15
Yahweh falou a Moisés, dizendo: “Fale aos filhos de Israel, e diga-lhes: 'Quando vocês entrarem na terra de suas habitações, que eu lhes dou, e fizerem uma oferta pelo fogo a Yahweh - uma oferta queimada, ou um sacrifício, para cumprir um voto', ou como uma oferta de livre vontade, ou em suas festas de conjunto, para fazer um aroma agradável a Javé, do rebanho, ou do rebanho - então aquele que oferecer sua oferta oferecerá a Javé uma oferta de refeição de um décimo de um efa* de farinha fina misturada com um quarto de um him de óleo. preparará vinho para a oferta de bebida, um quarto de um him, com a oferta queimada ou para o sacrifício, para cada cordeiro.
“'Para um carneiro, você se preparará para uma refeição oferecendo dois décimos de uma efa de farinha fina misturada com a terceira parte de um him de azeite; e para a oferta de bebida você oferecerá a terceira parte de um him de vinho, de aroma agradável a Yahweh. Quando você preparar um touro para uma oferta queimada ou para um sacrifício, para cumprir um voto, ou para ofertas de paz a Iavé, então oferecerá com o touro uma oferta de refeição de três décimos de um efa§ de farinha fina misturada com meia parte de um hino de óleo; 10  e oferecerá pela oferta de bebida metade de um hino de vinho, por uma oferta feita pelo fogo, de aroma agradável a Iavé. 11 Assim será feito para cada touro, para cada carneiro, para cada um dos cordeiros machos, ou dos cabritos jovens. 12  De acordo com o número que você deve preparar, assim você deve fazer a todos de acordo com seu número.
13 “'Todos os nativos devem fazer estas coisas desta maneira, oferecendo uma oferta feita pelo fogo, de um aroma agradável a Iavé. 14 Se um estrangeiro viver como estrangeiro com você, ou quem quer que esteja entre vocês através de suas gerações, e oferecer uma oferta feita pelo fogo, de aroma agradável a Iavé, como você faz, assim ele fará. 15 Para a assembléia, haverá um estatuto para você e para o estrangeiro que vive como estrangeiro, um estatuto para sempre ao longo de suas gerações. Como você é, assim o estrangeiro estará perante Iavé. 16 Uma lei e uma portaria serão para você e para o estrangeiro que vive como estrangeiro com você”.
17 Javé falou a Moisés, dizendo: 18  “Fala aos filhos de Israel, e diz-lhes: 'Quando entrardes na terra onde eu vos trago, 19 então será que quando comerdes do pão da terra, oferecereis uma oferta de onda a Javé'. 20 da primeira de sua massa, você oferecerá um bolo para uma oferta de ondas. Como a oferta de onda da eira, assim você a oferecerá. 21 Da primeira de sua massa, você oferecerá a Iavé uma oferta de onda através de suas gerações.
22 “'Quando você errar, e não observar todos estes mandamentos que Javé falou a Moisés - 23 mesmo tudo o que Javé lhe ordenou por Moisés, desde o dia em que Javé lhe deu o mandamento e em diante através de sua geração - 24 então será, se foi feito involuntariamente, sem o conhecimento da congregação, que toda a congregação oferecerá um touro jovem para uma oferta queimada, para um aroma agradável a Iavé, com sua oferta de refeição e sua oferta de bebida, de acordo com a ordenança, e um bode macho para uma oferta pelo pecado. 25 O sacerdote fará expiação por toda a congregação dos filhos de Israel, e eles serão perdoados; pois foi um erro, e eles trouxeram sua oferta, uma oferta feita pelo fogo a Javé, e sua oferta pelo pecado diante de Javé, por seu erro. 26 Toda a congregação dos filhos de Israel será perdoada, assim como o estrangeiro que vive como estrangeiro entre eles; pois em relação a todo o povo, isso foi feito involuntariamente.
27 “'Se uma pessoa pecar involuntariamente, então deve oferecer uma cabra de um ano de idade por uma oferta pelo pecado. 28 O sacerdote fará expiação pela alma que erra quando peca involuntariamente diante de Yahweh. Ele fará expiação por ele; e ele será perdoado. 29 Tereis uma lei para aquele que faz qualquer coisa involuntariamente, para aquele que nasceu entre os filhos de Israel, e para o estrangeiro que vive como estrangeiro entre eles.
30 “'Mas a alma que faz qualquer coisa com mão alta, quer seja nativa ou estrangeira, blasfema Yahweh. Essa alma será cortada do meio de seu povo. 31 Por ter desprezado a palavra de Javé, e por ter violado seu mandamento, essa alma será totalmente extirpada. Sua iniqüidade estará sobre ele”.
32 Enquanto as crianças de Israel estavam no deserto, eles encontraram um homem juntando paus no dia de sábado. 33 Aqueles que o encontraram reunindo paus o trouxeram a Moisés e Aarão, e a toda a congregação. 34 Eles o colocaram sob custódia, porque não havia sido declarado o que deveria ser feito com ele.
35 Yahweh disse a Moisés: “O homem certamente será condenado à morte. Toda a congregação o apedrejará fora do acampamento”. 36 Toda a congregação o levou para fora do acampamento e o apedrejou até a morte, como Yahweh ordenou a Moisés.
37 Yahweh falou com Moisés, dizendo: 38 “Fale com os filhos de Israel, e diga-lhes que eles devem fazer-se franjas* nas bordas de suas vestes através de suas gerações, e que eles coloquem na franja de cada fronteira um cordão de azul. 39 Será para vocês uma franja, para que possam vê-la e lembrar-se de todos os mandamentos de Javé e cumpri-los; e para que não sigam seu próprio coração e seus próprios olhos, depois do que costumavam fazer de prostituta; 40 para que possam lembrar-se e cumprir todos os meus mandamentos, e serem santos para seu Deus. 41 Eu sou Yahweh, vosso Deus, que vos tirou da terra do Egito, para ser vosso Deus: Eu sou Yahweh, vosso Deus”.
* 15:4 1 efa é cerca de 22 litros ou cerca de 2/3 de um alqueire 15:4 Um hin é cerca de 6,5 litros ou 1,7 galões. 15:6 1 efa é cerca de 22 litros ou cerca de 2/3 de um alqueire § 15:9 1 efa é cerca de 22 litros ou cerca de 2/3 de um alqueire * 15:38 ou, borlas (hebraico צִיצִ֛ת) 15:38 ou, tassel 15:39 ou, tassel