresse em dar a sua bênção para qualquer um e não se envolva nos pecados de outros. Mantenha-se puro.
23 Por você estar frequentemente doente do estômago, não beba apenas água, mas também beba um pouco de vinho.
24 Os pecados de algumas pessoas podem ser facilmente notados e, assim, a culpa delas é muito clara. Porém, os pecados de outros são notados só mais tarde. 25 Da mesma maneira, as boas ações são vistas claramente e mesmo as boas atitudes que estão escondidas não ficarão escondidas para sempre.
 
* 5:9 A lista das viúvas que deveriam ser ajudadas pela igreja. 5:12 A ideia aqui é a de que as viúvas tenham se comprometido a servir a Cristo na igreja e, exatamente por isso, também sejam ajudadas pela igreja. Se a viúva casar novamente, esse compromisso estará anulado. 5:17 Ou “deveriam receber pagamento adequado.” § 5:18 Deuteronômio 25:4, ver também Lucas 10:7.