13
Agora, na assembléia que estava em Antioquia, havia alguns profetas e professores: Barnabé, Simeão que se chamava Níger, Lúcio de Cirene, Manaen, o irmão adotivo de Herodes, o tetrarca, e Saulo. Enquanto serviam ao Senhor e jejuavam, o Espírito Santo disse: “Separai Barnabé e Saulo para mim, para a obra para a qual os chamei”.
Então, quando jejuaram, rezaram e colocaram as mãos sobre eles, os mandaram embora. Então, sendo enviados pelo Espírito Santo, eles desceram para Seleucia. De lá eles navegaram para Chipre. Quando estavam em Salamis, proclamaram a palavra de Deus nas sinagogas judaicas. Tiveram também João como seu acompanhante. Quando atravessaram a ilha até Pafos, encontraram um certo feiticeiro, um falso profeta, um judeu cujo nome era Bar Jesus, que estava com o procônsul, Sergius Paulus, um homem de entendimento. Este homem convocou Barnabé e Saulo, e procurou ouvir a palavra de Deus. Mas Elymas, o feiticeiro (pois assim é seu nome por interpretação) resistiu a eles, procurando afastar o procônsul da fé. Mas Saul, que também se chama Paulo, cheio do Espírito Santo, fixou seus olhos nele 10 e disse: “Filho do diabo, cheio de todo engano e de toda astúcia, inimigo de toda justiça, não cessarás de perverter os caminhos corretos do Senhor? 11 Agora, eis que a mão do Senhor está sobre ti, e ficarás cego, não vendo o sol por uma estação do ano”!
Imediatamente uma névoa e escuridão caíram sobre ele. Ele andou por aí procurando alguém que o conduzisse pela mão. 12 Então o procônsul, ao ver o que estava sendo feito, acreditou, maravilhando-se com o ensinamento do Senhor.
13 Agora Paul e sua empresa zarparam de Paphos e vieram para Perga em Pamphylia. João partiu deles e retornou a Jerusalém. 14 Mas eles, passando de Perga, vieram para Antioquia da Pisídia. Entraram na sinagoga no dia de sábado e se sentaram. 15 Após a leitura da lei e dos profetas, os chefes da sinagoga enviaram a eles, dizendo: “Irmãos, se vocês têm alguma palavra de exortação para o povo, falem”.
16 Paulo levantou-se, e gesticulando com a mão disse: “Homens de Israel, e vós que temeis a Deus, escutai”. 17 O Deus deste povo *escolheu nossos pais, e exaltou o povo quando eles ficaram como estrangeiros na terra do Egito, e com um braço erguido, ele os conduziu para fora dela. 18 Por um período de cerca de quarenta anos, ele os suportou no deserto. 19 Quando ele havia destruído sete nações na terra de Canaã, ele lhes deu sua terra por uma herança de cerca de quatrocentos e cinqüenta anos. 20 Depois destas coisas, ele lhes deu juízes até Samuel, o profeta. 21 Afterward eles pediram um rei, e Deus lhes deu Saul, filho de Kish, um homem da tribo de Benjamin, por quarenta anos. 22 Quando ele o retirou, levantou Davi para ser o rei deles, ao qual também testemunhou: “Encontrei Davi, filho de Jessé, um homem de coração, que fará toda a minha vontade”. 23 Da descendência deste homem, Deus trouxe salvação a Israel de acordo com sua promessa, 24 antes de sua vinda, quando João tinha pregado pela primeira vez o batismo de arrependimento a Israel. 25 Quando João estava cumprindo seu curso, ele disse: 'O que você supõe que eu sou? Eu não sou ele”. Mas eis que alguém vem atrás de mim, cujas sandálias eu não sou digno de desatar”.
