24
Após cinco dias, o sumo sacerdote, Ananias, desceu com certos anciãos e um orador, um Tertullus. Eles informaram o governador contra Paulo. Quando ele foi chamado, Tertullus começou a acusá-lo, dizendo: “Vendo que por você desfrutamos de muita paz, e que a prosperidade está chegando a esta nação por sua visão, nós a aceitamos de todas as maneiras e em todos os lugares, o mais excelente Félix, com toda a gratidão. Mas que eu não o atrase, suplico-lhe que nos acompanhe e ouça algumas palavras. Pois encontramos este homem como uma praga, um instigador de insurreições entre todos os judeus do mundo, e um líder da seita dos nazarenos. Ele até tentou profanar o templo, e nós o prendemos. * Examinando-o você mesmo pode verificar todas estas coisas das quais o acusamos”.
Os judeus também se juntaram ao ataque, afirmando que estas coisas eram assim.
10 Quando o governador lhe acenou para falar, Paulo respondeu: “Porque sei que você tem sido juiz desta nação por muitos anos, eu alegremente faço minha defesa, 11 seeing que você pode verificar que não faz mais de doze dias desde que subi para adorar em Jerusalém. 12 No templo, eles não me encontraram disputando com ninguém ou agitando uma multidão, nem nas sinagogas nem na cidade. 13 Nem podem provar as coisas de que agora me acusam. 14 Mas isto vos confesso, que segundo o Caminho, que eles chamam de seita, assim sirvo ao Deus de nossos pais, acreditando em todas as coisas que estão de acordo com a lei, e que estão escritas nos profetas; 15 tendo esperança para Deus, que eles mesmos também buscam, que haverá uma ressurreição dos mortos, tanto dos justos como dos injustos. 16 nisto eu também pratico sempre ter uma consciência vazia de ofensa para com Deus e para com os homens. 17 Agora depois de alguns anos, vim trazer presentes para os necessitados de minha nação, e ofertas; 18 no meio do qual certos judeus da Ásia me encontraram purificado no templo, não com uma multidão, nem com tumulto. 19 Eles deveriam ter estado aqui antes de vocês e fazer acusações se tivessem algo contra mim. 20 Ou então que estes mesmos homens digam que injustiça encontraram em mim quando me apresentei perante o conselho, 21 unless é por esta única coisa que eu clamei entre eles: “Quanto à ressurreição dos mortos, hoje estou sendo julgado diante de vocês”!
22 Mas Félix, tendo um conhecimento mais exato sobre o Caminho, adiou-os, dizendo: “Quando Lysias, o comandante, descer, eu decidirei seu caso”. 23 Ele ordenou ao centurião que Paulo fosse mantido em custódia e que tivesse alguns privilégios, e que não proibisse nenhum de seus amigos de servi-lo ou de visitá-lo.
24 Depois de alguns dias, Félix veio com Drusilla, sua esposa, que era judia, e mandou chamar Paulo e o ouviu a respeito da fé em Cristo Jesus. 25 Enquanto ele raciocinava sobre justiça, autocontrole e o julgamento que viria, Félix ficou aterrorizado e respondeu: “Siga seu caminho para este tempo, e quando for conveniente para mim, eu o convocarei”. 26 Meanwhile, ele também esperava que o dinheiro lhe fosse dado por Paulo, para que ele pudesse libertá-lo. Por isso, também mandou chamá-lo mais vezes e conversou com ele.
27  Mas quando dois anos foram cumpridos, Félix foi sucedido por Porcius Festus, e desejando ganhar o favor dos judeus, Félix deixou Paulo em títulos.
* 24:7 TR acrescenta “Nós queríamos julgá-lo de acordo com nossa lei”. 24:7 TR acrescenta “mas o comandante, Lysias, apareceu e com grande violência o tirou de nossas mãos,” 24:8 TR acrescenta “ordenando aos seus acusadores que venham até você”.