8
Além disso, irmãos, nós vos damos a conhecer a graça de Deus que foi dada nas assembléias da Macedônia, como em uma dura provação de aflição, a abundância de sua alegria e sua profunda pobreza abundaram às riquezas de sua generosidade. Pois de acordo com seu poder, eu testifico, sim e além de seu poder, eles deram por sua própria vontade, implorando-nos com muito suplico que recebamos esta graça e a comunhão no serviço aos santos. Isto não foi como esperávamos, mas primeiro eles se entregaram ao Senhor, e a nós através da vontade de Deus. Por isso pedimos a Tito que, como ele já havia começado antes, completasse também em vós esta graça. Mas como vós abundais em tudo - na fé, na afirmação, no conhecimento, em toda a seriedade e no amor a nós - vede que também vós abundais nesta graça.
Não falo a título de mandamento, mas como prova da seriedade dos outros, da sinceridade também de seu amor. Pois vós conheceis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que embora rico, por amor a vós se tornou pobre, para que, através de sua pobreza, vos tornásseis ricos. 10 Dou conselhos nisto: é conveniente para vocês que foram os primeiros a começar há um ano, não só a fazer, mas também a estar dispostos a isso. 11 Mas agora complete também o fazer, que como havia a prontidão para estar disposto, pode haver a conclusão também fora de sua capacidade. 12 Pois se a prontidão está lá, ela é aceitável de acordo com o que você tem, não de acordo com o que você não tem. 13 Pois isto não é que outros possam ser aliviados e você se angustia, 14 mas sim pela igualdade. Sua abundância, neste momento, supre sua falta, que sua abundância também pode se tornar um suprimento para sua falta, que pode haver igualdade. 15 Como está escrito: “Aquele que ajuntou muito não tinha mais nada, e aquele que ajuntou pouco não tinha falta”.
16 Mas graças a Deus, que coloca o mesmo cuidado sincero por você no coração de Titus. 17 Pois ele de fato aceitou nossa exortação, mas sendo ele mesmo muito sincero, ele foi até você por sua própria vontade. 18 Enviamos junto com ele o irmão cujo elogio na Boa Nova é conhecido em todas as assembléias. 19 Não somente assim, mas ele também foi designado pelas assembléias para viajar conosco nesta graça, que é servida por nós para a glória do próprio Senhor, e para mostrar nossa prontidão. 20 Estamos evitando isto, que qualquer homem nos culpe por esta abundância que é administrada por nós. 21 Having consideração pelas coisas honrosas, não somente aos olhos do Senhor, mas também aos olhos dos homens. 22 Enviamos com eles nosso irmão, que muitas vezes provamos seriedade em muitas coisas, mas agora muito mais seriedade, em razão da grande confiança que ele tem em vocês. 23 Quanto a Titus, ele é meu companheiro e companheiro de trabalho para você. Quanto aos nossos irmãos, eles são os apóstolos das assembléias, a glória de Cristo. 24 Portanto, mostrem a prova de seu amor a eles antes das assembléias, e de nossa vanglória em seu nome.
8:15 Êxodo 16:18