26 “Irmãos, filhos de Abraão, e aqueles entre vocês que temem a Deus, a palavra desta salvação é enviada a vocês. 27 Para aqueles que habitam em Jerusalém, e seus governantes, porque não o conheciam, nem as vozes dos profetas que são lidas todos os sábados, cumpriram-nas, condenando-o. 28 Embora não tenham encontrado causa de morte, pediram a Pilatos que o matasse. 29 Quando cumpriram todas as coisas que estavam escritas sobre ele, tiraram-no da árvore e o colocaram em uma tumba. 30 Mas Deus o ressuscitou dos mortos, 31 e ele foi visto por muitos dias por aqueles que vieram com ele da Galiléia a Jerusalém, que são suas testemunhas para o povo. 32 Trazemos-lhe uma boa notícia da promessa feita aos pais, 33 de que Deus cumpriu isto para nós, seus filhos, em que Ele ressuscitou Jesus. Como também está escrito no segundo salmo,
Você é meu Filho.
Hoje eu me tornei seu pai”.
34 “Quanto ao fato de que ele o ressuscitou dos mortos, agora não mais para voltar à corrupção, ele falou assim: “Eu lhe darei as sagradas e seguras bênçãos de David”. 35 Portanto, ele diz também em outro salmo: 'Não permitirá que seu Santo veja a decadência'. 36 Pois David, depois de ter servido em sua própria geração o conselho de Deus, adormeceu, foi deitado com seus pais, e viu a decadência. 37 Mas aquele que Deus ressuscitou não viu a decadência. 38 Saibais, pois, irmãos, que através deste homem é proclamada a vós a remissão dos pecados; 39 e por ele todo aquele que crê é justificado de todas as coisas, das quais não podíeis ser justificados pela lei de Moisés. 40 Cuidado, portanto, para que não venha sobre vós aquilo que é dito nos profetas:
41 'Vejam, seus escarnecedores!
Maravilha e pereça,
pois eu trabalho um trabalho em seus dias,
uma obra na qual você não acreditará de forma alguma, se alguém a declarar a você””.
42 Assim, quando os judeus saíram da sinagoga, os gentios imploraram que estas palavras pudessem ser pregadas a eles no próximo sábado. 43 Agora, quando a sinagoga se separou, muitos dos judeus e dos prosélitos devotos seguiram Paulo e Barnabé que, falando com eles, os exortaram a continuar na graça de Deus.
44 No sábado seguinte, quase toda a cidade estava reunida para ouvir a palavra de Deus. 45 Mas quando os judeus viram as multidões, ficaram cheios de ciúmes e contrariaram as coisas que foram ditas por Paulo, e blasfemaram.
46 Paul e Barnabé falaram corajosamente e disseram: “Era necessário que a palavra de Deus fosse dita primeiro a vocês”. Uma vez que de fato vocês a impingiram a vocês mesmos e se julgam indignos da vida eterna, eis que nos voltamos para os gentios”. 47 Pois assim nos ordenou o Senhor, dizendo,
“Eu o coloquei como uma luz para os gentios”,
que você deve levar a salvação aos confins da terra””.
48 Quando os gentios ouviram isto, ficaram contentes e glorificaram a palavra de Deus. Todos os que foram designados para a vida eterna acreditavam. 49 A palavra do Senhor foi difundida no exterior em toda a região. 50 Mas os judeus agitaram as mulheres devotas e proeminentes e os chefes da cidade, e agitaram uma perseguição contra Paulo e Barnabé, e os expulsaram de suas fronteiras. 51 Mas eles sacudiram a poeira de seus pés contra eles, e vieram para Iconium. 52  Os discípulos estavam cheios de alegria e do Espírito Santo.
* 13:17 TR, NU acrescentar “Israel”. 13:23 TR, NU leia “um Salvador, Jesus” ao invés de “salvação”. 13:24 TR, NU ler “para todo o povo de Israel” em vez de “para Israel”. 13:33 13:33 13:34 13:34 13:35 13:35 13:41 13:41 13:47 13:47