7
Um bom nome é melhor que um perfume fino; e o dia da morte é melhor que o dia do nascimento. É melhor ir à casa do luto do que ir à casa do banquete; pois esse é o fim de todos os homens, e os vivos devem levar isso a sério. A dor é melhor que o riso; pois pela tristeza do rosto o coração se recupera. O coração dos sábios está na casa do luto; mas o coração dos tolos está na casa da alegria. É melhor ouvir a repreensão dos sábios do que um homem ouvir o canto dos tolos. Pois como o crepitar de espinhos debaixo de um vaso, assim é o riso do tolo. Isto também é vaidade. Certamente a extorsão torna o sábio tolo; e um suborno destrói o entendimento. Melhor é o fim de uma coisa do que o seu começo.
O paciente em espírito é melhor do que o orgulhoso em espírito. Não se precipite em seu espírito para ficar com raiva, pois a raiva repousa no seio dos tolos. 10 Não diga: “Por que os primeiros dias foram melhores do que estes?” Pois você não pergunte sabiamente sobre isso.
11 A sabedoria é tão boa quanto uma herança. Sim, é mais excelente para aqueles que vêem o sol. 12 Pois a sabedoria é uma defesa, assim como o dinheiro é uma defesa; mas a excelência do conhecimento é que a sabedoria preserva a vida de quem a tem.
13 Considere a obra de Deus, pois quem pode tornar reta aquilo que Ele fez tortuoso? 14 No dia da prosperidade seja alegre, e no dia da adversidade considere; sim, Deus fez um lado a lado com o outro, até o fim de que o homem não deve descobrir nada depois dele.
15 Tudo isso eu vi em meus dias de vaidade: há um homem justo que perece em sua retidão, e há um homem mau que vive muito tempo em sua maldade. 16 Não seja excessivamente justo, nem se faça excessivamente sábio. Por que você deve destruir a si mesmo? 17 Não seja muito malvado, nem seja tolo. Por que você deve morrer antes do seu tempo? 18 É bom que você se apodere disso. Sim, também não retire sua mão disso, pois quem teme que Deus saia de todos eles. 19 A sabedoria é uma força para o homem sábio mais de dez governantes que estão em uma cidade. 20 Certamente não há um homem justo na terra que faça o bem e não peque. 21 Também não tome cuidado com todas as palavras que são ditas, para não ouvir seu servo te amaldiçoar; 22 pois muitas vezes seu próprio coração sabe que você mesmo amaldiçoou os outros da mesma forma. 23 Tudo isso eu tenho provado com sabedoria. Eu disse: “Eu serei sábio”; mas estava longe de mim. 24 O que é, está muito longe e excessivamente profundo. Quem pode descobri-lo? 25 Eu me virei, e meu coração procurou saber e procurar, e buscar sabedoria e o esquema das coisas, e saber que a maldade é estupidez, e que a loucura é loucura.
26 Acho mais amarga do que a morte a mulher cujo coração é laços e armadilhas, cujas mãos são correntes. Quem agradar a Deus escapará dela; mas o pecador será ludibriado por ela.
27  “Eis que encontrei isto”, diz o pregador, “um para o outro, para encontrar uma explicação 28 que minha alma ainda procura, mas não encontrei”. Encontrei um homem entre mil, mas não encontrei uma mulher entre todos eles”. 29 Eis que só encontrei isto: que Deus fez o homem reto; mas eles buscam muitas invenções”.