12
Enquanto isso, quando uma multidão de muitos milhares se reunia, de tal forma que se pisavam uns aos outros, ele começou a dizer a seus discípulos: “Cuidado com o fermento dos fariseus, que é hipocrisia”. Mas não há nada encoberto que não será revelado, nem escondido que não será conhecido. Portanto, o que quer que tenha dito na escuridão será ouvido na luz. O que você falou ao ouvido nas salas interiores será proclamado nos telhados da casa.
“Eu lhes digo, meus amigos, não tenham medo daqueles que matam o corpo, e depois disso não têm mais o que fazer. Mas eu os advertirei a quem devem temer. Temam a quem, depois de matar, tem poder para lançar na Geena. * Sim, eu lhes digo, temam-no.
“Não são cinco pardais vendidos por duas moedas de assaria?Nem um deles é esquecido por Deus. Mas os próprios pêlos de sua cabeça são todos contados. Portanto, não tenha medo. Você tem mais valor do que muitos pardais.
“Digo-vos, todos aqueles que me confessarem diante dos homens, o Filho do Homem também confessará diante dos anjos de Deus; mas aquele que me negar na presença dos homens será negado na presença dos anjos de Deus. 10  Todos que disserem uma palavra contra o Filho do Homem serão perdoados, mas aqueles que blasfemarem contra o Espírito Santo não serão perdoados. 11  Quando o apresentarem diante das sinagogas, dos governantes e das autoridades, não esteja ansioso como ou o que você responderá ou o que você dirá; 12  pois o Espírito Santo lhe ensinará, nessa mesma hora, o que você deve dizer”.
13 Um dos muitos lhe disse: “Professor, diga a meu irmão para dividir a herança comigo”.
14 Mas ele lhe disse: “Homem, quem me fez juiz ou árbitro sobre você?” 15 Ele disse a eles: “Cuidado! Guardai-vos da cobiça, pois a vida de um homem não consiste na abundância das coisas que ele possui”.
16 Ele lhes contou uma parábola, dizendo: “O solo de um certo homem rico produziu abundantemente”. 17  Ele raciocinou dentro de si, dizendo: 'O que farei, porque não tenho espaço para armazenar minhas colheitas?' 18  Ele disse: 'Isto é o que farei'. Vou derrubar meus celeiros, construir celeiros maiores, e ali vou armazenar todos os meus grãos e minhas mercadorias. 19  Direi à minha alma: “Alma, você tem muitos bens guardados por muitos anos”. Coma, coma, beba e se alegre”.
20  “Mas Deus disse a ele: 'Você é um tolo, esta noite sua alma é exigida de você'. As coisas que você preparou - quem serão elas?' 21  Assim é aquele que coloca um tesouro para si mesmo, e não é rico para com Deus”.
22 Ele disse a seus discípulos: “Portanto, eu lhes digo: não estejam ansiosos por sua vida, pelo que comerão, nem ainda pelo seu corpo, pelo que vestirão”. 23  A vida é mais do que comida, e o corpo é mais do que roupa. 24  Considere os corvos: eles não semeiam, não colhem, não têm armazém ou celeiro, e Deus os alimenta. Quão mais valiosos são vocês do que as aves! 25  Qual de vocês, por estarem ansiosos, pode acrescentar um côvado à sua altura? 26  Se então vocês não são capazes de fazer nem as mínimas coisas, por que estão ansiosos com o resto? 27  Considere os lírios, como eles crescem. Eles não labutam, nem giram; no entanto, eu lhe digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, estava vestido como um desses. 28  Mas se é assim que Deus veste a grama do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais ele te vestirá, ó tu de pouca fé?
29  “Não procure o que você vai comer ou o que você vai beber; nem esteja ansioso. 30  Pois as nações do mundo procuram depois de todas estas coisas, mas seu Pai sabe que você precisa destas coisas. 31  Mas buscai o Reino de Deus, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
32  “Não tenha medo, pequeno rebanho, pois é um bom prazer para seu Pai dar-lhe o Reino”. 33  Venda o que você tem e dê presentes para os necessitados. Façam para vocês bolsas que não envelheçam, um tesouro no céu que não falhece, onde nenhum ladrão se aproxima e nenhuma traça destrói. 34  Pois onde estiver seu tesouro, lá estará também seu coração.
