13
Naquele dia Jesus saiu de casa e sentou-se à beira-mar. Grandes multidões se reuniram a ele, de modo que ele entrou em um barco e sentou-se; e toda a multidão ficou de pé na praia. Ele lhes falou muitas coisas em parábolas, dizendo: “Eis que um fazendeiro saiu para semear”. Enquanto semeava, algumas sementes caíram à beira da estrada, e os pássaros vieram e as devoraram. Outras caíram em terreno rochoso, onde não tinham muita terra, e imediatamente brotaram, porque não tinham profundidade de terra. Quando o sol nasceu, elas foram queimadas. Como não tinham raiz, murcharam. Outros caíram entre os espinhos. Os espinhos cresceram e os sufocaram. Outros caíram em boa terra e deram frutos: uns cem vezes mais, uns sessenta, e uns trinta. Aquele que tem ouvidos para ouvir, que ouça”.
10 Os discípulos vieram e lhe disseram: “Por que você fala com eles por parábolas?”
11 Ele lhes respondeu: “A vocês é dado conhecer os mistérios do Reino dos Céus, mas não é dado a eles”. 12  Pois quem tiver, a ele será dado, e ele terá abundância; mas quem não tiver, dele lhe será tirado até mesmo o que ele tem. 13  Portanto, falo com eles em parábolas, porque vendo eles não vêem, e ouvindo, eles não ouvem, nem entendem. 14  Neles se cumpre a profecia de Isaías, que diz,
“Ao ouvir, você ouvirá,
e não compreenderá de forma alguma;
Ao ver você verá,
e não perceberá de forma alguma;
15  para o coração deste povo tornou-se insensível,
seus ouvidos estão sem audição,
e fecharam os olhos;
ou talvez eles possam perceber com seus olhos,
ouvem com seus ouvidos,
compreender com o coração,
e voltaria novamente,
e eu os curaria”.
16  “Mas abençoados sejam seus olhos, pois eles vêem; e seus ouvidos, pois eles ouvem”. 17  Pois certamente eu lhes digo que muitos profetas e homens justos desejavam ver as coisas que vocês vêem, e não as viram; e ouvir as coisas que vocês ouvem, e não as ouviram.
18  “Ouçam, então, a parábola do fazendeiro. 19  Quando alguém ouve a palavra do Reino e não a entende, o malvado vem e arrebata aquilo que foi semeado em seu coração. Isto é o que foi semeado à beira da estrada. 20  O que foi semeado nos lugares rochosos, este é aquele que ouve a palavra e imediatamente com alegria a recebe; 21  ainda assim não tem raiz em si mesmo, mas resiste por um tempo. Quando a opressão ou perseguição surge por causa da palavra, imediatamente ele tropeça. 22  O que foi semeado entre os espinhos, este é aquele que ouve a palavra, mas os cuidados desta época e o engano das riquezas sufocam a palavra, e ele se torna infrutífero. 23  O que foi semeado em terra boa, este é aquele que ouve a palavra e a entende, que certamente dá frutos e produz, cerca de cem vezes mais, cerca de sessenta, e cerca de trinta”.
24 Ele colocou outra parábola diante deles, dizendo: “O Reino dos Céus é como um homem que semeou boas sementes em seu campo, 25  mas enquanto as pessoas dormiam, seu inimigo veio e semeou ervas daninhas *também entre o trigo, e foi embora. 26  Mas quando a lâmina brotou e produziu o grão, então a erva daninha-do-mato também apareceu. 27  Os criados do proprietário vieram e lhe disseram: “Senhor, o senhor não semeou boas sementes em seu campo? De onde vieram essas ervas daninhas de joio?
28  “Ele disse a eles: 'Um inimigo fez isso'.
“Os criados lhe perguntaram: 'Você quer que vamos reuni-los?
29  “Mas ele disse: 'Não, para que, talvez, enquanto você recolhe as ervas daninhas, você enraíze o trigo com elas. 30  Deixem ambos crescer juntos até a colheita, e na época da colheita eu direi aos ceifeiros: “Primeiro, recolham as ervas daninhas e amarrem-nas em feixes para queimá-las; mas recolham o trigo em meu celeiro””.
