13
Ao sair do templo, um de seus discípulos lhe disse: “Mestre, veja que tipo de pedras e que tipo de edifícios!
Jesus disse a ele: “Você vê estes grandes edifícios? Não restará aqui uma pedra sobre outra, que não será derrubada”.
Enquanto ele estava sentado no Monte das Oliveiras em frente ao templo, Peter, James, John e Andrew lhe perguntaram em particular, “Diga-nos, quando serão essas coisas? Qual é o sinal de que todas estas coisas estão prestes a serem cumpridas”?
Jesus, respondendo, começou a dizer-lhes: “Tenham cuidado para que ninguém vos desencaminhe”. Pois muitos virão em meu nome, dizendo: “Eu sou ele!*“, e conduzirão muitos ao engano.
“Quando você ouvir falar de guerras e rumores de guerras, não se preocupe. Pois isso deve acontecer, mas o fim ainda não está próximo. Pois nação se levantará contra nação, e reino contra reino. Haverá terremotos em vários lugares. Haverá fome e problemas. Estas coisas são o início das dores de parto.
“Mas tenham cuidado, pois eles os entregarão aos conselhos”. Vocês serão espancados nas sinagogas. Estarão diante de governantes e reis por minha causa, para um testemunho a eles”. 10  A Boa Nova deve ser primeiramente pregada a todas as nações. 11  Quando o levarem e o entregarem, não esteja ansioso de antemão ou premedite o que você vai dizer, mas diga o que lhe for dado naquela hora. Pois não é você quem fala, mas o Espírito Santo.
12  “O irmão entregará o irmão à morte, e o pai seu filho”. Os filhos se levantarão contra os pais e farão com que eles sejam mortos. 13  Você será odiado por todos os homens por causa do meu nome, mas aquele que perseverar até o fim será salvo.
14  “Mas quando você vir a abominação da desolação, de que falou Daniel, o profeta, em pé onde não deveria” (que o leitor entenda), “então deixe aqueles que estão na Judéia fugirem para as montanhas, 15  e deixe aquele que está no topo da casa não descer, nem entrar, para tirar nada de sua casa”. 16  deixe que aquele que está no campo não retorne para levar seu manto. 17  Mas ai daqueles que estão com crianças e daqueles que amamentam bebês naqueles dias! 18  Reze para que seu vôo não seja no inverno. 19  Pois naqueles dias haverá opressão, como não tem havido desde o início da criação que Deus criou até agora, e nunca haverá. 20  A menos que o Senhor tivesse encurtado os dias, nenhuma carne teria sido salva; mas por causa dos escolhidos, que Ele escolheu, Ele encurtou os dias. 21  Então se alguém lhe disser: 'Olhe, aqui está o Cristo!' ou, 'Olhe, ali! 22  Pois falsos cristos e falsos profetas se levantarão e mostrarão sinais e maravilhas, que podem desviar, se possível, até mesmo os escolhidos. 23  Mas observe.
“Eis que já lhes disse tudo de antemão. 24  Mas naqueles dias, depois daquela opressão, o sol escurecerá, a lua não dará sua luz, 25  as estrelas cairão do céu, e os poderes que estão nos céus serão abalados. 26  Então verão o Filho do Homem vindo nas nuvens com grande poder e glória. 27  Então ele enviará seus anjos, e reunirá os seus escolhidos dos quatro ventos, dos confins da terra até os confins do céu.
28  “Agora da figueira, aprenda esta parábola. Quando o ramo agora se tornou tenro e produz suas folhas, você sabe que o verão está próximo; 29  mesmo assim, quando você vê estas coisas acontecerem, sabe que está próximo, nas portas. 30  Certamente, eu lhes digo que esta geração não passará até que todas estas coisas aconteçam. 31  O céu e a terra passarão, mas minhas palavras não passarão.
32  “Mas daquele dia ou daquela hora ninguém sabe - nem mesmo os anjos no céu, nem o Filho, mas somente o Pai”. 33  Observe, fique alerta e ore; pois você não sabe quando é a hora.
34  “É como um homem viajando para outro país, tendo deixado sua casa e dado autoridade a seus criados, e a cada um seu trabalho, e também ordenou ao porteiro que ficasse de vigia. 35  Vigie, portanto, pois você não sabe quando o senhor da casa está chegando - seja à noite, ou à meia-noite, ou quando o galo corta, ou pela manhã; 36  para que, vindo de repente, ele não o encontre dormindo. 37  O que eu lhes digo, eu digo a todos: Vigiem”!
* 13:6 ou, “EU SOU!” 13:14 13:14 13:25 13:25 13:30 A palavra traduzida “geração” (genea) também poderia ser traduzida “raça”, “família”, ou “pessoas”.