24
Yahweh falou a Moisés, dizendo, “Comande os filhos de Israel, que eles lhe tragam azeite de oliva puro batido para a luz, para fazer com que uma lâmpada arda continuamente. Fora do véu do Testemunho, na Tenda da Reunião, Aarão deve mantê-lo em ordem da noite à manhã antes de Yahweh continuamente. Será um estatuto para sempre ao longo de suas gerações. Ele manterá em ordem as lâmpadas da lâmpada de ouro puro diante de Yahweh continuamente.
“Você deve pegar farinha fina e assar doze bolos dela: dois décimos de um efa* devem estar em um bolo. “Você os colocará em duas fileiras, seis em uma fileira, na mesa de ouro puro, antes de Yahweh. Você colocará incenso puro em cada fileira, para que seja ao pão para um memorial, mesmo uma oferta feita pelo fogo a Iavé. Todo dia de sábado, ele o porá em ordem diante de Iavé continuamente. É um pacto eterno em nome dos filhos de Israel. Será para Aarão e seus filhos. Eles o comerão num lugar santo; pois para ele é santíssimo as ofertas de Javé feitas pelo fogo por um estatuto perpétuo”.
10 O filho de uma mulher israelita, cujo pai era egípcio, saiu entre os filhos de Israel; e o filho da mulher israelita e um homem de Israel lutaram juntos no acampamento. 11 O filho da mulher israelita blasfemou o Nome, e amaldiçoou; e o trouxeram a Moisés. O nome de sua mãe era Shelomith, a filha de Dibri, da tribo de Dan. 12 Eles o colocaram sob custódia até que o testamento de Iavé lhes fosse declarado. 13 Yahweh falou a Moisés, dizendo: 14  “Tragam aquele que amaldiçoou para fora do acampamento; e que todos os que o ouviram ponham as mãos sobre sua cabeça, e que toda a congregação o apedreje”. 15 Falareis aos filhos de Israel, dizendo: “Quem amaldiçoar seu Deus, levará sobre si o pecado”. 16  Aquele que blasfemar o nome de Javé, certamente será condenado à morte. Toda a congregação certamente o apedrejará. Tanto o estrangeiro como o nativo serão mortos quando ele blasfemar o nome.
17 “'Aquele que golpear qualquer homem mortalmente será certamente condenado à morte. 18 Aquele que golpear mortalmente um animal, fará com que seja bom, vida por vida. 19 Se alguém ferir seu próximo, isso lhe será feito como ele fez: 20 fratura por fratura, olho por olho, dente por dente. Será feito a ele como se ele tivesse ferido alguém. 21 Aquele que matar um animal o fará bem; e aquele que matar um homem será condenado à morte. 22 Você terá um tipo de lei tanto para o estrangeiro como para o nativo; pois eu sou Yahweh, vosso Deus”.
23 Moisés falou aos filhos de Israel; e eles trouxeram aquele que tinha amaldiçoado para fora do acampamento, e o apedrejaram com pedras. Os filhos de Israel fizeram como Yahweh ordenou a Moisés.
* 24:5 1 efa é cerca de 22 litros ou cerca de 2/3 de um alqueire