A Carta de James
1
James, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo,* às doze tribos que estão na Dispersão: Saudações.
Conte com toda a alegria, meus irmãos, quando você cair em várias tentações, sabendo que o teste de sua fé produz a resistência. Deixem que a resistência tenha seu trabalho perfeito, para que vocês possam ser perfeitos e completos, sem nada.
Mas se algum de vocês não tiver sabedoria, que peça a Deus, que dá a todos liberalmente e sem repreensão, e ela lhe será dada. Mas que peça com fé, sem qualquer dúvida, pois quem duvida é como uma onda do mar, impulsionada pelo vento e atirada. Pois aquele homem não deve pensar que receberá nada do Senhor. Ele é um homem de dupla mente, instável em todos os seus modos.
Let o irmão em circunstâncias humildes se gloria em sua alta posição; 10 e o rico, em que se torna humilde, porque como a flor na grama, ele falecerá. 11 Pois o sol nasce com o vento abrasador e murcha a grama; e a flor nela cai, e a beleza de sua aparência perece. Assim, o homem rico também se desvanecerá em suas perseguições.
12 Bendito é uma pessoa que suporta a tentação, pois quando for aprovado, receberá a coroa da vida que o Senhor prometeu àqueles que o amam.
13 Que nenhum homem diga quando for tentado, “Eu sou tentado por Deus”, pois Deus não pode ser tentado pelo mal, e ele mesmo não tenta ninguém. 14 Mas cada um é tentado quando é atraído por sua própria luxúria e seduzido. 15 Então a luxúria, quando concebida, carrega o pecado. O pecado, quando está em pleno crescimento, produz a morte. 16 Não se deixem enganar, meus amados irmãos. 17 Todo dom bom e todo dom perfeito vem de cima, vindo do Pai das luzes, com o qual não pode haver variação nem sombra que se transforma. 18 De sua própria vontade, ele nos deu à luz pela palavra da verdade, que devemos ser uma espécie de primícias de suas criaturas.
19 Portanto, meus amados irmãos, que cada homem seja rápido a ouvir, lento a falar e lento a irar-se; 20 pois a raiva do homem não produz a justiça de Deus. 21 Portanto, afastando toda imundícia e transbordamento de maldade, recebam com humildade a palavra implantada, que é capaz de salvar suas almas.
22 Mas sejam fazedores da palavra, e não apenas ouvintes, iludindo a si mesmos. 23 Pois se alguém é um ouvinte da palavra e não um fazedor, é como um homem olhando seu rosto natural em um espelho; 24 pois ele se vê, e vai embora, e imediatamente esquece que tipo de homem ele era. 25 Mas aquele que olha para a lei perfeita da liberdade e continua, não sendo um ouvinte que esquece, mas um executor do trabalho, este homem será abençoado no que ele faz.
26 Se alguém entre vocês se julga religioso enquanto não se refreia, mas engana seu coração, a religião deste homem é inútil. 27  A religião pura e imaculada diante de nosso Deus e Pai é esta: visitar os órfãos e as viúvas em sua aflição, e manter a si mesmo sem ser manchado pelo mundo.
* 1:1 “Cristo” significa “Ungido”. 1:21 ou, preservar sua vida.