4
Moisés respondeu: “Mas eis que eles não acreditarão em mim, nem ouvirão minha voz, pois dirão: 'Javé não vos apareceu'”.
Yahweh disse-lhe: “O que é isso em sua mão?”
Ele disse: “Uma vara”.
Ele disse: “Jogue-o no chão”.
Ele jogou-a no chão, e ela se tornou uma cobra; e Moisés fugiu dela.
Yahweh disse a Moisés: “Estenda sua mão e pegue-a pela cauda”.
Ele estendeu sua mão, pegou-a e se tornou um bastão em sua mão.
“Isto é para que eles possam acreditar que Javé, o Deus de seus pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaac, e o Deus de Jacó, apareceu a você”. Yahweh disse-lhe ainda: “Agora ponha sua mão dentro de seu manto”.
Ele colocou sua mão dentro do manto, e quando a tirou, eis que sua mão era leprosa, branca como a neve.
Ele disse: “Coloque sua mão dentro de seu manto de novo”.
Ele colocou sua mão dentro de seu manto novamente, e quando o tirou de seu manto, eis que ele tinha voltado novamente como sua outra carne.
“Acontecerá, se não acreditarem em você ou não ouvirem a voz do primeiro sinal, que acreditarão na voz do segundo sinal. “Acontecerá, se eles não acreditarem nem mesmo nestes dois sinais ou não escutarem sua voz, que você tomará da água do rio, e a derramará sobre a terra seca. A água que vocês retirarem do rio se tornará sangue na terra seca”.
10 Moisés disse a Javé: “Ó Senhor,* não sou eloqüente, nem antes, nem depois que falastes com vosso servo; pois sou lento de falar e de língua lenta”.
11 Yahweh disse a ele: “Quem fez a boca do homem? Ou quem faz um mudo, ou surdo, ou vendo, ou cego? Não sou eu, Yahweh? 12 Agora, portanto, vá, e eu estarei com sua boca, e lhe ensinarei o que você deve falar”.
13 Moisés disse: “Oh, Senhor, por favor, mande outra pessoa”.
14 A raiva de Javé queimou contra Moisés, e ele disse: “E Arão, seu irmão, o levita? Eu sei que ele pode falar bem. Além disso, eis que ele está saindo ao seu encontro. Quando ele o vir, ele ficará contente em seu coração. 15 Você falará com ele, e colocará as palavras em sua boca. Eu estarei com sua boca, e com a boca dele, e lhe ensinarei o que você deve fazer. 16 Ele será seu porta-voz para o povo. Acontecerá que ele será para você uma boca, e você será para ele como Deus. 17 Tomareis esta vara em vossa mão, com a qual fareis os sinais”.
18 Moisés foi e voltou a Jetro, seu sogro, e lhe disse: “Por favor, deixe-me ir e retornar aos meus irmãos que estão no Egito, e ver se eles ainda estão vivos”.
Jethro disse a Moisés: “Vá em paz”.
19 Yahweh disse a Moisés em Midian: “Vá, volte ao Egito; pois todos os homens que procuraram sua vida estão mortos”.
20 Moisés levou sua esposa e seus filhos, e os colocou em um burro, e voltou para a terra do Egito. Moisés pegou a vara de Deus em sua mão. 21 Yahweh disse a Moisés: “Quando você voltar ao Egito, veja que você faça diante do Faraó todas as maravilhas que coloquei em sua mão, mas eu endurecerei seu coração e ele não deixará o povo ir. 22 Você dirá ao Faraó: 'Javé diz: Israel é meu filho, meu primogênito, 23 e eu lhe disse: “Deixe meu filho ir, para que ele possa me servir;” e você se recusou a deixá-lo ir. Eis que eu matarei seu primogênito””.
24 No caminho em um alojamento, Yahweh conheceu Moisés e quis matá-lo. 25 Então Zipporah pegou uma pedra, cortou o prepúcio de seu filho e o jogou a seus pés; e ela disse: “Certamente você é um noivo de sangue para mim”.
26 Então, ele o deixou em paz. Então ela disse: “Você é um noivo de sangue”, por causa da circuncisão.
27 Yahweh disse a Aaron: “Vá para o deserto para encontrar Moisés”.
Ele foi e o encontrou na montanha de Deus, e o beijou. 28 Moisés contou a Arão todas as palavras de Javé com as quais ele o havia enviado e todos os sinais com os quais ele o havia instruído. 29 Moisés e Aarão foram e reuniram todos os anciãos dos filhos de Israel. 30 Arão falou todas as palavras que Javé havia dito a Moisés, e fez os sinais aos olhos do povo. 31 O povo acreditou, e quando ouviram que Javé havia visitado os filhos de Israel, e que ele havia visto a aflição deles, então eles curvaram a cabeça e adoraram.
* 4:10 A palavra traduzida “Senhor” é “Adonai”.