2
Portanto, devemos prestar mais atenção às coisas que foram ouvidas, para que talvez não nos afastemos. Pois se a palavra falada através dos anjos se mostrou firme, e toda transgressão e desobediência recebeu uma justa penalidade, como escaparemos se negligenciamos uma salvação tão grande - que no início foi falada através do Senhor, foi-nos confirmada por aqueles que ouviram, Deus também testemunhando com eles, tanto por sinais e prodígios, por várias obras de poder, como por dons do Espírito Santo, de acordo com sua própria vontade?
Pois ele não sujeitou o mundo a vir, do qual falamos, a anjos. Mas alguém já testemunhou em algum lugar, dizendo,
“O que é o homem, que você pensa dele?
Ou o filho do homem, que você se importa com ele?
Você o fez um pouco mais baixo do que os anjos.
Você o coroou com glória e honra. *
Você colocou todas as coisas em sujeição debaixo de seus pés”.
Pois, ao submeter tudo a ele, ele não deixou nada que não lhe fosse submetido. Mas agora nós ainda não vemos todas as coisas a ele submetidas. Mas vemos aquele que foi feito um pouco inferior aos anjos, Jesus, por causa do sofrimento da morte coroada de glória e honra, que pela graça de Deus ele deve provar da morte para todos.
10 Pois tornou-se ele, para quem são todas as coisas e através de quem são todas as coisas, ao trazer muitas crianças à glória, para fazer o autor de sua salvação perfeita através dos sofrimentos. 11 Pois tanto aquele que santifica como aqueles que são santificados são todos de um só, pelo que não tem vergonha de chamá-los de irmãos, 12 dizendo,
“Vou declarar seu nome aos meus irmãos.
Entre a congregação, cantarei seus louvores”.
13 Mais uma vez, “depositarei minha confiança nele”. Novamente, “Eis-me aqui com as crianças que Deus me deu”. 14 Desde então as crianças têm compartilhado em carne e osso, ele próprio também compartilhou da mesma maneira, para que através da morte ele pudesse trazer a nada aquele que tinha o poder da morte, ou seja, o diabo, 15 e pudesse libertar todos aqueles que, por medo da morte, estiveram toda a vida sujeitos à escravidão. 16 Com certeza, ele não dá ajuda aos anjos, mas dá ajuda à descendência de Abraão. 17 Portanto, ele foi obrigado em todas as coisas a ser feito como seus irmãos, para que pudesse tornar-se um misericordioso e fiel sumo sacerdote nas coisas pertencentes a Deus, para fazer expiação pelos pecados do povo. 18 Pois ele mesmo sofreu ao ser tentado, ele é capaz de ajudar aqueles que são tentados.
* 2:7 TR acrescenta “e ponha-o sobre as obras de suas mãos”. 2:8 Salmo 8:4-6 2:12 Salmo 22:22 2:13 Isaías 8:18 2:16 ou, semente