22
Jesus respondeu e falou com eles novamente em parábolas, dizendo: “O Reino dos Céus é como um certo rei, que fez uma festa de casamento para seu filho, e enviou seus servos para chamar aqueles que foram convidados para a festa de casamento, mas eles não quiseram vir. Novamente ele enviou outros servos, dizendo: “Diga aos que foram convidados: “Eis que preparei meu jantar. Meu gado e meus gordos estão mortos, e todas as coisas estão prontas”. Venha ao banquete do casamento”! Mas eles fizeram luz, e seguiram seus caminhos, um para sua própria fazenda, outro para sua mercadoria; e os demais agarraram seus servos, trataram-nos com vergonha e os mataram. Quando o rei ouviu isso, ficou furioso, e enviou seus exércitos, destruiu aqueles assassinos e queimou sua cidade.
“Então ele disse a seus criados: 'O casamento está pronto, mas aqueles que foram convidados não eram dignos'. Vá, portanto, aos cruzamentos das rodovias e, quantos forem encontrados, convide para o banquete do casamento”. 10  Esses servos saíram para as rodovias e reuniram tantos quantos encontraram, tanto maus como bons. O casamento estava repleto de convidados.
11  “Mas quando o rei entrou para ver os convidados, viu ali um homem que não tinha vestido de noiva, 12  e lhe disse: 'Amigo, como você entrou aqui não vestindo roupas de noiva'? 13  Então o rei disse aos criados: 'Amarrem-no de mãos e pés, levem-no e joguem-no na escuridão exterior'. É aí que estará o choro e o ranger dos dentes”. 14  Pois muitos são chamados, mas poucos escolhidos”.
15 Em seguida, os fariseus foram e se aconselharam sobre como poderiam prendê-lo em sua conversa. 16 Enviaram-lhe seus discípulos, juntamente com os herodianos, dizendo: “Mestre, sabemos que você é honesto e ensina o caminho de Deus na verdade, não importa quem você ensina; pois você não é parcial para ninguém. 17 Diga-nos, portanto, o que você acha? É lícito pagar impostos a César, ou não”?
18 Mas Jesus percebeu a maldade deles e disse: “Por que me testam, seus hipócritas? 19  Mostrem-me o dinheiro dos impostos”.
Eles lhe trouxeram um denário.
20 Ele perguntou-lhes: “De quem é esta imagem e inscrição?
21 Disseram-lhe: “Caesar's”.
Então ele lhes disse: “Dai portanto a César as coisas que são de César, e a Deus as coisas que são de Deus”.
22 Quando o ouviram, ficaram maravilhados, deixaram-no e foram embora.
23 Naquele dia Sadducees (aqueles que dizem que não há ressurreição) vieram até ele. Eles lhe perguntaram, 24 dizendo: “Mestre, Moisés disse: 'Se um homem morrer, não tendo filhos, seu irmão casará com sua esposa e criará descendência* para seu irmão'. 25 Agora havia conosco sete irmãos. O primeiro casou-se e morreu, e não ter filhos deixou sua esposa para seu irmão. 26  Da mesma forma, o segundo também, e o terceiro, até o sétimo. 27 Depois de todos eles, a mulher morreu. 28 Portanto, na ressurreição, de quem será a esposa dos sete? Pois todos eles a tiveram”.
29 Mas Jesus lhes respondeu: “Estão enganados, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus”. 30  Pois na ressurreição eles não se casam nem são dados em casamento, mas são como os anjos de Deus no céu. 31  Mas a respeito da ressurreição dos mortos, você não leu o que lhe foi dito por Deus, dizendo: 32  'Eu sou o Deus de Abraão, e o Deus de Isaac, e o Deus de Jacó'? Deus não é o Deus dos mortos, mas o Deus dos vivos”.
33 Quando as multidões ouviram isso, ficaram espantadas com seu ensinamento.
34 Mas os fariseus, quando souberam que ele havia silenciado os saduceus, se reuniram. 35 Um deles, um advogado, fez-lhe uma pergunta, testando-o. 36  “Professor, qual é o maior mandamento da lei?”.
37 Jesus disse-lhe: “'Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua mente'. 38  Este é o primeiro e grande mandamento. 39  Um segundo mandamento também é este: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”. 40  Toda a lei e os profetas dependem destes dois mandamentos”.
41 Agora, enquanto os fariseus estavam reunidos, Jesus lhes fez uma pergunta, 42 dizendo: “O que você acha do Cristo? De quem ele é filho?”
Disseram-lhe: “De David”.
43 Ele lhes disse: “Como então David no Espírito o chama de Senhor, dizendo,
44  'O Senhor disse a meu Senhor,
sentar à minha mão direita,
até que eu faça de seus inimigos um escabelo para seus pés”?
45  “Se então David o chama de Senhor, como ele é seu filho”?
46  Ninguém foi capaz de responder-lhe uma palavra, nem nenhum homem ousou fazer-lhe mais perguntas a partir daquele dia.
* 22:24 ou, semente 22:32 22:32 22:37 22:37 22:39 22:39 22:44 22:44