4
O homem conhecia *Eve, sua esposa. Ela concebeu, e deu à luz a Caim, e disse: “Consegui um homem com a ajuda de Javé”. Novamente ela deu à luz, ao irmão de Caim, Abel. Abel era um criador de ovelhas, mas Caim era um lavrador do solo. Com o passar do tempo, Caim trouxe uma oferta a Javé a partir do fruto do solo. Abel também trouxe alguns dos primogênitos de seu rebanho e de sua gordura. Javé respeitava Abel e sua oferenda, mas não respeitava Caim e sua oferenda. Caim ficou muito zangado, e a expressão em seu rosto caiu. Yahweh disse a Caim: “Por que você está com raiva? Por que a expressão de seu rosto caiu? Se você se sair bem, ela não será levantada? Se você não se sair bem, o pecado se agacha à porta. Seu desejo é para você, mas você deve governar sobre ele”. Caim disse a Abel, seu irmão: “Vamos para o campo”. Enquanto estavam no campo, Caim se levantou contra Abel, seu irmão, e o matou.
Yahweh disse a Caim: “Onde está Abel, seu irmão?”
Ele disse: “Eu não sei. Sou o guardião do meu irmão”?
10 Yahweh disse: “O que você fez? A voz do sangue de seu irmão chora para mim desde o chão. 11 Agora você está amaldiçoado por causa do chão, que abriu sua boca para receber o sangue de seu irmão de sua mão. 12 De agora em diante, quando você lavrar o chão, ele não lhe dará sua força. Você será um fugitivo e um vagabundo na terra”.
13 Caim disse a Javé: “Meu castigo é maior do que eu posso suportar”. 14 Eis que hoje você me expulsou da superfície do solo. Estarei escondido de seu rosto e serei um fugitivo e um vagabundo na terra”. Quem me encontrar, me matará”.
15 Yahweh disse-lhe: “Portanto, quem matar Caim, será vingado sete vezes”. Yahweh apontou um sinal para Caim, para que quem o encontrasse não o atingisse.
16 Caim deixou a presença de Iavé e viveu na terra de Nod, a leste do Éden. 17 Caim conheceu sua esposa. Ela concebeu, e deu à luz a Enoque. Ele construiu uma cidade e deu à cidade o nome de seu filho Enoque. 18 Irad nasceu para Enoque. Irad tornou-se o pai de Mehujael. Mehujael tornou-se o pai de Methushael. Methushael se tornou o pai de Lamech. 19 Lamech teve duas esposas: a primeira chamava-se Adah, e a segunda Zillah. 20 Adah deu à luz a Jabal, que era o pai daqueles que moram em barracas e têm gado. 21 O nome de seu irmão era Jubal, que era o pai de todos os que manuseiam a harpa e o cachimbo. 22 Zillah também deu à luz Tubal Cain, o falsificador de cada instrumento de corte de bronze e ferro. A irmã de Tubal Cain era Naamah. 23 Lamech disse a suas esposas,
“Adah e Zillah, ouçam minha voz.
Vós, esposas de Lamech, escutai meu discurso,
pois matei um homem por me ter ferido,
um jovem por me machucar.
24 Se Cain será vingado sete vezes,
verdadeiramente Lamech setenta e sete vezes”.
25 Adam conheceu sua esposa novamente. Ela deu à luz um filho e o nomeou Seth, dizendo: “pois Deus me deu outro filho ao invés de Abel, pois Caim o matou”. 26 Um filho também nasceu para Seth, e ele lhe deu o nome de Enosh. Naquela época, os homens começaram a invocar o nome de Javé.
* 4:1 ou, deitar com, ou, ter relações com 4:1 ou, ficou grávida