2
Agora, quando chegou o dia de Pentecostes, todos eles estavam de acordo em um só lugar. De repente veio do céu um som como o de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde eles estavam sentados. Apareceram línguas como o fogo e foram distribuídas a eles, e um se sentou em cada um deles. Todas elas foram preenchidas pelo Espírito Santo e começaram a falar com outras línguas, pois o Espírito lhes deu a capacidade de falar.
Agora havia judeus em Jerusalém, homens devotos, de todas as nações sob o céu. Quando este som foi ouvido, a multidão se reuniu e ficou perplexa, porque cada um os ouvia falar em sua própria língua. Todos estavam maravilhados e maravilhados, dizendo uns aos outros: “Vejam, não são todos estes que falam galileus? Como ouvimos, todos em nossa própria língua nativa? Partos, Medos, Elamitas e pessoas da Mesopotâmia, Judéia, Capadócia, Ponto, Ásia, 10 Frígia, Panfília, Egito, as partes da Líbia ao redor de Cirene, visitantes de Roma, tanto judeus como prosélitos, 11 Cretenses e árabes - nós os ouvimos falar em nossas línguas as poderosas obras de Deus”! 12 Todos eles ficaram maravilhados e perplexos, dizendo uns para os outros: “O que isso significa? 13 Outros, zombando, disseram: “Eles estão cheios de vinho novo”.
14 Mas Pedro, levantando-se com os onze, levantou sua voz e falou-lhes: “Vós, homens da Judéia e todos vós que habitais em Jerusalém, fazei que isto vos seja conhecido, e escutai minhas palavras”. 15 Pois estes não estão bêbados, como vocês supõem, visto que é apenas a terceira hora do dia. * 16 Mas isto é o que tem sido dito através do profeta Joel:
17 'Será nos últimos dias, diz Deus,
que derramarei meu Espírito sobre toda a carne.
Seus filhos e suas filhas profetizarão.
Seus jovens terão visões.
Seus velhos sonharão com sonhos.
18 Yes, e em meus servos e em minhas servas naqueles dias,
Eu derramarei meu Espírito, e eles profetizarão.
19  Vou mostrar maravilhas no céu acima,
e sinais na terra por baixo:
sangue, e fogo, e biletes de fumaça.
20 O sol será transformado em escuridão,
e a lua em sangue,
antes que chegue o grande e glorioso dia do Senhor.
21 Será que quem invocar o nome do Senhor será salvo”.
22 “Homens de Israel, ouçam estas palavras! Jesus de Nazaré, homem aprovado por Deus a vós por poderosas obras, maravilhas e sinais que Deus fez por ele entre vós, como vós mesmos sabeis, 23 ele, sendo entregue pelo determinado conselho e presciência de Deus, tomastes pela mão de homens sem lei, crucificados e mortos; 24 a quem Deus ressuscitou, tendo-o libertado da agonia da morte, porque não era possível que ele fosse retido por ela. 25 para David diz a respeito dele,
Eu vi o Senhor sempre diante do meu rosto”,
pois ele está à minha direita, que eu não deveria ser movido.
26 Portanto, meu coração ficou contente e minha língua se alegrou.
Além disso, a minha carne também vai habitar na esperança,
27 porque você não vai deixar minha alma no Hades,
nem permitirá que seu Santo veja a decadência.
28 Você me deu a conhecer os modos de vida.
Você me deixará cheio de alegria com sua presença”.
29 “Irmãos, posso falar-lhes livremente do patriarca David, que ele morreu e foi enterrado, e sua tumba está conosco até hoje. 30 Portanto, sendo profeta, e sabendo que Deus lhe havia jurado com um juramento que do fruto de seu corpo, segundo a carne, ele levantaria o Cristo para sentar-se em seu trono, 31 ele prevendo isto, falou sobre a ressurreição do Cristo, que sua alma não foi deixada no Hades, §e que sua carne não viu a decadência. 32 Este Jesus Deus ressuscitou, do qual todos nós somos testemunhas. 33 Sendo portanto exaltado pela mão direita de Deus, e tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, ele derramou isto que vocês agora vêem e ouvem. 34 Pois David não subiu aos céus, mas ele mesmo o diz,
O Senhor disse ao meu Senhor: “Sente-se à minha direita
35 até que eu faça de seus inimigos um escabelo para seus pés”''.
36  “Que toda a casa de Israel saiba, portanto, que Deus o fez Senhor e Cristo, esse Jesus a quem vós crucificastes”.
37 Agora, quando ouviram isso, ficaram indignados e disseram a Pedro e aos demais apóstolos: “Irmãos, o que devemos fazer?”
38 Pedro disse-lhes: “Arrependei-vos e sede batizados, cada um de vós, em nome de Jesus Cristo, para o perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo”. 39 Pois a promessa é para vós e para vossos filhos, e para todos os que estão longe, mesmo tantos quantos o Senhor nosso Deus chamar a si mesmo”. 40 Com muitas outras palavras ele testemunhou e os exortou, dizendo: “Salvai-vos desta geração tortuosa!
41 Em seguida, aqueles que de bom grado receberam sua palavra foram batizados. Foram acrescentadas naquele dia cerca de três mil almas. 42 Continuaram com firmeza no ensino e na comunhão dos apóstolos, no partir do pão e na oração. 43 O medo veio sobre cada alma, e muitas maravilhas e sinais foram feitos através dos apóstolos. 44 Todos os que acreditavam estavam juntos e tinham todas as coisas em comum. 45 Venderam seus bens e bens, e os distribuíram a todos, conforme a necessidade de cada um. 46 Dia após dia, continuando firmemente com um acordo no templo, e partindo o pão em casa, eles levavam seus alimentos com alegria e singeleza de coração, 47 louvando a Deus e tendo favor com todo o povo. O Senhor acrescentou à assembléia, dia após dia, aqueles que estavam sendo salvos.
* 2:15 por volta das 9:00 a.m. 2:21 Joel 2:28-32 2:27 ou, Inferno 2:28 Salmo 16:8-11 2:30 “Cristo” significa “Ungido”. § 2:31 ou, Inferno 2:35 Salmo 110:1