35  “Deixe sua cintura ser vestida e suas lâmpadas queimadas”. 36  Seja como os homens que estão de olho em seu senhor quando ele voltar da festa de casamento, para que quando ele vier e bater, eles possam abrir imediatamente para ele. 37  Bem-aventurados os servos que o senhor encontrará vigiando quando ele vier. Certamente vos digo que ele se vestirá, os fará reclinar-se e virá para servi-los. 38  Eles serão abençoados se ele vier na segunda ou terceira vigília e os achar assim. 39  Mas saiba que, se o dono da casa soubesse a que hora o ladrão estava chegando, ele teria observado e não teria permitido que sua casa fosse invadida. 40  Portanto, estejam prontos também, pois o Filho do Homem está chegando em uma hora que não se espera dele”.
41 Peter disse a ele: “Senhor, você está contando esta parábola para nós, ou para todos?
42 O Senhor disse: “Quem é então o fiel e sábio mordomo, que seu senhor colocará sobre sua casa, para lhes dar sua porção de alimento nos momentos certos? 43  Bem-aventurado aquele servo que seu senhor encontrará fazendo isso quando vier. 44  Em verdade vos digo que ele o colocará sobre tudo o que ele tem. 45  Mas se aquele servo diz em seu coração: 'Meu senhor atrasa sua vinda', e começa a bater nos servos e nas criadas, e a comer, beber e se embriagar, 46  então o senhor daquele servo virá em um dia em que ele não o espera e em uma hora que ele não sabe, e o cortará em dois, e colocará sua porção com os infiéis. 47  aquele servo que conhecia a vontade de seu senhor, e não preparou nem fez o que queria, será espancado com muitas riscas, 48  mas aquele que não sabia, e fez coisas dignas de riscas, será espancado com poucas riscas. A quem muito é dado, muito será exigido dele; e a quem muito foi confiado, muito mais será pedido dele.
49  “Eu vim para lançar fogo sobre a terra. Gostaria que já tivesse sido acendido. 50  Mas eu tenho um batismo para ser batizado, e como estou angustiado até que ele seja realizado! 51  Você acha que eu vim para dar paz na terra? Eu lhe digo que não, mas sim divisão. 52  Pois de agora em diante, haverá cinco em uma casa divididos, três contra dois, e dois contra três. 53  Serão divididos, pai contra filho, e filho contra pai; mãe contra filha, e filha contra mãe; sogra contra nora, e nora contra sogra”.
54 Ele disse também às multidões: “Quando você vê uma nuvem se levantando do oeste, imediatamente você diz: 'Um banho está vindo', e assim acontece. 55  Quando sopra um vento do sul, você diz: 'Haverá um calor abrasador' e isso acontece. 56  Seus hipócritas! Vocês sabem interpretar a aparência da terra e do céu, mas como é que desta vez não interpretam?
57  “Por que vocês não julgam por si mesmos o que é certo? 58  Pois quando você estiver indo com seu adversário diante do magistrado, tente diligentemente no caminho para ser libertado dele, para que ele não o arraste até o juiz, e o juiz o entregue ao oficial, e o oficial o jogue na prisão. 59  Eu lhe digo, você não sairá de lá de forma alguma até que tenha pago o último centavo. ” §
* 12:5 ou, Inferno 12:6 Um assarion era uma pequena moeda de cobre que valia cerca de uma hora de salário para um trabalhador agrícola. 12:25 Um côvado é o comprimento da ponta do dedo médio até o cotovelo no braço de um homem, ou cerca de 18 polegadas ou 46 centímetros. 12:53 12:53 § 12:59 literalmente, lepton. Um lepton é uma moeda judaica de latão muito pequena, que vale meio quadrans romanos cada um, o que vale um quarto do assarion de cobre. Lepta valem menos de 1% do salário diário de um trabalhador agrícola.