25
Yahweh falou com Moisés, dizendo: “Fale com as crianças de Israel, que elas aceitam uma oferta por mim. De todos aqueles cujo coração o faz querer, vocês aceitarão minha oferta. Esta é a oferenda que você receberá deles: ouro, prata, bronze, azul, roxo, escarlate, linho fino, pêlo de cabra, rams' peles tingidas de vermelho, peles de vaca do mar, madeira de *acácia, óleo para a luz, especiarias para o óleo de unção e para o incenso doce, pedras de ônix e pedras a serem colocadas para o éfode e para a couraça. Let elas fazem de mim um santuário, para que eu possa morar entre elas. According a tudo o que vos mostro, o padrão do tabernáculo e o padrão de todos os seus móveis, mesmo assim o fareis.
10 “Eles farão uma arca de madeira de acácia. Seu comprimento será de dois cúbitos e meio, sua largura de um cúbito e meio, e um cúbito e meio de sua altura. 11 “Cobri-la-ão com ouro puro. Cobri-la-á por dentro e por fora, e fará um molde de ouro em torno dela. 12 Você deve fundir quatro anéis de ouro para ele, e colocá-los em seus quatro pés. Dois anéis estarão de um lado e dois anéis do outro. 13  Você deve fazer postes de madeira de acácia, e cobri-los com ouro. 14  Você deverá colocar os postes nas argolas dos lados da arca para carregar a arca. 15 Os postes estarão nos anéis da arca. Eles não serão retirados dela. 16 Você colocará na arca o pacto que eu lhe darei. 17 Você deverá fazer um assento de misericórdia de ouro puro. Dois côvados e meio será seu comprimento, e um côvado e meio sua largura. 18 Você fará dois querubins de ouro martelado. Você deve fazê-los nas duas extremidades do propiciatório. 19 Faça um querubim em uma extremidade, e um querubim na outra extremidade. Você fará o querubim em suas duas extremidades de uma peça com o propiciatório. 20 Os querubins estenderão suas asas para cima, cobrindo o propiciatório com suas asas, com seus rostos voltados um para o outro. Os rostos dos querubins devem estar voltados para o propiciatório. 21 Você colocará o propiciatório em cima da arca, e na arca colocará o pacto que eu lhe darei. 22 Lá eu me encontrarei com vocês, e lhes direi de cima do propiciatório, de entre os dois querubins que estão na arca do pacto, tudo o que eu lhes ordenarei para os filhos de Israel.
23 “Você deve fazer uma mesa de madeira de acácia. Seu comprimento deve ser de dois cúbitos, e sua largura de um côvado, e sua altura de um côvado e meio. 24 “Você deverá cobri-la com ouro puro, e fazer uma moldagem de ouro em torno dela. 25 Você deve fazer uma borda de uma largura de mão em torno dela. Você deve fazer uma moldagem dourada em seu aro ao seu redor. 26  Você deve fazer quatro anéis de ouro para ele, e colocar os anéis nos quatro cantos que estão em seus quatro pés. 27 Os anéis devem estar próximos ao aro, para os lugares onde os postes podem carregar a mesa. 28 Você deverá fazer os postes de madeira de acácia, e cobri-los com ouro, para que a mesa possa ser carregada com eles. 29 Você deverá fazer seus pratos, suas colheres, suas conchas e suas tigelas com as quais poderá derramar oferendas. Fá-los-eis de ouro puro. 30 Colocará sempre o pão da presença sobre a mesa diante de mim.
31 “Você deve fazer um suporte de lâmpada de ouro puro. O suporte da lâmpada deve ser feito de trabalho martelado. Sua base, seu eixo, seus copos, seus botões e suas flores devem ser de uma só peça com ele. 32 There será de seis ramos saindo de seus lados: três ramos da lâmpada saem de um lado, e três ramos da lâmpada saem do outro lado; 33 três copos feitos como flores de amêndoa em um ramo, um botão e uma flor; e três copos feitos como flores de amêndoa no outro ramo, um botão e uma flor, assim para os seis ramos que saem do suporte da lâmpada; 34 e no suporte de lâmpada quatro copos feitos como flores de amêndoa, seus botões e suas flores; 35 e um botão sob dois ramos de uma peça com ele, e um botão sob dois ramos de uma peça com ele, e um botão sob dois ramos de uma peça com ele, para os seis ramos que saem do suporte de lâmpada. 36 Seus botões e seus ramos devem ser de uma só peça com ele, e todos eles um trabalho batido de ouro puro. 37 Você deve fazer suas lâmpadas sete, e elas devem acender suas lâmpadas para dar luz ao espaço à sua frente. 38 Its Os rapés e seus pratos de rapé devem ser de ouro puro. 39 Será feito de um talento de ouro puro, com todos estes acessórios. 40 Veja que você os faça depois de seu padrão, que lhe foi mostrado na montanha.
* 25:5 ou, couro fino 25:10 Um côvado é o comprimento da ponta do dedo médio até o cotovelo no braço de um homem, ou cerca de 18 polegadas ou 46 centímetros. 25:39 Um talento é cerca de 30 kg ou 66 libras ou 965 onças troy