35
Moisés reuniu toda a congregação dos filhos de Israel e disse-lhes: “Estas são as palavras que Javé ordenou, que vocês as façam”. 'Seis dias de trabalho serão feitos, mas no sétimo dia haverá um dia santo para vocês, um sábado de descanso solene para Javé: quem quer que faça qualquer trabalho nele será condenado à morte. Não ateareis fogo em vossas habitações no dia de sábado'”.
Moisés falou a toda a congregação dos filhos de Israel, dizendo: “Isto é o que Javé ordenou, dizendo: 'Recebam de entre vós uma oferta a Javé. Quem tiver um coração disposto, que o traga como oferenda de Javé: ouro, prata, bronze, azul, roxo, escarlate, linho fino, pêlo de cabra, rams' peles tingidas de vermelho, peles de vaca do mar, madeira de acácia, óleo para a luz, especiarias para o óleo de unção e para o incenso doce, pedras de ônix e pedras a serem colocadas para o éfode e para a couraça.
10 “'Deixem vir todo homem sábio entre vocês, e façam tudo o que Yahweh ordenou: 11 o tabernáculo, sua cobertura exterior, seu teto, seus fechos, suas tábuas, suas barras, seus pilares e suas bases; 12 a arca, e seus postes, o banco da misericórdia, o véu da tela; 13 a mesa com seus postes e todas as suas vasilhas, e o pão do show; 14 o suporte da lâmpada também para a luz, com seus vasos, suas lâmpadas e o óleo para a luz; 15 e o altar do incenso com seus postes, o óleo da unção, o incenso doce, a tela para a porta, na porta do tabernáculo; 16 o altar de holocausto, com sua grade de bronze, seus postes e todos os vasos, a bacia e sua base; 17 as dependências do tribunal, seus pilares, suas bases e a tela para a porta do tribunal; 18 os alfinetes do tabernáculo, os alfinetes do tribunal e suas cordas; 19 as vestes finamente trabalhadas para ministrar no lugar santo - as vestes sagradas para Arão, o sacerdote, e as vestes de seus filhos - para ministrar no ofício sacerdotal.’ ”
20 Toda a congregação das crianças de Israel partiu da presença de Moisés. 21 Eles vieram, todos cujo coração o despertou, e todos que seu espírito se dispôs a isso, e trouxeram a oferta de Javé pelo trabalho da Tenda do Encontro, e por todo o seu serviço, e pelas vestes sagradas. 22 Eles vieram, tanto homens como mulheres, tantos quantos eram de bom coração, e trouxeram broches, brincos, anéis de sinalização e pulseiras, todas jóias de ouro; até mesmo todos os homens que ofereceram uma oferta de ouro a Javé. 23 Todos com quem foi encontrado azul, roxo, escarlate, linho fino, cabelo de cabra, peles de carneiros tingidas de vermelho, e peles de vaca do mar, os trouxeram. 24 Todos que ofereceram uma oferta de prata e bronze trouxeram a oferta de Yahweh; e todos com quem foi encontrada madeira de acácia para qualquer trabalho do serviço, trouxeram-na. 25  Todas as mulheres que foram sabiamente fiadas com as mãos, e trouxeram aquilo que tinham fiado: o azul, o roxo, o escarlate, e o linho fino. 26 Todas as mulheres cujo coração as agitava com sabedoria fiaram o cabelo das cabras. 27 As réguas trouxeram as pedras ônix e as pedras a serem colocadas para o éfode e para a couraça; 28 com o tempero e o óleo para a luz, para o óleo de unção e para o incenso doce. 29 Os filhos de Israel trouxeram uma oferta de livre vontade a Javé; todo homem e mulher cujo coração os fez dispostos a trazer para todo o trabalho, que Javé havia ordenado que fosse feito por Moisés.
30 Moisés disse aos filhos de Israel: “Eis que Javé chamou pelo nome Bezalel o filho de Uri, o filho de Hur, da tribo de Judá. 31 Ele o encheu do Espírito de Deus, na sabedoria, no entendimento, no conhecimento e em todo tipo de obra; 32 e para fazer trabalhos hábeis, para trabalhar em ouro, em prata, em bronze, 33 no corte de pedras para fixar, e no entalhe de madeira, para trabalhar em todo tipo de obra hábeis. 34 Ele colocou em seu coração para ensinar, tanto ele como Oholiab, o filho de Ahisamach, da tribo de Dan. 35 Ele os encheu de sabedoria de coração para trabalhar em todos os tipos de artesanato, do gravador, do habilidoso trabalhador e da bordadeira, de azul, roxo, escarlate e linho fino, e do tecelão, mesmo daqueles que fazem qualquer trabalho, e daqueles que fazem trabalhos habilidosos.