3
Ele entrou novamente na sinagoga, e estava lá um homem cuja mão estava murcha. Eles o observavam, se ele iria curá-lo no dia de sábado, para que o acusassem. Ele disse ao homem cuja mão estava murcha: “Levante-se”. Ele lhes disse: “É lícito no dia de sábado fazer o bem ou fazer o mal? Para salvar uma vida ou para matar?” Mas eles ficaram em silêncio. Quando ele havia olhado ao redor deles com raiva, sofrendo com o endurecimento de seus corações, disse ao homem: “Estenda sua mão”. Ele a estendeu, e sua mão foi restaurada tão saudável quanto a outra. Os fariseus saíram, e imediatamente conspiraram com os herodianos contra ele, como eles poderiam destruí-lo.
Jesus retirou-se para o mar com seus discípulos; e uma grande multidão o seguiu da Galiléia, da Judéia, de Jerusalém, de Iduméia, além do Jordão, e os que vinham dos arredores de Tiro e Sidom. Uma grande multidão, ouvindo as grandes coisas que ele fazia, veio até ele. Ele falou a seus discípulos que um barquinho deveria ficar perto dele por causa da multidão, para que eles não o pressionassem. 10 Pois ele havia curado muitos, para que todos os que tinham doenças o pressionassem para que o pudessem tocar. 11 Os espíritos imundos, sempre que o viam, caíam diante dele e gritavam: “Você é o Filho de Deus”! 12 Ele os advertiu severamente que não deveriam dá-lo a conhecer.
13 Ele subiu na montanha e chamou para si aqueles que ele queria, e eles foram até ele. 14 Ele indicou doze, para que estivessem com ele, e para que os enviasse a pregar 15 e ter autoridade para curar doenças e expulsar demônios: 16 Simão (a quem ele deu o nome de Pedro); 17 Tiago, filho de Zebedeu; e João, irmão de Tiago (a quem ele chamou de Boanerges, que significa Filhos do Trovão); 18 André; Filipe; Bartolomeu; Mateus; Tomé; Tiago, filho de Alfeu; Tadeu; Simão, o Zelote; 19 e Judas Iscariotes, que também o traiu.
Depois ele entrou em uma casa. 20 A multidão se reuniu novamente, de modo que não podiam nem mesmo comer pão. 21 Quando seus amigos o ouviram, saíram para apreendê-lo; pois disseram: “Ele é louco”. 22 Os escribas que desceram de Jerusalém disseram: “Ele tem Belzebu”, e “Pelo príncipe dos demônios ele expulsa os demônios”.
23 Ele os convocou e lhes disse em parábolas: “Como Satanás pode expulsar Satanás? 24  Se um reino está dividido contra si mesmo, esse reino não pode permanecer de pé. 25  Se uma casa está dividida contra si mesma, essa casa não pode permanecer de pé. 26  Se Satanás se levantou contra si mesmo, e está dividido, ele não pode permanecer de pé, mas tem um fim. 27  Mas ninguém pode entrar na casa do homem forte para saquear, a menos que ele primeiro amarre o homem forte; então ele saqueará sua casa.
28  “Certamente vos digo que todos os pecados dos descendentes dos homens serão perdoados, incluindo suas blasfêmias com as quais eles podem blasfemar; 29  mas quem quer que blasfeme contra o Espírito Santo nunca tem perdão, mas está sujeito à condenação eterna”. * 30  - porque eles disseram: “Ele tem um espírito impuro”.
31 Sua mãe e seus irmãos vieram e, parados do lado de fora, mandaram chamá-lo. 32 Uma multidão estava sentada ao seu redor e lhe disseram: “Eis que sua mãe, seus irmãos e suas irmãs estão lá fora procurando por você”.
33 Ele lhes respondeu: “Quem são minha mãe e meus irmãos?” 34 Olhando ao redor daqueles que se sentaram ao seu redor, ele disse: “Eis minha mãe e meus irmãos! 35  Pois quem faz a vontade de Deus é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.
* 3:29 NU lê, culpado de um pecado eterno. 3:32 TR omite “suas irmãs”.