10
Pois a lei, tendo uma sombra do bem a vir, não a própria imagem das coisas, nunca poderá com os mesmos sacrifícios ano após ano, que eles oferecem continuamente, aperfeiçoar aqueles que se aproximam. Ou então não teriam deixado de ser oferecidos, porque os adoradores, uma vez limpos, não teriam tido mais consciência dos pecados? Mas nesses sacrifícios há uma lembrança anual dos pecados. Pois é impossível que o sangue de touros e caprinos tire os pecados. Portanto, quando ele vem ao mundo, diz ele,
“Você não desejava sacrifício e oferta,
mas você preparou um corpo para mim.
Você não teve prazer em holocaustos e sacrifícios inteiros pelo pecado.
Então eu disse: 'Eis que eu vim (no rolo do livro está escrito a meu respeito)
para fazer tua vontade, ó Deus”.
Previously dizendo: “Sacrifícios e ofertas e holocaustos inteiros e sacrifícios pelo pecado que você não desejou, nem teve prazer neles” (aqueles que são oferecidos de acordo com a lei), então ele disse: “Eis que eu vim para fazer a sua vontade”. Ele tira o primeiro, para estabelecer o segundo, 10 pelo qual teremos sido santificados através da oferta do corpo de Jesus Cristo de uma vez por todas.
11 Cada sacerdote de fato permanece de pé dia após dia servindo e oferecendo muitas vezes os mesmos sacrifícios, que nunca podem tirar os pecados, 12 mas ele, quando ofereceu um sacrifício pelos pecados para sempre, sentou-se à direita de Deus, 13 a partir daquele momento, esperando até que seus inimigos fossem feitos o escabelo dos pés. 14 Pois por uma oferta ele aperfeiçoou para sempre aqueles que estão sendo santificados. 15 O Espírito Santo também nos testifica, pois depois de dizer,
16 “Este é o convênio que farei com eles
depois daqueles dias”, diz o Senhor,
“Vou colocar minhas leis no coração deles,
Também vou escrevê-los em sua mente”.
então ele diz,
17  “Não me lembrarei mais de seus pecados e suas iniqüidades”.
18 Agora, onde há remissão destes, não há mais oferta pelo pecado.
19 Tendo portanto, irmãos, a audácia de entrar no lugar santo pelo sangue de Jesus, 20 pelo caminho que ele nos dedicou, um caminho novo e vivo, através do véu, ou seja, sua carne, 21 e tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus, os 22 let se aproximam com um coração verdadeiro em plenitude de fé, tendo nosso coração salpicado de uma consciência má e tendo nosso corpo lavado com água pura, os 23 let mantêm firme a confissão de nossa esperança sem vacilar; pois aquele que prometeu é fiel.
24 Let considera como provocar uns aos outros ao amor e às boas obras, 25 não abandonando nossa própria montagem, como é costume de alguns, mas exortando uns aos outros, e tanto mais quanto você vê que o Dia se aproxima.
26 Pois se pecarmos voluntariamente após termos recebido o conhecimento da verdade, não resta mais um sacrifício pelos pecados, 27 mas uma certa expectativa temerosa de julgamento, e uma ferocidade de fogo que devorará os adversários. 28 Um homem que desrespeita a lei de Moisés, morre sem compaixão pela palavra de duas ou três testemunhas. 29 Quão pior castigo você acha que ele será julgado digno de quem pisou o Filho de Deus, e contou o sangue do pacto com o qual foi santificado uma coisa profana, e insultou o Espírito de graça? 30 Pois nós conhecemos aquele que disse: “A vingança me pertence”. Eu retribuirei”, diz o Senhor. Mais uma vez, “O Senhor julgará seu povo”. 31 É uma coisa temerosa cair nas mãos do Deus vivo.
32 Mas lembre-se dos dias anteriores, nos quais, depois de iluminado, você passou por uma grande luta contra o sofrimento: 33 em parte, sendo exposto tanto a reprovações quanto a opressões, e em parte, tornando-se partícipe daqueles que foram tratados assim. 34 Pois ambos tiveram compaixão de mim em minhas correntes e aceitaram com alegria a pilhagem de seus bens, sabendo que têm para si mesmos um bem melhor e um bem duradouro nos céus. 35 Portanto, não joguem fora sua ousadia, que tem uma grande recompensa. 36 Pois você precisa de perseverança para que, tendo feito a vontade de Deus, possa receber a promessa.
37 “Em muito pouco tempo,
Aquele que vier virá e não esperará.
38 Mas o justo viverá pela fé.
Se ele se retrai, minha alma não tem prazer nele”.
39  Mas não somos daqueles que se encolhem de volta à destruição, mas daqueles que têm fé na salvação da alma.
10:7 10:7 10:16 10:16 10:17 10:17 10:30 10:30 10:30 10:30 10:38 10:38