3
Para tudo há uma estação do ano, e um tempo para cada propósito sob o céu:
um tempo para nascer,
e um tempo para morrer;
um tempo para plantar,
e um tempo para arrancar o que é plantado;
um tempo para matar,
e um tempo para curar;
um tempo para quebrar,
e um tempo para construir;
um tempo para chorar,
e um tempo para rir;
um tempo para lamentar,
e um tempo para dançar;
um tempo para jogar pedras fora,
e um tempo para juntar as pedras;
um tempo para abraçar,
e um tempo para se abster de abraçar;
um momento a buscar,
e um tempo a perder;
um tempo a ser mantido,
e um tempo para jogar fora;
um tempo para rasgar,
e um tempo para costurar;
um tempo para manter o silêncio,
e um tempo para falar;
um tempo para amar,
e um tempo para odiar;
um tempo de guerra,
e um tempo de paz.
Que lucro tem aquele que trabalha naquilo em que trabalha? 10 Tenho visto o fardo que Deus deu aos filhos dos homens para serem afligidos. 11 Ele tornou tudo belo em seu tempo. Ele também colocou a eternidade em seus corações, mas para que o homem não possa descobrir o trabalho que Deus tem feito desde o início até o fim. 12 Eu sei que não há nada melhor para eles do que alegrar-se e fazer o bem enquanto viverem. 13 Também que todo homem deve comer e beber, e desfrutar o bem em todo o seu trabalho, é o dom de Deus. 14 Sei que o que quer que Deus faça, será para sempre. Nada pode ser acrescentado a ele, nem nada pode ser retirado dele; e Deus o fez, que os homens devem temer diante dele. 15 O que já foi há muito tempo, e o que há de ser já foi há muito tempo. Deus procura novamente aquilo que já passou.
16 Além disso, vi debaixo do sol, no lugar da justiça, que a maldade estava lá; e no lugar da justiça, que a maldade estava lá. 17 Eu disse em meu coração: “Deus julgará os justos e os ímpios; pois há ali um tempo para cada propósito e para cada obra”. 18 Eu disse em meu coração: “Quanto aos filhos dos homens, Deus os testa, para que vejam que eles mesmos são como animais”. 19 Pois o que acontece com os filhos dos homens acontece com os animais”. Até mesmo uma coisa acontece com eles. Como um morre, assim o outro morre. Sim, todos eles têm um só fôlego; e o homem não tem nenhuma vantagem sobre os animais, pois tudo é vaidade. 20 Todos vão para um só lugar. Todos são do pó, e todos se transformam em pó novamente. 21 Quem conhece o espírito do homem, se vai para cima, e o espírito do animal, se vai para baixo para a terra”?
22 Portanto, vi que não há nada melhor do que um homem se regozijar em suas obras, pois essa é a sua parte; pois quem pode trazê-lo para ver o que virá depois dele?