2
Então, meu filho, cresça forte na graça que há em Cristo Jesus. Compartilhe tudo o que você me ouviu dizer na frente de muitas testemunhas com aqueles que são dignos de confiança e que podem ensinar a palavra de Deus para outros também. Sofra comigo, como um bom soldado de Cristo Jesus. Um soldado, quando está servindo, não fica preso a assuntos da vida cotidiana. Ele quer agradar ao seu comandante. Igualmente, os atletas que disputam uma competição não ganham o prêmio caso não sigam as regras. O fazendeiro que faz todo o trabalho pesado deve ser o primeiro a se beneficiar da colheita. Pense sobre o que estou lhe dizendo. O Senhor o ajudará a compreender tudo isso.
Foque o seu pensamento em Jesus Cristo, descendente de Davi, que ressuscitou dos mortos. Este é o meu evangelho. E é por causa dele que estou aqui sofrendo por estar aprisionado, como se eu fosse um criminoso. Mas, a palavra de Deus não está presa. 10 Apesar disso, eu suporto tudo pelo bem do povo de Deus.* Assim, eles podem conseguir a salvação de Cristo Jesus, que é a glória eterna. 11 O que direi a seguir é digno de confiança: “Se nós morrermos com ele, também viveremos com ele. 12 Se nós seguirmos adiante com ele, também reinaremos com ele. Se nós o negarmos, ele também nos negará. 13 Se nós não formos confiáveis, ele ainda assim é digno de confiança, pois ele não pode ser falso para si mesmo.”
14 É isso que você deve recomendar. Fale para as pessoas, diante de Deus, que não devem ter discussões sem sentido por causa de palavras. Pois isso apenas faz mal aos que ouvem as discussões.
15 Faça todo o possível para que você consiga a completa aprovação de Deus. Seja um trabalhador que não tem do que se envergonhar, pois usa a palavra da verdade da maneira correta. 16 Evite conversas inúteis, pois as pessoas que fazem isso estão se afastando de Deus. 17 O que elas ensinam é tão destrutivo quanto a gangrena, que destrói a saúde da carne. Himeneu e Fileto são pessoas desse tipo. 18 Eles se desviaram da verdade, ao dizer que a ressurreição já aconteceu, o que acabou destruindo a fé de algumas pessoas em Deus.
19 Mas, a fundação sólida e confiável de Deus continua firme com estes dizeres: “O Senhor conhece aqueles que pertencem a ele” e: “Todos os que dizem pertencer ao Senhor devem se afastar de tudo que é mau.” 20 Em uma grande casa não há apenas cálices e tigelas feitos de ouro e de prata. Também há os que são feitos de madeira e de barro. Alguns são feitos para um uso especial, enquanto outros são usados no dia a dia. 21 Então, se você se livrar do que é mau, se tornará um cálice ou uma tigela que é sagrada e especial, útil ao Senhor e pronto para fazer tudo o que é bom.
22 Fuja de tudo que acende os desejos da juventude. Corra atrás do que é justo e digno de confiança. Vá atrás do amor e da paz, juntamente com aqueles que são cristãos fiéis e puros. 23 Evite discussões tolas e infantis, pois você sabe que elas só levam a brigas. 24 Saiba que o servo do Senhor não deve viver brigando, mas ser gentil com todos, capaz de ensinar, ser paciente, 25 e de, gentilmente, corrigir quem é contrário a ele. Talvez Deus possa fazer com que essas pessoas venham a se arrepender e a entender a verdade. 26 Assim, elas podem cair em si e escapar da armadilha do diabo. Pois o Maligno capturou essas pessoas e as obriga a fazer o que ele quer.
 
* 2:10 Literalmente, “o eleito.” 2:19 Números 16:5. 2:20 Literalmente, “vasilhas” ou “utensílios.” Parece não haver um bom equivalente em português para “recipientes domésticos.”