10
Yahweh falou com Moisés, dizendo: “Faça duas trombetas de prata. Faça-as de trabalho batido. Você as usará para a vocação da congregação e para a viagem dos acampamentos. Quando os soprarem, toda a congregação se reunirá à sua porta na Tenda da Reunião. Se eles soprarem apenas um, então os príncipes, os chefes dos milhares de Israel, se reunirão à sua presença. Quando soprarem um alarme, os campos que se encontram no lado leste seguirão em frente. Quando soprar um alarme pela segunda vez, os acampamentos que se encontram no lado sul seguirão adiante. Eles devem soprar um alarme para suas viagens. Mas quando a assembléia estiver para ser reunida, soprarão, mas não soarão um alarme.
“Os filhos de Aarão, os sacerdotes, tocarão as trombetas. Isto será para vocês por um estatuto para sempre através de suas gerações”. Quando entrarem em guerra em suas terras contra o adversário que vos oprime, então soarão um alarme com as trombetas. Então você será lembrado perante Javé, seu Deus, e será salvo de seus inimigos.
10 “Também no dia de sua alegria, e em suas festas de conjunto, e no início de seus meses, você soprará as trombetas sobre suas ofertas queimadas, e sobre os sacrifícios de suas ofertas de paz; e elas serão para você para um memorial diante de seu Deus. Eu sou Yahweh, vosso Deus”.
11 No segundo ano, no segundo mês, no vigésimo dia do mês, a nuvem foi tirada de cima do tabernáculo do convênio. 12 As crianças de Israel seguiram em suas viagens para fora do deserto do Sinai; e a nuvem permaneceu no deserto de Paran. 13 Eles primeiro seguiram em frente de acordo com o mandamento de Iavé por Moisés.
14 Primeiro, o padrão do acampamento das crianças de Judah foi adiante de acordo com seus exércitos. Nahshon, filho de Amminadab, estava sobre seu exército. 15 Nethanel, filho de Zuar, estava sobre o exército da tribo dos filhos de Issachar. 16 Eliab, filho de Helon, estava sobre o exército da tribo dos filhos de Zebulun. 17 O tabernáculo foi derrubado; e os filhos de Gershon e os filhos de Merari, que carregavam o tabernáculo, seguiram em frente. 18 O padrão do acampamento de Rúben foi para frente de acordo com seus exércitos. Elizur, o filho de Shedeur, estava sobre seu exército. 19 Shelumiel, o filho de Zurishaddai, estava sobre o exército da tribo dos filhos de Simeão. 20 Eliasaph, filho de Deuel, estava sobre o exército da tribo dos filhos de Gad.
21 Os kohatitas se adiantaram, levando o santuário. Os outros montaram o tabernáculo antes de chegarem.
22 O padrão do acampamento das crianças de Efraim estabelecido de acordo com seus exércitos. Elishama, o filho de Ammihud, estava sobre seu exército. 23 Gamaliel, filho de Pedahzur, estava sobre o exército da tribo dos filhos de Manasseh. 24 Abidan, filho de Gideoni, estava sobre o exército da tribo dos filhos de Benjamin.
25 O padrão do acampamento das crianças de Dan, que era a retaguarda de todos os acampamentos, estabelecido para frente de acordo com seus exércitos. Ahiezer, o filho de Ammishaddai, estava sobre seu exército. 26 Pagiel, filho de Ochran, estava sobre o exército da tribo dos filhos de Asher. 27 Ahira o filho de Enan estava sobre o exército da tribo dos filhos de Naftali. 28 Thus eram as viagens dos filhos de Israel de acordo com seus exércitos; e eles seguiram em frente.
29 Moisés disse a Hobab, o filho de Reuel, o Midianita, sogro de Moisés: “Estamos viajando para o lugar do qual Yahweh disse: 'Eu to darei'”. Venha conosco, e nós o trataremos bem; pois Javé falou bem de Israel”.
30 Ele lhe disse: “Eu não irei; mas partirei para minha própria terra e para meus parentes”.
31 Moisés disse: “Não nos deixe, por favor; porque você sabe como devemos acampar no deserto, e você pode ser nossos olhos. 32 Será, se você for conosco - sim, será - que qualquer bem que Yahweh nos fizer, nós faremos o mesmo com você”.
33 Eles partiram do Monte de Yahweh em três dias de viagem. A arca do convênio de Iavé foi antes deles três dias de viagem, para buscar um lugar de descanso para eles. 34 A nuvem de Iavé estava sobre eles de dia, quando partiram do acampamento. 35 Quando a arca foi adiante, Moisés disse: “Levanta-te, Javé, e deixa que teus inimigos sejam dispersos! Que aqueles que te odeiam fujam diante de ti”! 36 Quando descansou, ele disse: “Retorna, Javé, aos dez mil dos milhares de Israel”.