3
Que não sejam muitos de vocês professores, meus irmãos, sabendo que receberemos um julgamento mais pesado. Pois todos nós tropeçamos em muitas coisas. Quem não tropeça em palavras é uma pessoa perfeita, capaz de refrear todo o corpo também. De fato, colocamos pedaços na boca dos cavalos para que eles nos obedeçam, e nós guiamos seu corpo inteiro. Veja,* os navios também, apesar de serem tão grandes e serem movidos por ventos fortes, ainda são guiados por um leme muito pequeno, onde quer que o piloto deseje. Portanto, a língua também é um pequeno membro, e ostenta grandes coisas. Veja como um pequeno fogo pode se espalhar para uma grande floresta! E a língua é uma fogueira. O mundo da iniqüidade entre nossos membros é a língua, que profana todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é incendiada pela Geena. Para todo tipo de animal, pássaro, coisa rasteira e criatura do mar é domada, e foi domada pela humanidade; mas ninguém pode domar a língua. É um mal inquieto, cheio de veneno mortal. Com ele abençoamos nosso Deus e Pai, e com ele amaldiçoamos os homens que são feitos à imagem de Deus. 10 Da mesma boca sai a bênção e a maldição. Meus irmãos, estas coisas não deveriam ser assim. 11 Será que da mesma abertura sai uma fonte de água fresca e amarga? 12 Uma figueira, meus irmãos, pode produzir azeitonas, ou uma videira figos? Assim, nenhuma fonte produz tanto água salgada quanto água doce.
13 Quem é sábio e compreensivo entre vocês? Deixem-no mostrar por sua boa conduta que seus atos são feitos com gentileza e sabedoria. 14 Mas se você tem ciúmes amargos e ambição egoísta em seu coração, não se vanglorie e não minta contra a verdade. 15 Esta sabedoria não é aquela que vem de cima, mas é terrena, sensual e demoníaca. 16 Pois onde há ciúme e ambição egoísta, há confusão e todo ato maligno. 17 Mas a sabedoria que vem de cima é primeiro pura, depois pacífica, gentil, razoável, cheia de misericórdia e bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. 18 Agora o fruto da retidão é semeado em paz por aqueles que fazem a paz.
* 3:4 “Eis”, de “ἰδοὺ”, significa olhar, observar, observar, ver ou contemplar. É freqüentemente usado como uma interjeição. 3:6 ou, Inferno