38
Ele fez o altar de holocausto de madeira de acácia. Era quadrado. Seu comprimento era de cinco cúbitos,* sua largura era de cinco cúbitos e sua altura de três cúbitos. Ele fez seus chifres em seus quatro cantos. Seus chifres eram de uma só peça com ele, e ele o revestiu com bronze. Ele fez todos os vasos do altar: as panelas, as pás, as bacias, os garfos e as panelas de fogo. Ele fez todos os seus vasos de bronze. Ele fez para o altar uma grade de uma rede de bronze, sob o parapeito em torno dele, chegando a meio caminho para cima. Ele lançou quatro anéis para os quatro cantos da grade de bronze, para serem lugares para os postes. Ele fez os postes de madeira de acácia, e os revestiu com bronze. Colocou os postes nos anéis dos lados do altar, com os quais transportar. Ele o fez oco com tábuas.
Ele fez a bacia de bronze, e sua base de bronze, a partir dos espelhos das ministras que ministraram à porta da Tenda da Reunião.
Ele fez a quadra: para o lado sul, os enforcamentos da quadra eram de linho fino torcido, cem cúbitos; 10 their os pilares eram vinte, e suas bases vinte, de bronze; os ganchos dos pilares e seus filetes eram de prata. 11 Para o lado norte cem côvados, seus pilares vinte, e suas bases vinte, de bronze; os ganchos dos pilares, e seus filetes, de prata. 12  Para o lado ocidental, os ganchos dos pilares e seus filetes eram de cinqüenta côvados, seus pilares dez, e suas bases dez; os ganchos dos pilares, e seus filetes, de prata. 13 For para o lado leste, cinqüenta côvados, 14  para o lado leste, quinze côvados; seus pilares três, e suas bases três; 15 e assim para o outro lado: nesta e naquela mão junto ao portão do pátio, quinze côvados; seus pilares três, e suas bases três. 16 Todos os penduricalhos ao redor da quadra eram de linho fino torcido. 17 As bases para os pilares eram de bronze. Os ganchos dos pilares e seus filetes eram de prata. Suas capitéis eram revestidas de prata. Todos os pilares da quadra tinham faixas prateadas. 18 A tela para o portão da quadra era obra do bordador, de azul, roxo, escarlate e linho fino torcido. Vinte côvados era o comprimento, e a altura ao longo da largura era de cinco côvados, como os enforcamentos da quadra. 19 Their pilares eram quatro, e suas bases quatro, de bronze; seus ganchos de prata, e a sobreposição de suas capitéis, e seus filetes, de prata. 20 Todos os pinos do tabernáculo, e ao redor da quadra, eram de bronze.
21 Estas são as quantidades de materiais utilizados para o tabernáculo, mesmo o Tabernáculo do Testemunho, como foram contados, segundo o mandamento de Moisés, para o serviço dos Levitas, pela mão de Itamar, filho de Aarão, o sacerdote. 22 Bezalel o filho de Uri, o filho de Hur, da tribo de Judá, fez tudo o que Javé ordenou a Moisés. 23 Com ele estava Oholiab, filho de Ahisamach, da tribo de Dan, gravador e artesão, e bordador em azul, em roxo, em escarlate e em linho fino.
24 Todo o ouro que foi usado para o trabalho em todo o trabalho do santuário, mesmo o ouro da oferenda, era de vinte e nove talentos e setecentos e trinta siclos, de acordo com o siclo do santuário. 25 A prata dos que foram contados da congregação foi cem talentos §e mil setecentos e setenta e cinco siclos,* de acordo com o siclo do santuário: 26 uma beka uma cabeça, ou seja, meio siclo, de acordo com o siclo do santuário, para todos aqueles que passaram para aqueles que foram contados, a partir dos vinte anos de idade, para seiscentos e três mil e quinhentos e cinqüenta homens. 27 Os cem talentos§ de prata foram para fundir as tomadas do santuário e as tomadas do véu: cem tomadas para os cem talentos, um talento por tomada. 28 Dos mil setecentos e setenta e cinco siclos, *ele fez ganchos para os pilares, sobrepôs suas capitais e fez filetes para eles. 29 O bronze da oferta foi setenta talentos e dois mil e quatrocentos shekels. 30 Com isto ele fez as bases da porta da Tenda da Reunião, o altar de bronze, a grade de bronze para ele, todos os vasos do altar, 31 as bases ao redor da corte, as bases da porta da corte, todos os pinos do tabernáculo, e todos os pinos ao redor da corte.
* 38:1 Um côvado é o comprimento da ponta do dedo médio até o cotovelo no braço de um homem, ou cerca de 18 polegadas ou 46 centímetros. 38:24 Um talento é cerca de 30 quilos ou 66 libras ou 965 onças troy. 38:24 Um shekel é cerca de 10 gramas ou cerca de 0,32 onças troy. § 38:25 Um talento é cerca de 30 quilos ou 66 libras * 38:25 Um shekel é cerca de 10 gramas ou cerca de 0,35 onças. 38:26 a beka é cerca de 5 gramas ou cerca de 0,175 onças 38:26 Um shekel é cerca de 10 gramas ou cerca de 0,35 onças. § 38:27 Um talento é cerca de 30 quilos ou 66 libras. * 38:28 Um shekel é cerca de 10 gramas ou cerca de 0,35 onças, portanto 1775 shekels é cerca de 17,75 quilos ou cerca de 39 libras. 38:29 Um talento é cerca de 30 quilos ou 66 libras 38:29 70 talentos + 2400 shekels é cerca de 2124 quilos, ou 2.124 toneladas métricas.