6
Agora, no segundo sábado depois do primeiro, ele estava passando pelos campos de grãos. Seus discípulos arrancaram as cabeças dos grãos e comeram, esfregando-os em suas mãos. Mas alguns dos fariseus lhes disseram: “Por que vocês fazem o que não é lícito fazer no dia de sábado?
Jesus, respondendo-lhes, disse: “Não leram o que Davi fez quando tinha fome, ele e os que estavam com ele, como entrou na casa de Deus, tomou e comeu o pão do espetáculo, e deu também aos que estavam com ele, o que não é lícito comer a não ser só aos sacerdotes”? Ele disse a eles: “O Filho do Homem é senhor do sábado”.
Aconteceu também em outro sábado que ele entrou na sinagoga e ensinou. Havia lá um homem, e sua mão direita estava murcha. Os escribas e os fariseus o observavam, para ver se ele curaria no sábado, para que encontrassem uma acusação contra ele. Mas ele conhecia seus pensamentos; e disse ao homem que tinha a mão murcha: “Levante-se e fique no meio”. Ele se levantou e ficou de pé. Então Jesus lhes disse: “Vou lhes perguntar uma coisa: é lícito no sábado fazer o bem, ou fazer o mal? Para salvar uma vida, ou para matar”? 10 Ele olhou em volta para todos eles e disse ao homem: “Estende a mão”. Ele o fez, e sua mão foi restaurada tão bem quanto a outra. 11 Mas eles estavam cheios de raiva, e conversaram uns com os outros sobre o que poderiam fazer a Jesus.
12 Nestes dias, ele foi para a montanha para rezar, e continuou a noite inteira em oração a Deus. 13 Quando era dia, ele chamou seus discípulos, e dentre eles escolheu doze, a quem também nomeou apóstolos: 14 Simão, a quem também chamou Pedro; André, seu irmão; Tiago; João; Filipe; Bartolomeu; 15 Mateus; Tomé; Tiago, filho de Alfeu; Simão, chamado de Zelota; 16 Judas, filho de Tiago; e Judas Iscariotes, que também se tornou um traidor.
17 Ele desceu com eles e ficou em um lugar plano, com uma multidão de seus discípulos e um grande número de pessoas de toda a Judéia e Jerusalém e da costa marítima de Tiro e Sidon, que vieram para ouvi-lo e para serem curados de suas doenças, 18 assim como aqueles que estavam perturbados por espíritos impuros; e eles estavam sendo curados. 19 Toda a multidão procurava tocá-lo, pois o poder saía dele e curava a todos eles.
20 Ele levantou os olhos para seus discípulos, e disse:
“Abençoados sejam vocês que são pobres”,
pois o Reino de Deus é seu.
21  Abençoados sejam vocês que têm fome agora,
para você será preenchido.
Abençoados sejam vocês que choram agora,
pois você vai rir.
22  Abençoado sejas quando os homens te odeiam, e quando te excluem e zombam de ti, e deitam fora teu nome como maligno, pelo bem do Filho do Homem.
23  Alegre-se naquele dia e pule de alegria, pois eis que sua recompensa é grande no céu, pois seus pais fizeram a mesma coisa com os profetas.
 
24  “Mas ai de vocês que são ricos!
Pois você recebeu o seu consolo.
25  Ai de vocês, que agora estão cheios,
pois você estará com fome.
Ai de vocês que riem agora,
pois você vai lamentar e chorar.
26  Woe, *quando os homens falam bem de você,
pois seus pais fizeram a mesma coisa com os falsos profetas.
27  “Mas eu lhes digo a vocês que ouvem: amem seus inimigos, façam o bem àqueles que os odeiam, 28  abençoem aqueles que os amaldiçoam e rezem por aqueles que os maltratam. 29  Àquele que te bater na bochecha, oferece-lhe também o outro; e àquele que te tirar o manto, não te esconda também o casaco. 30  Ofereça a todos que lhe pedirem, e não peça a quem lhe tirar seus bens que os devolva novamente.
31  “Como você gostaria que as pessoas fizessem com você, faça exatamente isso com elas”.
32  “Se você ama aqueles que o amam, que crédito é esse para você? Pois até os pecadores amam aqueles que os amam. 33  “Se você faz o bem àqueles que lhe fazem o bem, que crédito é esse para você? Pois até mesmo os pecadores fazem o mesmo. 34  Se você empresta àqueles de quem você espera receber, que crédito é esse para você? Mesmo os pecadores emprestam aos pecadores, para receber de volta o mesmo valor. 35  Mas ame seus inimigos, e faça o bem, e empreste, não esperando nada de volta; e sua recompensa será grande, e vocês serão filhos do Altíssimo; pois ele é bondoso para com os ingratos e maus.
36  “Portanto, seja misericordioso,
mesmo quando seu Pai também é misericordioso.
37  Não julgue,
e você não será julgado.
Não condenar,
e você não será condenado.
Liberte-se,
e você será libertado.
38  “Dê, e será dado a você: boa medida, pressionado, sacudido juntos, e atropelado, será dado a você”. Pois com a mesma medida que você mede, ela será medida de volta para você”.
39 Ele lhes contou uma parábola. “O cego pode guiar o cego? Não cairão os dois em um buraco? 40  Um discípulo não está acima de seu professor, mas todos quando ele estiver totalmente treinado serão como seu professor. 41  Por que você vê o grão de palha que está no olho de seu irmão, mas não considera a viga que está em seu próprio olho? 42  Ou como você pode dizer a seu irmão: 'Irmão, deixe-me remover o grão de palha que está em seu olho', quando você mesmo não vê a trave que está em seu próprio olho? Seu hipócrita! Primeiro remova a trave de seu próprio olho, e então você pode ver claramente para remover o grão de palha que está no olho de seu irmão.
43  “Pois não há árvore boa que produza frutos podres, nem novamente uma árvore podre que produza bons frutos”. 44  Pois cada árvore é conhecida por seus próprios frutos. Pois as pessoas não apanham figos de espinhos, nem apanham uvas de um arbusto de silvado. 45  O homem bom do bom tesouro de seu coração tira o que é bom, e o homem mau do tesouro mau de seu coração tira o que é mau, pois da abundância do coração, sua boca fala.
46  “Por que você me chama de 'Senhor, Senhor', e não faz as coisas que eu digo? 47  Todos que vêm até mim, e ouvem minhas palavras e as fazem, eu lhes mostrarei como ele é. 48  Ele é como um homem que constrói uma casa, que cavou e foi fundo e lançou uma fundação sobre a rocha. Quando surgiu uma enchente, o riacho quebrou-se contra aquela casa, e não conseguiu sacudi-la, porque foi fundada sobre a rocha. 49  Mas quem ouve e não ouve, é como um homem que construiu uma casa na terra sem um alicerce, contra a qual o riacho quebrou, e imediatamente caiu; e a ruína daquela casa foi grande”.
* 6:26 TR acrescenta “para você”. 6:26 TR acrescenta “tudo”. 6:38 literalmente, no seu seio.