3
Irmãos, eu não poderia falar com vocês como espiritual, mas como carnal, como com os bebês em Cristo. Eu os alimentei com leite, não com alimentos sólidos, pois vocês ainda não estavam prontos. De fato, vocês ainda não estão prontos, pois ainda são carnais. Pois na medida em que há ciúmes, contendas e facções entre vocês, vocês não são carnais, e não andam nos caminhos dos homens? Pois quando um diz: “Eu sigo Paulo”, e outro: “Eu sigo Apolo”, você não é carnal?
Quem então é Apolo, e quem é Paulo, mas servos através dos quais você acreditou, e cada um como o Senhor lhe deu? Eu plantei. Apolo regado. Mas Deus deu o aumento. Portanto, nem aquele que planta é nada, nem aquele que rega, mas Deus que dá o aumento. Agora quem planta e quem rega é o mesmo, mas cada um receberá sua própria recompensa de acordo com seu próprio trabalho. Pois somos companheiros de trabalho de Deus. Vocês são a agricultura de Deus, o edifício de Deus.
10  De acordo com a graça de Deus que me foi dada, como sábio mestre-de-obras, lancei uma base, e outra se baseia nela. Mas que cada homem tenha cuidado em como constrói sobre ela. 11 Pois ninguém pode lançar outro alicerce além daquele que foi lançado, que é Jesus Cristo. 12 Mas se alguém construir sobre o alicerce com ouro, prata, pedras caras, madeira, feno ou palha, 13  o trabalho de cada homem será revelado. Pois o Dia o declarará, porque é revelado no fogo; e o próprio fogo testará que tipo de trabalho é o trabalho de cada homem. 14 Se o trabalho de qualquer homem permanecer que ele construiu sobre ele, ele receberá uma recompensa. 15 Se o trabalho de qualquer homem for queimado, ele sofrerá perdas, mas ele mesmo será salvo, mas como através do fogo.
16 Você não sabe que você é o templo de Deus e que o Espírito de Deus vive em você? 17 Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; pois o templo de Deus é santo, o que você é.
18 Que ninguém se engane. Se alguém pensa que ele é sábio entre vocês neste mundo, deixem-no tornar-se um tolo para que ele se torne sábio. 19 Pois a sabedoria deste mundo é tolice com Deus. Pois está escrito: “Ele tomou os sábios em sua astúcia”. 20 E novamente, “O Senhor conhece o raciocínio dos sábios, que ele não vale nada”. 21 Portanto, que ninguém se vanglorie nos homens. Pois todas as coisas são suas, 22 seja Paulo, ou Apolo, ou Cephas, ou o mundo, ou a vida, ou a morte, ou as coisas presentes, ou as coisas por vir. Todos são seus, 23  e você é de Cristo, e Cristo é de Deus.
3:19 Job 5:13 3:20 Salmo 94:11