21
Yahweh visitou Sarah como ele havia dito, e Yahweh fez com Sarah como ele havia falado. Sara concebeu, e deu a Abraão um filho em sua velhice, na época em que Deus lhe havia falado. Abraão chamou seu filho que nasceu para ele, que Sara lhe deu à luz, Isaque. * Abraão circuncidou seu filho, Isaac, quando tinha oito dias de idade, como Deus lhe ordenara. Abraão tinha cem anos de idade quando seu filho, Isaac, nasceu para ele. Sara disse: “Deus me fez rir”. Todos os que ouvem vão rir comigo”. Ela disse: “Quem teria dito a Abraão que Sara iria cuidar das crianças? Pois eu lhe dei à luz um filho na sua velhice”.
A criança cresceu e foi desmamada. Abraão fez um grande banquete no dia em que Isaac foi desmamado. Sara viu o filho de Agar, o egípcio, que ela havia carregado para Abraão, zombando. 10 Por isso ela disse a Abraão: “Expulsem este servo e seu filho! Pois o filho deste servo não será herdeiro com meu filho, Isaac”.
11  A coisa foi muito dolorosa aos olhos de Abraão por causa de seu filho. 12 Deus disse a Abraão: “Não deixe que seja doloroso aos seus olhos por causa do menino, e por causa de seu servo. Em tudo o que Sara lhe diz, escute a voz dela. Pois sua prole será nomeada através de Isaac. 13 Farei também uma nação do filho do servo, porque ele é seu filho”. 14 Abraão levantou-se de manhã cedo, tomou pão e um recipiente com água, e deu-o a Agar, colocando-o no ombro dela; e deu-lhe a criança e a mandou embora. Ela partiu, e vagueou pelo deserto de Beersheba. 15 A água do recipiente foi gasta, e ela colocou a criança debaixo de um dos arbustos. 16 Ela foi e se sentou em frente a ele, de uma boa maneira, a um tiro de arco. Pois ela disse: “Não me deixe ver a morte da criança”. Ela sentou-se diante dele, levantou sua voz e chorou. 17 Deus ouviu a voz do menino.
O anjo de Deus chamou a Hagar do céu e disse-lhe: “O que te incomoda, Hagar? Não tenha medo. Pois Deus ouviu a voz do menino onde ele está. 18 Levante-se, levante o menino e segure-o com sua mão. Pois eu farei dele uma grande nação”.
19 Deus lhe abriu os olhos, e ela viu um poço de água. Ela foi, encheu o recipiente com água e deu ao menino uma bebida.
20 Deus estava com o menino, e ele cresceu. Ele viveu no deserto, e à medida que crescia, tornou-se um arqueiro. 21 Ele viveu no deserto de Paran. Sua mãe arranjou uma esposa para ele fora da terra do Egito.
22 Naquela época, Abimelech e Phicol, o capitão de seu exército, falaram com Abraão, dizendo: “Deus está com você em tudo o que você faz”. 23 Agora, portanto, jurem-me aqui por Deus que não vão lidar falsamente comigo, nem com meu filho, nem com o filho de meu filho. Mas de acordo com a bondade que te fiz, tu me farás a mim e à terra em que viveste como estrangeiro”.
24 Abraham disse: “Eu juro”. 25 Abraham reclamou com Abimelech por causa de um poço de água, que os criados de Abimelech haviam tirado violentamente. 26 Abimelech disse: “Eu não sei quem fez isto. Você não me disse, e eu não ouvi falar até hoje”.
27 Abraham levou ovelhas e gado, e os deu a Abimelech. Esses dois fizeram um pacto. 28 Abraão estabeleceu sete ovelhas do rebanho por conta própria. 29 Abimelech disse a Abraão: “O que significam estas sete ovelhas, que vocês estabeleceram por si mesmos”?
30 Ele disse: “Você tirará estas sete ovelhas da minha mão, para que possa ser uma testemunha para mim, que eu cavei este poço”. 31 Por isso ele chamou aquele lugar de Beersheba, porque ambos fizeram um juramento lá. 32 Então, fizeram um pacto em Beersheba. Abimelech levantou-se com Fícol, o capitão de seu exército, e eles voltaram para a terra dos filisteus. 33 Abraão plantou uma árvore de tamargueira em Beersheba, e lá ele invocou o nome de Yahweh, o Deus Eterno. 34 Abraão viveu como um estrangeiro na terra dos filisteus por muitos dias.
* 21:3 Isaac significa “Ele ri”. 21:31 Beersheba pode significar “poço do juramento” ou “poço dos sete”.