10
Agora, depois destas coisas, o Senhor também nomeou setenta outros setenta, e os enviou dois a dois à sua frente* para cada cidade e lugar onde ele estava prestes a vir. Então ele lhes disse: “A colheita é realmente abundante, mas os operários são poucos. Portanto, orem ao Senhor da colheita, para que ele possa enviar operários para sua colheita. Siga seus caminhos. Eis que eu vos envio como cordeiros entre lobos. Não carregue bolsa, nem carteira, nem sandálias. Não cumprimentem ninguém no caminho. Em qualquer casa em que você entrar, diga primeiro: “Que a paz esteja com esta casa”. Se um filho da paz estiver lá, sua paz descansará sobre ele; mas se não estiver, ela voltará para você. Permaneça naquela mesma casa, comendo e bebendo as coisas que eles dão, pois o trabalhador é digno de seu salário. Não vá de casa em casa. Em qualquer cidade que você entre e eles o recebam, coma as coisas que lhe são colocadas diante de você. Cure os doentes que estão lá e diga-lhes: “O Reino de Deus chegou perto de você”. 10  Mas em qualquer cidade em que você entrar e eles não o receberem, saia para suas ruas e diga, 11  'Mesmo o pó de sua cidade que se agarra a nós, nós limpamos contra você'. No entanto, saiba que o Reino de Deus se aproximou de você'. 12  Digo-lhes, será mais tolerável naquele dia para Sodoma do que para aquela cidade.
13  “Woe to you, Chorazin! Ai de você, Bethsaida! Pois se as obras poderosas tivessem sido feitas em Tyre e Sidon que foram feitas em você, eles já se teriam arrependido há muito tempo, sentados em saco e cinzas. 14  Mas será mais tolerável para Tyre e Sidon no julgamento do que para você. 15  Você, Cafarnaum, que está exaltado ao céu, será levado para o Hades. 16  Quem vos ouve, ouve-me, e quem vos rejeita, rejeita-me a mim. Quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou”.
17 Os setenta retornaram com alegria, dizendo: “Senhor, até os demônios estão sujeitos a nós em teu nome”!
18 Ele disse a eles: “Eu vi Satanás ter caído do céu como um raio. 19  Eis que vos dou autoridade para pisar serpentes e escorpiões, e sobre todo o poder do inimigo”. Nada lhe fará mal de forma alguma. 20  No entanto, não se alegrem com isso, que os espíritos estão sujeitos a vocês, mas alegrem-se que seus nomes estão escritos no céu”.
21 Naquela mesma hora, Jesus rejubilou no Espírito Santo e disse: “Eu te agradeço, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que escondeste estas coisas dos sábios e compreensivos, e as revelaste às crianças pequenas. Sim, Padre, pois assim foi agradável aos seus olhos”.
22 Voltando aos discípulos, ele disse: “Todas as coisas me foram entregues por meu Pai”. Ninguém sabe quem é o Filho, exceto o Pai, e quem é o Pai, exceto o Filho, e aquele a quem o Filho deseja revelá-lo”.
23 Voltando aos discípulos, ele disse em particular: “Abençoados sejam os olhos que vêem as coisas que você vê, 24  pois eu lhe digo que muitos profetas e reis desejavam ver as coisas que você vê, e não as viram, e ouvir as coisas que você ouve, e não as ouviu”.
25 Eis que um certo advogado se levantou e o testou, dizendo: “Professor, o que devo fazer para herdar a vida eterna”?
26 Ele disse a ele: “O que está escrito na lei? Como você a lê?”
27 Ele respondeu: “Amarás o Senhor teu Deus com todo teu coração, com toda tua alma, com todas as tuas forças e com toda tua mente; e teu próximo como a ti mesmo”.
28 Ele lhe disse: “Você respondeu corretamente”. Faça isto, e viverá”.
29 Mas ele, desejando se justificar, perguntou a Jesus: “Quem é meu próximo?
30 Jesus respondeu: “Um certo homem descia de Jerusalém para Jericó, e caiu entre ladrões, que o despojaram e espancaram, e partiu, deixando-o meio morto. 31  Por acaso, um certo padre estava descendo por ali. Quando o viu, ele passou pelo outro lado. 32  Da mesma forma, também um levita, quando chegou ao local e o viu, passou pelo outro lado. 33  Mas um certo samaritano, enquanto viajava, chegou onde ele estava. Quando ele o viu, ficou comovido de compaixão, 34  veio até ele, e amarrou suas feridas, derramando óleo e vinho. Ele o colocou em seu próprio animal, levou-o para uma pousada e cuidou dele. 35  No dia seguinte, quando ele partiu, ele tirou dois denários, deu-os ao anfitrião, e disse-lhe: “Cuide dele. O que quer que você gaste além disso, eu lhe pagarei quando eu voltar”. 36  Agora, qual destes três você acha que parecia ser um vizinho para ele que caiu entre os ladrões”?
37 Ele disse: “Aquele que demonstrou misericórdia para com ele”.
Então Jesus lhe disse: “Vá e faça o mesmo”.
38 Ao seguirem seu caminho, ele entrou em uma certa aldeia, e uma certa mulher chamada Martha o recebeu em sua casa. 39 Ela tinha uma irmã chamada Maria, que também se sentou aos pés de Jesus e ouviu sua palavra. 40 Mas Marta estava distraída com muito serviço, e ela se aproximou dele e disse: “Senhor, não te importa que minha irmã me tenha deixado para servir sozinha? Peça-lhe, portanto, que me ajude”.
41 Jesus lhe respondeu: “Martha, Martha, você está ansiosa e perturbada com muitas coisas, 42  mas uma coisa é necessária. Maria escolheu a parte boa, que não lhe será tirada”.
* 10:1 literalmente, “diante de seu rosto”. 10:15 Hades é o reino inferior dos mortos, ou Inferno. 10:27 10:27 10:27 10:27