31 Ele colocou outra parábola diante deles, dizendo: “O Reino dos Céus é como um grão de mostarda que um homem tomou, e semeou em seu campo, 32  que de fato é menor do que todas as sementes. Mas quando cresce, é maior do que as ervas e se torna uma árvore, de modo que as aves do ar vêm e se alojam em seus ramos”.
33 Ele contou-lhes outra parábola. “O Reino dos Céus é como o fermento que uma mulher tomou e escondeu em três medidas de refeição, até ficar todo fermentado”.
34 Jesus falou todas estas coisas em parábolas às multidões; e sem uma parábola, ele não falou com elas, 35 para que se cumprisse o que foi dito através do profeta, dizendo,
“Vou abrir minha boca em parábolas”;
Eu vou dizer coisas escondidas da fundação do mundo”.
36 Então Jesus mandou as multidões embora, e entrou na casa. Seus discípulos vieram até ele, dizendo: “Explica-nos a parábola da erva daninha escura do campo”.
37 Ele lhes respondeu: “Aquele que semeia a boa semente é o Filho do Homem, 38  o campo é o mundo, as boas sementes são os filhos do Reino, e as ervas daninhas são os filhos do maligno. 39  o inimigo que as semeou é o diabo. A colheita é o fim da era, e os ceifeiros são os anjos. 40  Como, portanto, as ervas daninhas são colhidas e queimadas pelo fogo; assim será no final desta era. 41  O Filho do Homem enviará seus anjos, e eles reunirão de seu Reino todas as coisas que causam tropeços e aqueles que fazem iniqüidade, 42  e os lançarão na fornalha de fogo. Haverá lágrimas e ranger de dentes. 43  Então os justos brilharão como o sol no Reino de seu Pai. Aquele que tem ouvidos para ouvir, que ouça.
44  “Novamente, o Reino dos Céus é como um tesouro escondido no campo, que um homem encontrou e escondeu. Em sua alegria, ele vai e vende tudo o que tem e compra aquele campo.
45  “Novamente, o Reino dos Céus é como um homem que é um comerciante em busca de pérolas finas, 46  que tendo encontrado uma pérola de grande preço, ele foi e vendeu tudo o que tinha e a comprou.
47  “Mais uma vez, o Reino dos Céus é como um arrastão que foi lançado ao mar e recolheu alguns peixes de todos os tipos, 48  que, quando foi enchido, os pescadores desenharam na praia. Eles se sentaram e recolheram o bom em recipientes, mas o mau eles jogaram fora. 49  Portanto, será no fim do mundo. Os anjos virão e separarão os maus dentre os justos, 50  e os lançarão na fornalha de fogo. Haverá lágrimas e ranger de dentes”. 51 Jesus lhes disse: “Vocês entenderam todas estas coisas?”.
Eles lhe responderam: “Sim, Senhor”.
52 Ele lhes disse: “Portanto, todo escriba que foi feito discípulo no Reino dos Céus é como um homem que é um chefe de família, que tira de seu tesouro coisas novas e velhas”.
53 Quando Jesus terminou estas parábolas, ele partiu dali. 54 Entrando em seu próprio país, ele os ensinou em sua sinagoga, de modo que ficaram estupefatos e disseram: “Onde este homem conseguiu esta sabedoria e estas obras poderosas? 55 Não é este o filho do carpinteiro? Sua mãe não se chama Maria, e seus irmãos James, Joses, Simon e Judas? § 56  As irmãs dele não estão todas conosco? Onde então este homem conseguiu todas estas coisas”? 57 Eles foram ofendidos por ele.
Mas Jesus lhes disse: “Um profeta não está sem honra, exceto em seu próprio país e em sua própria casa”. 58  Ele não fez muitos trabalhos poderosos lá por causa da incredulidade deles.
13:15 13:15 * 13:25 joio é uma erva daninha (provavelmente joio barbudo ou lolium temulentum) que se parece muito com o trigo até atingir a maturidade, quando a diferença se torna muito aparente. 13:33 literalmente, três sata. Três sata é cerca de 39 litros ou um pouco mais do que um alqueire. 13:35 13:35 13:49 ou, fim da era. § 13:55 ou, Judah