8
Naqueles dias, quando havia uma grande multidão, e eles não tinham nada para comer, Jesus chamou seus discípulos para si e disse a eles: “Tenho compaixão da multidão, porque eles ficaram comigo agora três dias e não têm nada para comer”. Se eu os mandar em jejum para sua casa, eles vão desmaiar no caminho, pois alguns deles já percorreram um longo caminho”.
Seus discípulos lhe responderam: “De onde se poderia satisfazer estas pessoas com pão aqui em um lugar deserto?”
Ele lhes perguntou: “Quantos pães você tem?”
Eles disseram: “Sete”.
Ele ordenou à multidão que se sentasse no chão, e levou os sete pães. Tendo dado graças, ele os quebrou e os deu a seus discípulos para servirem, e eles serviram à multidão. Eles também comeram alguns peixinhos. Depois de abençoá-los, ele disse para servi-los também. Eles comeram e se encheram. Eles pegaram sete cestos de pedaços quebrados que sobraram. Os que tinham comido eram cerca de quatro mil. Depois, ele os mandou embora.
10 Imediatamente ele entrou no barco com seus discípulos e veio para a região de Dalmanutha. 11 Os fariseus saíram e começaram a interrogá-lo, buscando dele um sinal do céu e testando-o. 12 Ele suspirou profundamente em seu espírito e disse: “Por que esta geração* busca um sinal? Certamente eu lhes digo que nenhum sinal será dado a esta geração”.
13 Ele os deixou, e novamente entrando no barco, partiu para o outro lado. 14 Eles esqueceram de levar pão; e não tinham mais de um pão no barco com eles. 15 Ele os advertiu, dizendo: “Cuidado: cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes”.
16 Eles raciocinaram uns com os outros, dizendo: “É porque não temos pão”.
17 Jesus, percebendo isso, disse-lhes: “Por que vocês raciocinam que é porque vocês não têm pão? Você ainda não percebe ou compreende? Seu coração ainda está endurecido? 18  Tendo olhos, você não vê? Tendo ouvidos, você não ouve? Você não se lembra? 19  Quando quebrei os cinco pães entre os cinco mil, quantas cestas cheias de pedaços quebrados você pegou”?
Eles lhe disseram: “Doze”.
20  “Quando os sete pães alimentaram os quatro mil, quantos cestos cheios de pedaços quebrados você pegou”?
Eles lhe disseram: “Sete”.
21 Ele lhes perguntou: “Você ainda não entendeu?”
22 Ele veio para Betsaida. Trouxeram-lhe um homem cego e imploraram-lhe que o tocasse. 23 Ele pegou o cego pela mão e o trouxe para fora da aldeia. Quando cuspiu em seus olhos e colocou suas mãos sobre ele, perguntou-lhe se via alguma coisa.
24 Ele olhou para cima e disse: “Eu vejo homens, mas eu os vejo como árvores andantes”.
25 Mais uma vez ele colocou suas mãos sobre seus olhos. Ele olhou atentamente, e foi restaurado, e viu todos claramente. 26 Ele o mandou embora para sua casa, dizendo: “Não entre na aldeia, nem diga a ninguém na aldeia”.
27 Jesus saiu, com seus discípulos, para as aldeias de Cesaréia de Filipe. No caminho ele perguntou a seus discípulos: “Quem dizem os homens que eu sou?
28 Eles lhe disseram: “João Batista, e outros dizem Elias, mas outros, um dos profetas”.
29 Ele disse a eles: “Mas quem você diz que eu sou?”
Peter respondeu: “Você é o Cristo”.
30 Ele lhes ordenou que não falassem dele a ninguém. 31 Ele começou a ensinar-lhes que o Filho do Homem deve sofrer muitas coisas, e ser rejeitado pelos anciãos, pelos chefes dos sacerdotes e pelos escribas, e ser morto, e depois de três dias ressuscitar. 32 Ele falou com eles abertamente. Peter o pegou e começou a repreendê-lo. 33 Mas ele, voltando-se e vendo seus discípulos, repreendeu Pedro, e disse: “Vai para trás de mim, Satanás! Pois não tendes em mente as coisas de Deus, mas as coisas dos homens”.
34 Ele chamou a multidão para si com seus discípulos e lhes disse: “Quem quiser vir atrás de mim, negue-se a si mesmo, tome sua cruz e me siga”. 35  Pois quem quiser salvar sua vida, perdê-la-á; e quem perder sua vida por minha causa e pela Boa Nova, salvá-la-á. 36  Para que serve a um homem ganhar o mundo inteiro e perder sua vida? 37  Para que dará um homem em troca de sua vida? 38  Pois quem tiver vergonha de mim e de minhas palavras nesta geração adúltera e pecadora, o Filho do Homem também terá vergonha dele quando vier na glória de seu Pai com os santos anjos”.
* 8:12 A palavra “geração” traduzida aqui (genea) também poderia ser traduzida por “pessoas”, “raça”, ou “família”.