3
Estamos começando novamente a nos elogiar? Ou precisamos, como alguns, de cartas de recomendação para você ou de você? Você é nossa carta, escrita em nossos corações, conhecida e lida por todos os homens, sendo revelado que você é uma carta de Cristo, servida por nós, escrita não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo; não em tábuas de pedra, mas em tábuas que são corações de carne.
Tal confiança que temos através de Cristo para com Deus, não que sejamos suficientes de nós mesmos para prestar contas de qualquer coisa como de nós mesmos; mas nossa suficiência é de Deus, que também nos fez suficientes como servos de um novo pacto, não da letra, mas do Espírito. Pois a carta mata, mas o Espírito dá vida.
Mas se o serviço da morte, gravado nas pedras, veio com glória, para que os filhos de Israel não pudessem olhar com firmeza no rosto de Moisés para a glória de seu rosto, que estava passando, não estará o serviço do Espírito com muito mais glória? Pois se o serviço da condenação tem glória, o serviço da justiça excede muito mais em glória. 10 Pois certamente o que foi feito glorioso não foi feito glorioso neste sentido, em razão da glória que supera. 11 Pois se aquilo que passa foi com glória, muito mais aquilo que permanece está em glória.
12 Tendo, portanto, tal esperança, usamos de grande ousadia de falar, 13 e não como Moisés, que colocou um véu em seu rosto para que os filhos de Israel não olhassem com firmeza para o fim do que estava passando. 14 Mas suas mentes estavam endurecidas, pois até hoje, na leitura do velho pacto, o mesmo véu permanece, pois em Cristo ele passa. 15 Mas até hoje, quando Moisés é lido, um véu repousa em seu coração. 16 Mas sempre que alguém se volta para o Senhor, o véu é tirado. 17 Agora o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, há liberdade. 18 Mas todos nós, com o rosto revelado vendo a glória do Senhor como em um espelho, somos transformados na mesma imagem de glória em glória, mesmo como do Senhor, o Espírito.