2
Ficarei de pé no meu relógio e me colocarei nas muralhas, e olharei para ver o que ele me dirá, e o que responderei a respeito de minha reclamação.
Yahweh me respondeu: “Escreva a visão, e torne-a clara em comprimidos, para que aquele que corre possa lê-la. Pois a visão ainda é para o tempo designado, e se apressa para o final, e não se revelará falsa. Embora leve tempo, espere por ela, porque com certeza ela virá. Não vai demorar. Eis que sua alma está ensoberbecida. Não está erguida nele, mas o justo viverá por sua fé. Sim, além disso, o vinho é traiçoeiro: um homem arrogante que não fica em casa, que alarga seu desejo como Sheol; *ele é como a morte e não pode ser satisfeito, mas reúne para si todas as nações e amontoa para si todos os povos.
Não se trata de uma parábola contra ele e de um provérbio zombador contra ele e dizer: “Ai daquele que aumenta o que não é dele e que se enriquece com extorsão! Quanto tempo? Seus devedores não se levantarão de repente, e acordarão aqueles que o fazem tremer, e você será sua vítima? Como vocês saquearam muitas nações, todos os remanescentes dos povos saquearão vocês por causa do sangue dos homens, e pela violência feita à terra, à cidade e a todos os que nela habitam.
Ai daquele que obtém um ganho maléfico para sua casa, para que ponha seu ninho no alto, para que seja libertado da mão do mal! 10 Você criou vergonha para sua casa, cortando muitos povos, e pecou contra sua alma. 11 Pois a pedra gritará para fora da parede, e a viga para fora da madeira lhe responderá.
12 Ai daquele que constrói uma cidade com sangue, e estabelece uma cidade pela iniqüidade! 13 Eis que não é de Javé dos Exércitos que os povos trabalham para o fogo, e as nações se cansam de vaidade? 14 Pois a terra será preenchida com o conhecimento da glória de Javé, pois as águas cobrem o mar.
15 “Ai daquele que dá de beber ao seu vizinho, derramando seu vinho inflamado até que ele esteja bêbado, para que você possa olhar para seus corpos nus! 16 Você está cheio de vergonha, e não de glória. Você também beberá e será exposto! A taça da mão direita de Javé virá até você, e a desgraça cobrirá sua glória. 17 Pois a violência feita ao Líbano vos esmagará, e a destruição dos animais vos aterrorizará, por causa do sangue dos homens e pela violência feita à terra, a cada cidade e aos que nelas habitam.
18 “Que valor tem a imagem gravada, que seu criador a gravou; a imagem fundida, até mesmo o professor de mentiras, que aquele que modela sua forma confia nela, para fazer ídolos mudos? 19 Ai daquele que diz à madeira: “Despertai!” ou à pedra muda: “Levantai-vos!”. Será que isto vai ensinar? Eis que está revestida de ouro e prata, e não há nenhum fôlego dentro dela. 20 Mas Yahweh está em seu templo sagrado. Que toda a terra fique em silêncio diante dele”!
* 2:5 O Sheol é o lugar dos mortos.