40
Yahweh falou a Moisés, dizendo: “No primeiro dia do primeiro mês você levantará o tabernáculo da Tenda da Reunião. Você colocará a arca do convênio nela, e examinará a arca com o véu. Você deverá trazer a mesa, e colocar em ordem as coisas que nela estão. Você deverá trazer o suporte da lâmpada, e acender suas lâmpadas. Você colocará o altar dourado para incenso diante da arca do convênio, e colocará a cortina da porta para o tabernáculo.
“Você deverá colocar o altar de holocausto diante da porta do tabernáculo da Tenda da Reunião. “Você deverá colocar a bacia entre a Tenda da Reunião e o altar, e nela deverá colocar água. Você deverá erguer a quadra ao redor dela e pendurar a tela do portão da quadra.
“Você tomará o óleo da unção, ungirá o tabernáculo e tudo o que há nele, e o santificará, e todos os seus móveis, e ele será santo. 10 Você ungirá o altar de holocausto, com todos os seus vasos, e santificará o altar, e o altar será santíssimo. 11  Você ungirá a bacia e sua base, e a santificará.
12 “Você deverá levar Aarão e seus filhos à porta da Tenda da Reunião, e lavá-los com água. 13  Vestirás Arão com as vestes sagradas; e o ungirás, e o santificarás, para que ele possa ministrar-me no ofício sacerdotal. 14 Trarás seus filhos e lhes porás túnicas. 15 Ungi-los-eis, como ungistes o pai deles, para que possam ministrar a mim no ofício sacerdotal. A unção deles será para eles para um sacerdócio eterno através de suas gerações”. 16 Moisés o fez. De acordo com tudo o que Iavé lhe ordenou, assim ele o fez.
17 No primeiro mês do segundo ano, no primeiro dia do mês, o tabernáculo foi levantado. 18 Moisés levantou o tabernáculo, colocou suas bases, montou suas tábuas, colocou suas barras e ergueu seus pilares. 19 Ele estendeu a cobertura sobre a tenda, e colocou o teto do tabernáculo acima dela, como Yahweh ordenou a Moisés. 20 Ele tomou e colocou o pacto na arca, e colocou as varas sobre a arca, e colocou o assento de misericórdia acima sobre a arca. 21 Ele trouxe a arca para dentro do tabernáculo, e colocou o véu da tela, e examinou a arca do pacto, como Yahweh ordenou a Moisés. 22 Ele colocou a mesa na Tenda da Reunião, no lado norte do tabernáculo, do lado de fora do véu. 23  Colocou o pão em ordem nela antes de Yahweh, como Yahweh ordenou a Moisés. 24 Ele colocou o suporte da lâmpada na Tenda do Meeting, no lado oposto à mesa, no lado sul do tabernáculo. 25 Ele acendeu as lâmpadas antes de Yahweh, como Yahweh ordenou a Moisés. 26 Ele colocou o altar dourado na Tenda da Reunião diante do véu; 27 e queimou incenso de especiarias doces sobre ele, como Yahweh ordenou a Moisés. 28 Ele colocou a tela da porta para o tabernáculo. 29 Ele colocou o altar de holocausto na porta do tabernáculo da Tenda da Reunião, e ofereceu sobre ele a oferta queimada e a oferta de refeição, como Yahweh ordenou a Moisés. 30 Ele colocou a bacia entre a Tenda da Reunião e o altar, e colocou água nela, com a qual lavar. 31 Moisés, Arão e seus filhos lavaram ali suas mãos e seus pés. 32 Quando entraram na Tenda da Reunião, e quando chegaram perto do altar, lavaram-se, como Yahweh ordenou a Moisés. 33 Ele levantou a corte ao redor do tabernáculo e do altar e ergueu a tela da porta da corte. Assim, Moisés terminou o trabalho.
34 Então a nuvem cobriu a Tenda da Reunião, e a glória de Yahweh encheu o tabernáculo. 35 Moisés não pôde entrar na Tenda da Reunião, porque a nuvem permaneceu sobre ela, e a glória de Javé encheu o tabernáculo. 36 Quando a nuvem foi levantada de cima do tabernáculo, os filhos de Israel seguiram em frente, durante todas as suas viagens; 37 mas se a nuvem não foi levantada, então eles não viajaram até o dia em que foi levantada. 38 Pois a nuvem de Javé estava sobre o tabernáculo de dia, e havia fogo na nuvem à noite, à vista de toda a casa de Israel, ao longo de todas as suas jornadas.