18
A palavra de Yahweh veio até mim novamente, dizendo: “O que você quer dizer, que você usa este provérbio a respeito da terra de Israel, dizendo
“Os pais comeram uvas azedas,
e os dentes das crianças estão no limite”?
“Como eu vivo”, diz o Senhor Javé, “você não usará mais este provérbio em Israel”. Eis que todas as almas são minhas; como a alma do pai, assim também a alma do filho é minha”. A alma que pecar, ele morrerá.
 
“Mas se um homem é justo,
e faz o que é lícito e correto,
e não comeu nas montanhas,
não levantou os olhos para os ídolos da casa de Israel,
não contaminou a esposa de seu vizinho,
não se aproximou de uma mulher em sua impureza,
e não cometeu nenhum erro,
mas restituiu ao devedor seu penhor,
não levou nada por roubo,
deu seu pão para os famintos,
e cobriu a nua com uma peça de vestuário;
aquele que não emprestou a eles com interesse,
não tirou nenhum aumento deles,
que retirou sua mão da iniqüidade,
tem feito verdadeira justiça entre o homem e o homem,
entrou em meus estatutos,
e manteve minhas ordenações,
para lidar verdadeiramente;
ele é justo,
ele certamente viverá”, diz o Senhor Yahweh.
 
10 “Se ele pai um filho que é um ladrão que derrama sangue, e que faz qualquer uma dessas coisas, 11 ou que não faz nenhuma dessas coisas
mas tem comido nos santuários da montanha
e contaminou a esposa de seu vizinho,
O site 12  prejudicou os pobres e necessitados,
foi levado por roubo,
não restaurou a promessa,
e levantou seus olhos para os ídolos,
cometeu abominação,
13 tem emprestado com interesse,
e tem tirado aumento dos pobres,
viverá ele então? Ele não viverá. Ele já fez todas essas abominações. Ele certamente morrerá. Seu sangue estará sobre ele.
14 “ Agora, eis que, se ele pai um filho que vê todos os pecados de seu pai que ele fez, e teme, e não faz o mesmo,
15 que ainda não comeu nas montanhas,
não levantou os olhos para os ídolos da casa de Israel,
não contaminou a esposa de seu vizinho,
16 não cometeu nenhum erro,
não levou nada para se comprometer,
não foi levado por roubo,
mas deu seu pão para os famintos,
e cobriu a nua com uma peça de vestuário;
17 que retirou sua mão dos pobres,
que não tenha recebido juros ou aumento,
executou minhas ordenações,
entrou em meus estatutos;
ele não morrerá pela iniqüidade de seu pai. Ele certamente viverá. 18 Quanto a seu pai, porque ele oprimiu cruelmente, roubou seu irmão e fez o que não é bom entre seu povo, eis que ele morrerá em sua iniqüidade.
19 “No entanto você diz: “Por que o filho não suporta a iniqüidade do pai? Quando o filho tiver feito o que é legal e correto, e tiver cumprido todos os meus estatutos, e os tiver feito, ele certamente viverá. 20 A alma que pecar, ele morrerá. O filho não levará a iniqüidade do pai, nem o pai levará a iniqüidade do filho. A justiça dos justos recairá sobre ele, e a maldade dos ímpios recairá sobre ele.
21 “Mas se o ímpio se converter de todos os seus pecados que cometeu, e guardar todos os meus estatutos, e fizer o que é lícito e correto, certamente viverá. Ele não morrerá. 22 Nenhuma de suas transgressões que ele cometeu será lembrada contra ele. Em sua justiça que ele fez, ele viverá. 23 Tenho algum prazer na morte do ímpio?” diz o Senhor Javé, “e não antes que ele volte de seu caminho, e viva?
24 “Mas quando o justo se afasta de sua justiça e comete iniqüidade, e faz de acordo com todas as abominações que o ímpio faz, deveria ele viver? Nenhuma de suas ações justas que ele tenha feito será lembrada. Em sua transgressão que cometeu, e em seu pecado que cometeu, morrerá neles.
25 “No entanto, você diz: 'O caminho do Senhor não é igual'. Ouça agora, casa de Israel: O meu caminho não é igual? Seus caminhos não são desiguais? 26 Quando o homem justo se afasta de sua justiça, e comete iniqüidade, e morre nela, então ele morre em sua iniqüidade que ele fez. 27 Novamente, quando o homem mau se afasta de sua maldade que cometeu, e faz o que é lícito e correto, ele salvará sua alma viva. 28 Porque ele considera, e se afasta de todas as suas transgressões que cometeu, certamente viverá. Ele não morrerá. 29 No entanto, a casa de Israel diz: “O caminho do Senhor não é justo”. Casa de Israel, não são justos os meus caminhos? Seus caminhos não são injustos?
30  “Portanto, eu vos julgarei, casa de Israel, todos de acordo com seus caminhos”, diz o Senhor Yahweh. “Voltai, e convertei-vos de todas as vossas transgressões, assim a iniqüidade não será a vossa ruína”. 31 Lançai de vós todas as vossas transgressões em que transgredistes; e fazei de vós um coração novo e um espírito novo”. Por que morrereis, casa de Israel? 32 Pois não tenho prazer na morte daquele que morre”, diz o Senhor Yahweh. “Portanto, convertei-vos, e vivei!