15
Então fariseus e escribas vieram de Jerusalém a Jesus, dizendo: “Por que seus discípulos desobedecem à tradição dos anciãos? Porque eles não lavam as mãos quando comem pão”.
Ele lhes respondeu: “Por que você também desobedece ao mandamento de Deus por causa de sua tradição? Pois Deus ordenou: 'Honra teu pai e tua mãe' e, 'Aquele que fala mal do pai ou da mãe, que seja condenado à morte'. Mas você diz: 'Quem quer que diga a seu pai ou a sua mãe: “Qualquer ajuda que você tenha recebido de mim é um presente dedicado a Deus”, ele não honrará seu pai ou sua mãe'. Vós tornastes o mandamento de Deus nulo por causa de vossa tradição. Seus hipócritas! Bem, Isaías profetizou de vocês, dizendo,
'Estas pessoas se aproximam de mim com a boca',
e me honram com seus lábios;
mas o coração deles está longe de mim.
E eles me adoram em vão,
ensino como regras doutrinárias feitas pelos homens””.
10 Ele convocou a multidão e disse-lhes: “Ouçam e compreendam”. 11  O que entra na boca não contamina o homem; mas o que sai da boca, isso contamina o homem”.
12 Então os discípulos vieram e lhe disseram: “Você sabe que os fariseus ficaram ofendidos quando ouviram este ditado?
13 Mas ele respondeu: “Toda planta que meu Pai celestial não plantou será arrancada”. 14  Deixe-as em paz. Eles são os guias cegos dos cegos. Se os cegos guiarem os cegos, ambos cairão em um buraco”.
15 Peter respondeu-lhe: “Explique-nos a parábola”.
16 Então Jesus disse: “Você também ainda não entendeu? 17  Você não entende que o que quer que entre na boca passa para a barriga e depois sai do corpo? 18  Mas as coisas que saem da boca saem do coração, e contaminam o homem. 19  Pois do coração saem os maus pensamentos, assassinatos, adultérios, pecados sexuais, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias. 20  Estas são as coisas que contaminam o homem; mas comer com as mãos não lavadas não contamina o homem”.
21 Jesus saiu de lá e retirou-se para a região de Tyre e Sidon. 22 Eis que uma mulher cananéia saiu dessas fronteiras e gritou, dizendo: “Tem piedade de mim, Senhor, filho de Davi! Minha filha está gravemente possuída por um demônio”!
23 Mas ele não lhe respondeu uma palavra.
Seus discípulos vieram e imploraram-lhe, dizendo: “Manda-a embora; pois ela chora atrás de nós”.
24 Mas ele respondeu: “Eu não fui enviado a ninguém além das ovelhas perdidas da casa de Israel”.
25 Mas ela veio e o adorou, dizendo: “Senhor, ajuda-me”.
26 Mas ele respondeu: “Não é apropriado pegar o pão das crianças e jogá-lo para os cães”.
27 Mas ela disse: “Sim, Senhor, mas até os cães comem as migalhas que caem da mesa de seus donos”.
28 Então Jesus lhe respondeu: “Mulher, grande é a tua fé! Seja feita a você mesmo como você deseja”. E sua filha foi curada a partir daquela hora.
29 Jesus partiu dali e chegou perto do mar da Galiléia; e subiu a montanha e sentou-se ali. 30 Grandes multidões vieram até ele, tendo com eles os coxos, cegos, mudos, mutilados e muitos outros, e os colocaram a seus pés. Ele os curou, 31 de modo que a multidão se perguntava quando viam o mudo falando, o ferido curado, o coxo andando e o cego vendo - e eles glorificavam o Deus de Israel.
32 Jesus convocou seus discípulos e disse: “Tenho compaixão da multidão, porque eles continuaram comigo agora por três dias e não têm nada para comer”. Não quero mandá-los embora em jejum, ou eles podem desmaiar no caminho”.
33 Os discípulos lhe disseram: “Onde poderíamos conseguir tantos pães num lugar deserto para satisfazer uma multidão tão grande”?
34 Jesus disse a eles: “Quantos pães vocês têm”?
Eles disseram: “Sete, e alguns peixes pequenos”.
35 Ele ordenou à multidão que se sentasse no chão; 36 e levou os sete pães e o peixe. Ele deu graças e os quebrou, e deu aos discípulos, e os discípulos às multidões. 37 Todos eles comeram e se encheram. Pegaram sete cestas cheias dos pedaços que sobravam. 38 Os que comeram foram quatro mil homens, além de mulheres e crianças. 39 Então ele mandou embora as multidões, entrou no barco, e entrou nas fronteiras de Magdala.
15:4 15:4 15:4 15:4 15:9 15:9