11
Agora os apóstolos e os irmãos que estavam na Judéia ouviram que os gentios também haviam recebido a palavra de Deus. Quando Pedro chegou a Jerusalém, aqueles que eram da circuncisão contenderam com ele, dizendo: “Vocês entraram para os homens incircuncisos e comeram com eles”!
Mas Peter começou, e lhes explicou em ordem, dizendo: “Eu estava na cidade de Joppa rezando, e em transe vi uma visão: um certo recipiente descendo, como se fosse um grande lençol deixado cair do céu por quatro cantos. Chegou até mim. Quando olhei atentamente para ele, considerei, e vi os animais de quatro pés da terra, animais selvagens, coisas rastejantes e pássaros do céu. Também ouvi uma voz que me dizia: 'Levanta-te, Peter, mata e come!' Mas eu disse: 'Não é assim, Senhor, pois nada profano ou impuro jamais entrou em minha boca'. Mas uma voz me respondeu pela segunda vez fora do céu: 'O que Deus purificou, não chame de impuro'. 10 Isto foi feito três vezes, e tudo voltou a ser redigido para o céu. 11 Eis que imediatamente três homens se apresentaram diante da casa onde eu estava, tendo sido enviados de Cesaréia para mim. 12 O Espírito me disse para ir com eles sem discriminar. Estes seis irmãos também me acompanharam, e entramos na casa do homem. 13 Ele nos contou como havia visto o anjo em pé em sua casa e lhe disse: 'Manda a Joppa e chama Simão, que se chama Pedro, 14 que lhe dirá palavras pelas quais você será salvo, você e toda sua casa'. 15 Quando comecei a falar, o Espírito Santo caiu sobre eles, assim como sobre nós no início. 16 Lembrei-me da palavra do Senhor, como ele disse: 'João realmente batizou na água, mas vós sereis batizados no Espírito Santo'. 17 Se então Deus lhes deu o mesmo dom que nós quando acreditávamos no Senhor Jesus Cristo, quem era eu, que eu poderia resistir a Deus?”.
18 Quando ouviram estas coisas, calaram-se e glorificaram a Deus, dizendo: “Então Deus também concedeu aos gentios o arrependimento para a vida”!
19 Eles, portanto, que foram dispersos no exterior pela opressão que surgiu sobre Estêvão, viajaram até a Fenícia, Chipre e Antioquia, não falando a ninguém a não ser somente aos judeus. 20 Mas havia alguns deles, homens de Chipre e Cirene, que, quando chegaram a Antioquia, falaram aos helenistas, *pregando o Senhor Jesus. 21 A mão do Senhor estava com eles, e um grande número acreditava e se voltava para o Senhor. 22 O relatório a respeito deles chegou aos ouvidos da assembléia que estava em Jerusalém. Eles enviaram Barnabé para ir até Antioquia, 23 que, quando chegou, e viu a graça de Deus, ficou contente. Ele exortou a todos eles, que com propósito de coração deveriam permanecer perto do Senhor. 24 Pois ele era um homem bom, e cheio do Espírito Santo e de fé, e muitas pessoas foram acrescentadas ao Senhor.
25 Barnabas saiu a Tarso para procurar Saul. 26 Quando o encontrou, ele o trouxe para Antioquia. Durante um ano inteiro, eles estiveram reunidos com a assembléia e ensinaram muitas pessoas. Os discípulos foram chamados pela primeira vez cristãos em Antioquia.
27 Agora, nesses dias, os profetas desceram de Jerusalém para Antioquia. 28 Um deles, chamado Ágabo, levantou-se e indicou pelo Espírito que deveria haver uma grande fome em todo o mundo, o que também aconteceu nos dias de Cláudio. 29 Como qualquer um dos discípulos tinha muito, cada um resolveu enviar alívio aos irmãos que viviam na Judéia; 30  o que eles também fizeram, enviando-o aos anciãos pelas mãos de Barnabé e Saulo.
* 11:20 Um helenista é alguém que mantém os costumes e a cultura gregos.