21
Depois destas coisas, Jesus revelou-se novamente aos discípulos no mar de Tiberíades. Ele se revelou desta maneira. Simão Pedro, Tomé chamado Didymus, *Natanael de Caná na Galiléia, e os filhos de Zebedeu, e outros dois de seus discípulos estavam juntos. Simão Pedro disse-lhes: “Eu vou pescar”.
Eles lhe disseram: “Nós também vamos com você”. Eles saíram imediatamente e entraram no barco. Naquela noite, eles não pegaram nada. Mas quando o dia já havia chegado, Jesus estava na praia; no entanto, os discípulos não sabiam que era Jesus. Jesus então lhes disse: “Crianças, têm algo para comer?”.
Eles lhe responderam: “Não”.
Ele disse-lhes: “Lancem a rede no lado direito do barco, e encontrarão alguma”.
Eles o lançaram, portanto, e agora não conseguiram atraí-lo para a multidão de peixes. Aquele discípulo, portanto, a quem Jesus amava disse a Pedro: “É o Senhor!
Assim, quando Simon Peter ouviu que era o Senhor, envolveu seu casaco (pois estava nu), e se jogou no mar. Mas os outros discípulos vieram no pequeno barco (pois não estavam longe da terra, mas a cerca de duzentos cúbitos de distância), arrastando a rede cheia de peixes. Então, quando saíram em terra, viram um fogo de brasas ali, com o peixe e o pão colocados sobre ele. 10 Jesus disse-lhes: “Tragam alguns dos peixes que acabaram de pescar”.
11 Simon Peter subiu, e puxou a rede para terra, cheia de cento e cinqüenta e três grandes peixes. Mesmo sendo tantos, a rede não foi rasgada.
12 Jesus disse a eles: “Venham e tomem o café da manhã!
Nenhum dos discípulos ousou perguntar-lhe: “Quem é você?” sabendo que era o Senhor.
13 Então Jesus veio e levou o pão, deu a eles, e o peixe também. 14 Esta é agora a terceira vez que Jesus é revelado a seus discípulos, depois de ter ressuscitado dos mortos. 15 Então, quando eles tinham tomado o café da manhã, Jesus disse a Simão Pedro: “Simão, filho de Jonas, você me ama mais do que estes?”.
Ele lhe disse: “Sim, Senhor; Vós sabeis que tenho afeto por vós”.
Ele lhe disse: “Alimente meus cordeiros”. 16 Ele disse a ele uma segunda vez: “Simon, filho de Jonas, você me ama?”
Ele lhe disse: “Sim, Senhor; Vós sabeis que tenho afeto por vós”.
Ele lhe disse: “Cuide das minhas ovelhas”. 17 Ele disse a ele pela terceira vez: “Simon, filho de Jonas, você tem carinho por mim?”
Peter ficou triste porque perguntou a ele pela terceira vez: “Você tem carinho por mim”? Ele disse a ele: “Senhor, tu sabes tudo. Tu sabes que eu tenho afeto por ti”.
Jesus lhe disse: “Alimente minhas ovelhas”. 18  Certamente eu lhe digo, quando você era jovem, você se vestia e caminhava onde queria. Mas quando você for velho, estenderá suas mãos, e outro o vestirá e o levará para onde você não quer ir”.
19 Agora ele disse isto, significando com que tipo de morte ele glorificaria a Deus. Quando ele disse isto, disse-lhe: “Siga-me”.
20 Então Pedro, voltando-se, viu um discípulo seguindo-o. Este era o discípulo que Jesus amava, aquele que também havia se apoiado no peito de Jesus no jantar e perguntou: “Senhor, quem te vai trair? 21 Pedro, vendo-o, disse a Jesus: “Senhor, que dizer deste homem?”.
22 Jesus lhe disse: “Se eu desejo que ele fique até eu vir, o que é isso para você? Você me segue”. 23 Este ditado, portanto, saiu entre os irmãos que este discípulo não iria morrer. Mas Jesus não lhe disse que ele não morreria, mas: “Se eu desejo que ele fique até que eu venha, o que é isso para você”?
24 Este é o discípulo que testemunha sobre estas coisas, e escreveu estas coisas. Sabemos que sua testemunha é verdadeira. 25  Há também muitas outras coisas que Jesus fez, que se todas elas fossem escritas, suponho que nem mesmo o próprio mundo teria espaço para os livros que seriam escritos.
* 21:2 ou, Twin 21:8 200 cúbitos são cerca de 100 jardas ou cerca de 91 metros