10
As moscas mortas fazem com que o óleo do perfumista produza um odor maligno;
Assim, um pouco de insensatez supera a sabedoria e a honra.
A o coração do homem sábio está à sua direita,
mas o coração de um tolo à sua esquerda. Sim, também quando o tolo caminha a propósito, sua compreensão lhe falha, e ele diz a todos que é um tolo. Se o espírito do governante se levantar contra você, não saia de seu lugar; pois a gentileza faz descansar grandes ofensas.
Há um mal que eu vi sob o sol, o tipo de erro que procede do governante. A loucura é posta em grande dignidade, e os ricos se sentam em um lugar baixo. Já vi servos a cavalo e príncipes andando como servos sobre a terra. He quem cava um poço pode cair nele; e quem quebra uma parede pode ser mordido por uma cobra. Whoever esculpe pedras podem ser feridas por elas. Quem quer que rache madeira pode ser ameaçado por ela. 10 Se o machado for rombo, e não se afiar a borda, é preciso usar mais força; mas a habilidade traz sucesso.
11 Se a serpente morde antes de ser encantada, então não há lucro para a língua do encantador. 12 As palavras da boca de um homem sábio são graciosas; mas um tolo é engolido por seus próprios lábios. 13 O início das palavras de sua boca é tolice; e o fim de sua conversa é uma loucura maliciosa. 14 Um tolo também multiplica as palavras.
O homem não sabe o que será; e o que virá depois dele, quem poderá dizer-lhe? 15 O trabalho dos tolos cansa cada um deles; pois ele não sabe como ir para a cidade.
16 Ai de você, terra, quando seu rei é uma criança,
e seus príncipes comem pela manhã!
17 Feliz és tu, terra, quando teu rei é filho de nobres,
e seus príncipes comem na estação devida,
por força, e não por embriaguez!
18 Por preguiça, o telhado afunda;
e através da ociosidade das mãos, a casa vaza.
19 Um banquete é feito para rir,
e o vinho faz a vida feliz;
e o dinheiro é a resposta para todas as coisas.
20 Não amaldiçoe o rei, não, não em seus pensamentos;
e não amaldiçoe os ricos em seu quarto,
para um pássaro do céu pode carregar sua voz,
e aquilo que tem asas pode contar o assunto.