2
Se, portanto, há alguma exortação em Cristo, se há algum consolo de amor, se há alguma comunhão do Espírito, se há alguma misericórdia e compaixão terna, faz minha alegria plena, tendo a mesma mente, tendo o mesmo amor, sendo de um só acordo, de uma só mente; doing nada através da rivalidade ou da vaidade, mas na humildade, cada um contando os outros melhor do que a si mesmo; cada um de vocês não apenas olhando para suas próprias coisas, mas cada um de vocês também para as coisas dos outros.
Tenha isto em sua mente, que também estava em Cristo Jesus, que, existindo na forma de Deus, não considerava a igualdade com Deus algo a ser compreendido, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de um servo, sendo feito à semelhança dos homens. E sendo encontrado na forma humana, ele se humilhou, tornando-se obediente até a morte, sim, a morte da cruz. Por isso, Deus também o exaltou muito e lhe deu o nome que está acima de todo nome, 10 para que ao nome de Jesus todo joelho se curve, dos que estão no céu, dos que estão na terra e dos que estão debaixo da terra, 11 e para que toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.
12 Portanto, meu amado, como sempre obedecestes, não só na minha presença, mas agora muito mais na minha ausência, trabalhai vossa própria salvação com medo e tremor. 13 Pois é Deus que trabalha em vós tanto para a vontade como para trabalhar para o seu bom prazer.
14 Faça todas as coisas sem reclamar e discutir, 15 para que você possa se tornar inocente e inofensivo, filhos de Deus sem defeito no meio de uma geração corrupta e perversa, entre os quais você é visto como luzes no mundo, 16 segurando a palavra da vida, para que eu possa ter algo de que me vangloriar no dia de Cristo que eu não corri em vão nem trabalhei em vão. 17 Sim, e se sou derramado sobre o sacrifício e serviço de sua fé, fico feliz e me regozijo com todos vocês. 18  Da mesma forma, vocês também devem se alegrar e se regozijar comigo.
19 Mas espero no Senhor Jesus enviar Timóteo a você em breve, que eu também possa ficar animado quando souber como você está indo. 20 Pois não tenho mais ninguém que se preocupe com você, que realmente se importará com você. 21 Pois todos eles buscam o que lhes é próprio, não as coisas de Jesus Cristo. 22 Mas vocês sabem que Ele provou a si mesmo. Como uma criança serve a um pai, assim ele serviu comigo na promoção da Boa Nova. 23 Por isso, espero enviá-lo imediatamente, tão logo eu veja como será comigo. 24 Mas confio no Senhor que eu mesmo também irei em breve.
25 Mas achei necessário enviar a vocês Epafrodito, meu irmão, companheiro de trabalho, companheiro de soldado, e seu apóstolo e servo de minha necessidade, 26 já que ele ansiava por todos vocês, e estava muito perturbado porque vocês tinham ouvido dizer que ele estava doente. 27 Pois de fato ele estava doente quase até a morte, mas Deus teve piedade dele, e não só dele, mas também de mim, para que eu não tivesse tristeza por tristeza. 28 Eu o enviei, portanto, mais diligentemente, para que, quando o virem novamente, se alegrem, e para que eu seja o menos triste. 29 Recebei-o, portanto, no Senhor com toda a alegria, e honrei tais pessoas, 30  porque pela obra de Cristo ele se aproximou da morte, arriscando sua vida para suprir o que faltava em vosso serviço para comigo.